Descobriram o segredo da formula da Coca-Cola

%name Descobriram o segredo da formula da Coca Cola
A evolução da garrafinha

Segundo dizem, a fórmula da Coca-Cola nunca foi patenteada, porque isso implicaria em revelar um dos maiores segredos de todos os tempos. O segredo é o Ingrediente X. Chamado nos EUA de Merchandize 7X.
Pouca gente sabe – E eu mesmo só sei porque já trabalhei com meu pai numa consultoria para a Coca-Cola, onde convivi com executivos da empresa de Atlanta durante algum tempo – que a Coca-Cola é uma das maiores compradoras de grãos do mundo. Ela compra café, canela, raízes diversas, folhas de tudo que é planta que você puder imaginar, de onde podem ser extraídos os mais bizarros óleos, e mais um monte gigantesco de produtos do mundo todo. O lance é que nem metade dessas coisas que a Coca-Cola compra vão parar no refrigerante. A ampla maioria desses produtos ela compra para… destruir!
Isso mesmo, amiguinho. A Coca-Cola faz isso desde sempre, porque se não fizesse, seria fácil levantar o ingrediente secreto baseado nas atividades de compra da companhia. Além do mais a ampla maioria dos produtos que ela adquire em quantidades exorbitantes, estão sob pesados contratos de sigilo, um monte de coisa que deixaria qualquer um paranóico. Nem os Ets de Roswell são tão bem guardados quanto a fórmula do refrigerante mais famoso do mundo.
Por não ser patenteado, o precioso líquido poderia facilmente ser copiado, colocando uma empresa que faturou nada menos que 17 bilhões no ano de 2009 num grande risco financeiro.
Em 2007, por pressão do Deputado federal Renato Cozzolino (PDT-RJ), A coca-COla passou um aperto.

Cozzolino estava de posse de um laudo, de 22 de setembro de 2005 do Instituto Nacional de Criminalística (INC) do Departamento da Polícia Federal, que afirmava que a companhia ainda usa folhas de coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal – também chamado de mercadoria nº 05. Cozzolino convocou a  Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, que lavrou um  requerimento que solicitava a análise química do extrato vegetal do refrigerante. Coca-Cola se viu confrontada quando se exigiu dela uma descrição da formula para que ficasse comprovado que não havia nada viciante. fonte

Na época, em comunicado oficial à imprensa, a Coca-Cola do Brasil comemorou o fato de que o laudo do INC atesta “que não há nenhuma substância ilegal na fórmula do produto”. Ela afirmou ainda que este resultado era esperado e, nas palavras do diretor de Comunicação, Marco Simões, que seu produto “já foi exaustivamente testado onde mais interessa: no mercado, por bilhões e bilhões de consumidores, ao longo de 120 anos”. Marco Simões só esqueceu de mencionar, o detalhe de que a legislação brasileira não proíbe apenas a utilização de alcalóides entorpecentes, mas de qualquer derivado da folha de coca. A empresa em sua defesa omitiu também a presença no extrato vegetal das substâncias não-identificadas pelo laudo.

O laudo era claro ao citar que o extrato vegetal usado pela Coca-Cola e importado da empresa estadunidense Stepan Chemical Company era derivado da folha de coca. O laudo atestava: “… as folhas de coca provenientes do vegetal cientificamente denominado Erytroxylum novagranatense, variedade truxillensi, cultivada no Peru, são utilizadas como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante coca-cola.” fonte
A Coca-Cola contratou um dos mais influentes lobbistas do país, e ameaçou se retirar do Brasil, caso o governo insistisse em obrigar a empresa a revelar seus componentes químicos. Isso foi divulgado amplamente quando o Dono do guaraná Doly resolveu jogar a merda no ventilador após ser ameaçado pela Coca-Cola. O sujeito então gravou o executivo da Coca-Cola contando como “eliminava” os concorrentes. Laerte Codonho acionou a Coca-Cola junto ao CADE alegando concorrência desleal. fonte

Ao mesmo tempo, Laerte Codonho alegava em programas de entrevistas que a Coca-Cola estaria pressionando os meios de comunicação, para caso dessem atenção ao rolo, ela (um ótimo anunciante) iria retirar a publicidade dessas mídias (provavelmente, isso explica porque a Coca-Cola não anuncia na Rede Tv)  De forma estranhamente incomum, o caso sumiu do noticiário tão rápido quanto apareceu. E tudo voltou à aparente normalidade até agora, quando há poucos dias atrás, o canal de rádio de Chicago alegou ter descoberto a parte mais secreta da fórmula.

Os componentes químicos usados e a forma de fabricação que compõe a Coca-Cola foram criados por John Pemberton, um farmacêutico americano, em 1886. O ingrediente  7X tem permanecido em segredo desde sua invenção em 1886. A descrição do ingrediente é mantida num cofre bancário no Trust Co. Bank em Atlanta, Geórgia. Somente duas pessoas na empresa conhecem a fórmula, a qualquer tempo. E elas são impedidas contratualmente de viajar no mesmo avião.
Segundo o site Thismaericanlife.org,  um programa semanal da Chicago Public Rádio, eles teriam descoberto a formula secreta examinando uma antiga fotografia de um dos livros de receita do criador do refrigerante. No livro que aparece na imagem, estaria descrita a fórmula e os respectivos  percentuais de cada ingrediente.
%name Descobriram o segredo da formula da Coca Cola

A foto, publicada originalmente em 18 de fevereiro de 1979 numa edição do The Atlanta Journal-Constitution, supostamente mostrava a receita original da Coca-Cola. Segundo o Thisamericanlife.org  apurou, a fórmula global, que já se conhece há alguns anos, está na coluna do lado direito. O que ninguém havia notado até então, é que a fórmula do famoso ingrediente 7X estaria ali também, logo abaixo da linha horizontal, perto de outros ingredientes acima.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escrita à mão em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, num livro de farmácia que passou de geração em geração e que pertence agora a uma mulher que vive na cidade de Griffin, no Estado norte-americano da Geórgia.

A foto explica também como misturar o componente 7x, o sabor secreto, que representa apenas 1% da bebida mas é justamente o fator que lhe dá o sabor.

A Coca Cola, que mantém a receita original numa sala de alta segurança, onde só duas pessoas conhecem os código para entrar, ainda não confirmou a autenticidade da composição que o Thisamericanlife divulgou.
Para fazer Coca Cola, segundo a receita, para além do 7x, há que misturar 230 mililitros de álcool, 2º gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 gotas de óleo de nós moscada, cinco de extracto de coentros, dez gotas de óleo de neroli (as flores de laranja amarga) e o mesmo de óleo de canela.

A receita original incluía também três copos de extracto de fluido de coca, mas a empresa retirou o ingrediente no início do século XX, depois de uma série de críticas.

Para além da retirada do extracto de coca, não dá pra saber se a  Coca-Cola fez grandes alterações na fórmula original de Pemberton.

Então, o  Thisamericanlife.org reuniu um grupo de peritos e de amantes da bebida, para beber o resultado da receita num teste cego de degustação. De acordo com o site, a maioria dos peritos convocados para o painel não encontrou diferenças entre a bebida feita seguindo a receita antiga de Pemberton e a Coca Cola à venda no mercado hoje em dia.

Obviamente que uma notícia deste naipe cai como uma bomba nuclear no colo dos acionistas da Coca-Cola.

Obviamente que a Coca-Cola fez o que toda empresa no lugar dela faria. Negou totalmente as afirmações do Thisamericanlife.

“Muitos terceiros, inclusive o ‘This American Life’, já tentaram violar nossa fórmula secreta. Podem tentar à vontade, eles não tiveram sucesso porque só existe uma que é ‘a real'”, disse Kerry Tressler, assessora de imprensa da marca.

É verdade que ao longo das décadas uma série de receitas do famoso refrigerante surgiram. O que ainda não havia aparecido é a formulação do famoso componente 7X.  Pessoalmente eu vejo com reservas as afirmações da empresa por meio de sua assessoria de imprensa. Isso porque é a única coisa que a Coca-Cola poderá fazer, dado que por não haver patente, a receita é livre para quem quiser tentar fazer.  Além do mais, se apenas dois funcionários da casa sabem a verdade, como a assessora de imprensa poderia estar tão certa de que a receita não é esta?

Logo, estamos naquela estaca zero entre o “pode ser” e o “será?”

Eu me lembro que num evento restrito que reuniu em Angra dos Reis todos os donos das fabricas do refri no país, em uma conversa animada com um alto executivo (alto mesmo, da diretoria) da Recofarma  (o nome verdadeiro da Coca-Cola no Brasil) ele contou uma coisa escabrosa.

A coca cola já foi pirateada. Adivinha onde? No Brasil!

A história é longa e envolveu um dono de uma das fabricas, que era um malandrão. O cara tinha acesso aos componentes das engarrafadoras. Alguns dos componentes vem dos EUA, direto da central de Atlanta.  Então o que este maluco fez? Ele contratou um químico e começou a fazer coca-cola pirata.

Isso mesmo que você leu. Um engarrafador oficial da Coca fazia uma versão pirata tão perfeita que levou anos para que fosse descoberto. Ele usava caminhões oficiais, funcionários oficiais, tudo bonitinho. Só que a fabricação que devia ser de digamos, 5 X ele fazia 80X. Pagava pra coca os 5X e o resto embolsava.  O segredo do sucesso deste cara é que ele estava dentro do sistema, e por isso era meio que invisível. O químico que o dono da fabrica arrumou, conseguia fazer render a formula, de um jeito espetacular. Segundo o diretor contou, a Coca-Cola descobriu o golpe do malandro dono da fabrica, houve uma sindicância interna, processram e expulsaram o sujeito do negócio. Peritos de Atlanta vieram ao Brasil e se espantaram ao descobrir que a Coca-Cola pirata do cara era a melhor falsificação do refrigerante já feito na história. O diretor contou isso numa mesa entre um drinque e outro, para demonstrar como o Brasileiro “dá nó em fumaça”.

Eu acreditei naquela história. Como não acreditar num brasileiro dando pernada numa empresa gringa? Até porque neguinho de fabrica de tinta faz isso, e até mesmo o leite tem truques para “fazer render”.

Mas pessoalmente, vejo com desconfiança essas alegações de que pessoas descobriram a formula da Coca-Cola e com isso a empresa vai quebrar. O verdadeiro segredo da Coca-Cola não está na bebida, mas sim na logística, que é uma das melhores do mundo. Pense numa garrafa de Coca-Cola e ela está sempre ao alcance da sua mão. A coisa da logística da Coca-Cola é tão impressionante a ponto de a concorrente, a Pepsi ter que inventar uma propaganda baseado no slogan “Só tem Pepsi. Pode ser?”

Obviamente, quem conhece a distribuição limitada da Pepsi-Cola no Brasil, sabe que isso é uma clara piada interna, já que quase nunca tem Pepsi nos estabelecimentos. E a Coca domina 90% ou mais dos pontos de venda.

Fonte fonte fonte fonte

Artigos relacionados

Comments

comments

39 comentários em “Descobriram o segredo da formula da Coca-Cola”

  1. Caro Philipe, muita coisa dessa tal fórmula secreta eu não sabia.
    Porém acredito que a piada do “só tem Pepsi” não diz respeito à uma piada interna sobre a logística fraca e sim sobre aqueles bares que restringem a venda de apenas 1 marca de refrigerante, assim como acontece com cerveja e chopp (já fui em muitos bares onde só havia Pepsi)

  2. Cara, sobre a fórmula….não sei o que pensar…agora, sobre as garrafas, acho muito legal o design delas, sobretudo aquela de 1899, queria ter uma dessa em casa.

  3. Cara eu sempre fico impressionado com o poder dessas transnacionais, não sei voces, mas esses casos me causa uma sensação de desgosto misturada com desprezo.

    Enfim bacana o post, adoro posts especulativos misturado com os devidos fundamentos, mas ei essa festa deve ter sido legal pra caramba hein?

  4. Hoje com esses espectografos e outros equipamentos que sentem o CHEIRO até de quarks e bosons é moleza descobrir quais são os componentes do líquido preto…
    Será que essa idéia de “o segredo está na mistura” também não vai por baixo utilizando algum outro equipamento típico de CSI para analisar as proporções dos componentes?

    De qualquer forma só tem UM líquido preto que a fórmula NUNCA será copiada por bebida alguma. É uma iguaria típica de São Gonçalo chamada Mineirinho! 😀

    Aliás.. o site é estrogonoficamente magnífico!
    http://www.mineirinho.net/

    • Tem também o Guaraná Jesus, típica do Maranhão que é a única bebida do mundo que passou a Coca no consumo (apenas no Maranhão, claro). Óbvio que a Coca “deu um jeito” e comprou a marca faz pouco tempo. Os maranhenses do blog podem me corrigir se falei alguma merda.

      • É isso aí, o famoso Guaraná rosa, ou Guaraná Jesus é a única bebida no mundo que deixou a satânica e assassina Coca-Cola no chinelo. Mas, como tudo tem um preço e os senhores do mundo não suportam que passem eles a Coca foi lá e o tal guaraná rosa se rendeu e abriu as pernas, é sempre assim que funciona o sistema, eles empurram pela nossa guela abaixo essas asneiras de que a Coca é isso, a Coca é aquilo e nós engolimos e ela se torna líder, aí vem um povo que não se deixa levar pelas asneiras mentirosas da mídia (o povo do Maranhão) e faz de um refrigerante rosa o líder em consumo deixando a pseudolíder comendo poeira, mas aí entra o poder do dinheiro, quem não tem, ou tem pouco fica de quatro pra quem tem muito.E assim caminha a humanidade, cada dia mais pau mandado da mídia mentirosa e manipuladora.

  5. Também acho viagem falarem que a Coca-Cola vai quebrar, por mais que tentem criar outra bebida com sabor igual, ela já construiu sua imagem, então Coca-Cola sempre será Coca-Cola.

  6. O grande detalhe da propaganda da Pepsi é que realmente quando um estabelecimento não vende coca-cola e você pede, sem olhar no cardápio antes, o vendedor sempre diz “Tem Pepsi, pode ser?”.
    Bom post.

    • Alguns estabelecimentos fazem contratos de exclusividade. Tipo o KFC não tem coca, só Pepsi, e o Mc Donald´s não tem Pepsi, só Coca. Eu penso que isso é uma coisa que vai contra os interesses dos consumidores. Devia ter tudo em todos os lugares.

  7. Encontrei seu blog numa pesquisa sobre filmes de ficção científica. É que vi um filme há algum tempo e gostaria de revê-lo. Ele conta a história de dois homens que vão parar num universo paralelo onde o mundo é aparentemente perfeito. Os carros são todos brancos e pertencem a todos os cidadãos que simplesmente os pegam, vão onde querem e os deixam ali para outra pessoa usar. Lá, a família de uma das personagens acha que ele está morto e os dois homens montam uma história para ele voltar. Como nesse universo a mulher o ama, os dois voltam a viver juntos. Porém, qdo ele começa a destoar do esquema daquele universo ele é levado para um grande ginásio onde será julgado e a população passa a ter o direito de caçá-lo pelas ruas e matá-lo com violência. Ele encontra então uma cientista que tenta fugir desse universo e os dois fazem isso juntos, embora o amigo, que é obeso e isso é um crime naquele lugar, não consiga voltar e se reúne a um grupo de obesos que vivem clandestinamente numa floresta.
    É um filme muito bom, se você puder me ajudar agradeço.
    Ozenilda

  8. Rapaz…animal esse post. Eu tava vendo sobre a tal formula em outros lugares, mas aqui saiu completinho. E que coisa interessante, quem diria que a formula leva óleo de laranja, e até mesmo alcool.

    E mais ainda, quem diria que já teve brasileiro falsificando a bebida, impressionante.

  9. Rapaz…animal esse post. Eu tava vendo sobre a tal formula em outros lugares, mas aqui saiu completinho. E que coisa interessante, quem diria que a formula leva óleo de laranja, e até mesmo alcool.

    E mais ainda, quem diria que já teve brasileiro falsificando a bebida, impressionante.

  10. Só duas coisas:
    Primeiro – Alguém já notou algum gosto estranho, digo, diferente na coca alguma vez? Pq eu já notei, achei que alguém tinha errado na formulação diária da fábrica. Será que era coca falsificada? Como relatado acima?
    Segunda – Nos anos 80 um cliente do meu pai, comerciante, vendeu tudo por aqui e tentou a sorte em Rondonia, que nem era estado ainda. Ele depois de dar com os burros n´água contou que o lugar lá onde ele foi parar ( um garimpo ) era mais ou menos como um deserto verde. Imagina uma porra de lugar onde só tem selva, sem estradas, sem comercio, sem gente. Tudo era transportado por barcos. Na boca de um garinpo em um armazenzinho tinha sabe o que? Um refrigerador pintado com as cores da coca cola, alimentado por gerador e recheado de garrafinhas de coca de 295 ml. Dentro do armazém havia engradados e mais engradados de garrafas de coca. Eu não sei se vcs sabem mas naquela época não havia garrafa PET, só garrafas de vidro. Todas as garrafas tinham que retornar à fabrica para serem lavadas e cheias de novo. Com tudo isso a coca lá custava só um pouco mais que o mesmo preço que vc pagava por uma garrafa no centro do Rio de Janeiro. Como é que pode isso?

    • Quando eu era viciado em Coca Cola (cortei a coca quando estava tomando 5 litros por dia) cheguei a notar gosto estranho algumas vezes. 100% delas era com garrafinha de vidro. Eu acho que é alguma coisa no processo de lavagem das garrafinhas. Mas é só um chute.

      • É verdade mesmo….
        Eu acho que ainda sou viciado em Coca-Cola. Ainda bebo muitos litros por dia.
        Algumas vezes é possível notar um sabor estranho em algumas garrafas. Na verdade, não um apenas um sabor estranho, mas diferente.

  11. “(…)já que quase nunca tem Pepsi nos estabelecimentos(…)”

    Tem altos lugares aqui em Curitiba que “não tem Coca, só Pepsi…”, incluindo aí o The Subs (conhecido pelas batatas recheadas), o Bar do Lago no Parque Barigui (onde uma amiga minha não vai justamente por causa disso, já que não suporta Pepsi) e até grandes churrascarias da Av. das Torres (dúzias delas).

  12. À mim, a coca cola é uma máfia estúpida e aproveitadora. É a verdadeira ”fonte da arrecadação”.

    Neguinho compra coca sem saber o mal que essa coisa faz. Neguinho toma coca pelo simples prazer de tomar. Neguinho não toma Pepsi (à mim, mesma bosta) mas toma coca porque a coca é famosa e tem a propaganda das belas popozudas na TV.

    Que méritos honestos uma empresa deve ter pra receber bilhões de dólares por ano com fórmulas tão simples como deve ser a verdadeira da coca ? Nenhum! A única fórmula que a coca (veneninho líquido) precisa é manter a ignorância humana “antenada” para que continuem a estragarem suas saúdes.

    Não há nada de natural e saudável nessa merda de fórmula. Os consumidores são eternos viciados no que diz respeito aos seus desconhecimentos habituais.

    Daqui apouco os brasileiros estão inventando os ETs de Roswell também.

    • Você não precisa toma coca-cola, méritos aos donos da marca,
      e tem muita coisa pior que isso que não tem nossa atenção, faz suas contas
      quantas pessoas por dia estão morrendo por o motivo da bebida alcoólica, desde
      acidente de carro, e fora motivos que até uma criança sabe, prefiro morrer
      bebendo coca-cola se causar algum mal vai ser apenas em mim, do que ser
      dependente alcoólico e estragar a vida da minha família. Eu tomo 2 litro de coca e você 2 de
      pinga, qual será a conseqüência disso, pense, vai toma água do rio tiete
      em SP ai você vai ver o que fazer mal.

    • 120ml de maionese
      2 colheres de sopa de FRENSH DRESSING(o laranja) da
      Hellman’s
      2 colheres de chá de sweet pickle relish
      1 colher de sopa de cebola bem picadinha
      1 colher de chá de vinagre de maçã
      1 colher de chá de açúcar
      sal a gosto
      Misture todos os ingredientes em uma vasilha e deixe tampado
      na geladeira por aproximadamente 8 horas mexendo a cada 2
      horas para os sabores poderem misturar.

  13. Funciona igual às usinas nucleares, o segredo são as centrifugas!!!

    Agora sério. Eu acredito que não existe segredo algum, alias esse é o segredo:
    “O segredo é que não há segredo algum”.

    A logística faz todo o trabalho, e publicidade é tudo.

    Ahh, quase esqueci. Cara Parabens pelo seu blog. vou “favoritando” ele aqui!

    Abraços

  14. Tá, mas e a matéria que você postou anos atrás chamada de “Aula sobre refrigerantes”? Destaco o trecho: “Na verdade, a fórmula ‘secreta’ da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.”

    • Eu quis dizer que vc não pode fabricar e dizer que é coca-cola. Mas se conseguir descobrir a formula, pode fabricar, vender, normalmente desde que com sua própria marca. O que a coca-cola tem de registrado é a marca, não a formula. Então se vc diz que é coca-cola, prepare-se para uma toba monumental na justiça, sacou?
      Num espectrômetro você descobre o que tem ali quimicamente, mas não a maneira como as coisas ali se misturaram. O espectrômetro não será útil para dizer por exemplo se uma substância presente no refrigerante altera o sabor do mesmo ou reage com outras, gerando novos sabores e sensações. Se fosse fácil assim, já teriam feito.

  15. CARA FIQUEI COM A PULGA ATRAS DA ORELHA DEPOIS QUE EU LI
    ESSA MATÉRIA, SE A TAL FORMULA DA FOTO FOI PRODUZIDA E
    PASSOU NO TESTE AS CEGAS BORA PATENTEAR ELA.

  16. Se não me engano… a Pepsi também e do grupo Coca-Cola, um “concorrente” que foi introduzido para aqueles que não aderiram a ao refrigerante coca-cola, mas mantendo o lucro na mesma empresa, o suco Kapo também é, Sprite, Sukita Del valle entre outros…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.