Como funciona a ilusão da mulher azul

Uma amiga me mandou uma imagem que ela recebeu no facebook perguntando se eu sabia que magia era aquela. Fiquei intrigado. Trata-se dessa imagem abaixo, onde vemos uma mulher azul.

%name Como funciona a ilusão da mulher azul

Como podemos ver, basta fixar os olhos por míseros quinze segundos no pontinho verde na ponta do nariz dela. Ao olhar para o lado branco, a mulher aparece, colorida. Será um truque? Será um efeito especial? De fato, eu sei a resposta.

Não. É culpa do seus miolos e seus olhos!

A mulher não “aparece” na parte branca. O que acontece é que com a sua visão fixada no pontinho do nariz da mulher, mais e mais a imagem vai sendo “impressa” no seu olho. Muitas vezes, piscar os olhos rapidamente ajudam a ver a mulher mais claramente. Trata-se de uma simples, porém poderosa ilusão de ótica baseada na persistência da visão.

Este efeito é justificado pelas células fotorreceptoras em seus olhos. Quanto mais tempo você olhar para a imagem, mais dessensibilizadas suas células vão se tornando. Em outras palavras, as células do seu olho dicam cansadas. Só que isso acontece muito mais rápido para as partes mais brilhantes da imagem em comparação com as partes escuras. Então quando você olha para uma parede em branco depois de olhar para a imagem acima, o que você vê é a imagem em reversão do rosto dela. Muito legal, hein?

Não obstante a termos a mulher azul, uma ilusão maneira é a de Cristo! Olhe para a imagem abaixo, concentrando-se nos vermelho dos três pontinhos no centro dela por vinte segundos, depois olhe para a parede branca. Jesus vai aparecer!

%name Como funciona a ilusão da mulher azul

Se você achou esta ilusão maneira, talvez se interesse em comprar esta minha camiseta, que permite que você faça a ilusão para todos os seus amigos facilmente. Clique na foto para ver mais opções:

%name Como funciona a ilusão da mulher azul

 

Artigos relacionados

Comments

comments

4 comentários em “Como funciona a ilusão da mulher azul”

  1. Me lembro que quando estava na quarta série um aluno apareceu com essa imagem impressa e mostrou para a professora, ela achou tão legal que parou a aula e formou uma fila com todos os alunos para que eles pudessem ver também.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.