Como fazer um boneco de stop motion profissional

 

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional



Este post é uma adaptação de uma resposta que eu dei a uns dez minutos atrás num email para o Pedro Guedes, da Universidade Mackenzie de SP sobre construção de bonecos de Stop motion.
Stop motion é uma técnica cinematográfica em que você fotografa, move o boneco. Fotografa, move o boneco, fotografa, move o boneco e fica fazendo isso ad eternum, até que a seqüencia de fotos vire uma animação e o boneco pareça ter se mexido sozinho. è com esta técnica trabalhosa que se faz filmes como “A noiva cadáver”, ” A fuga das Galinhas”, ” Wallace e Gromit” entre milhares de outros.

Talvez isso seja útil para todos aqueles que se interessem pela arte do stop motion e queiram construir seus próprios bonecos usando materiais diferentes da clássica plastilina. Muita gente pensa que stop motion só se faz com a clássica massinha, o que é um grande engano. Na verdade, Stop motion é uma técnica que envolve dezenas de estilos. A claymation (stop motion de massinha) é apenas uma delas.

Neste texto, eu vou comentar como se faz um boneco de espuma de látex. Mas é sempre bom lembrar que não existe certo e errado. A arte de criar bonecos envolve experimentação, tentativas e erros. Cada artista tem seu processo e métodos preferidos. Então, esta não é nem pretende ser a última palavra sobre este assunto. Muito menos posso dizer que há uma maneira certa de se fazer isso. Tudo é um risco, e esta é também uma faceta da beleza da arte da animação quadro a quadro.

ETAPA 1 – A criação

Projete o seu boneco.
Projetar envolve não só ter a idéia geral de como ele será mas ajuda a estruturar mentalmente como você vai articulá-lo. É possível definir muita coisa que poupará trabalho na fase do projeto. Por exemplo, cabeça removível. Usa uma cabeça removível é uma ótima idéia para stop motion, porque ajuda ao animador a modelar as expressões sem ter que tirar o boneco e reposicioná-lo completamente a cada frame.
desenhe seu boneco exaustivamente até gravar na sua imaginação uma versão tridimensional da peça. Só então parta par a construção. Faça o possível para não ter que inventar na hora da escultura.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Esculpa o boneco usando plastilina ou o que seria melhor, uma massa à base de óleo, como a DimClay (dimclay.com). Você pode suar as versões medium e firm da Dim Clay, porque elas são bem mais resistentes a quebrar ou danificar seu modelo.

Passe VSELINA no boneco – porque a dim lay pode grudar na dim clay! A vaselina funciona gerando uma camada escorregadia que previnirá isso.

ETAPA 2 – O molde

Com o boneco esculpido, você vai tirar o molde. Para isso coloque ele numa base e trace a área de forma sempre deixando uns 4 cm de área mínima ao redor do boneco. Isso é para prevenir deformações no modelo. Com dimclay soft você recobre esta área, fazendo uma espécie de cama que cobre uma face inteira do seu boneco expondo uma metade. Aproveita para colocar pequenos blocos de encaixe nstesa fase. Para fazer isso, basta pressionar toquinhos de madeira na dim clay ao redor do boneco. Isso faz com que os buracos virem pinos na forma. Esses pinos prendem as metades, garantindo a precisão da peça.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional
Feito isso, aplique gesso pedra, pincelando o creme no boneco para não dar bolhas de ar. Depois complete colocando ataduras cirúrgicas embebidas em gesso para endurecer e fortalecer o molde. E só então derramando o creme de gesso para deixar liso na parte de cima.
Espere endurecer. (Dê uns 3 dias para garantir) O gesso endurece rápido, mas mantém a umidade. A umidade é sua inimiga.
Como a DimClay é a base de óleo, o gesso não gruda nela. Ela vai se soltar facil da camada de gesso da fôrma, deixando o modelo preso na cama de no gesso.
Agora você vai ter o boneco enterrado no bloco de gesso.
Com pedaços de radiografia você aplica ao redor do boneco, no maximo de áreas possíveis (isso facilita mas não é obrigatório). Você vai colocar desmoldante na proxima etapa, mas as radiografias funcionam bem como uma espécie de barreira desmoldante física entre as camadas de gesso. Facilita muito. (dá pra usar vaselina, ou cera de piso. Existem tb desmoldantes próprios para escultura)

Com pedaços de madeira ou até mesmo radiografias velhas, você vai construir uma espécie de caixa ao redor da sua fôrma (por isso eu sempre recomendo fazer a forma quadrada) E use fita crepe de banda larga para fortalecer os cantos e prevenir vazamentos. A base que se liga na mesa deve ser isolada com massinha para prevenir vazamentos.
Aplique uma nova camada de desmoldante (vaselina em pasta) na fôrma e no boneco. Repita aqueles passos de criação da forma, usando gesso pedra (sempre gesso pedra) e ataduras cirúrgicas para fortalecer a forma. Então despeje o creme fazendo o bloco bem liso em cima e nivelado. É importante nivelar, pq se vc não faz isso, corre o risco do material escorrer de lá de dentro mais na frente.

Depois que endureceu, você vai separar as fôrmas. Se o desmoldante funcionou legal, elas vão se separar relativamente fácil.

Retire seu boneco (a matriz) de lá usando instrumentais de dentista. Esta etapa é a mais dificil. Muitas vezes a gente quebra o gesso sem querer e aí tem que fazer tudo de novo.
E é por isso que bonecos de stop motion deste tipo tem poucos detalhes. Pra ser facil de retirar. Vc retira o boneco, e limpa bem a forma tirando todo o resto de massa que eventualmente ficar ali. %name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Nesta etapa, você vai ter que usar uma goiva para escavar seu molde de gesso. Coloque uma entrada de material cortando no gesso um funilzinho que liga nos pés do boneco. E repita isso fazendo uns funis menores em cada dedo, e um bem mais grosso na cabeça. Isso é a saída de ar. Quando você aplica o material na fôrma, ele tem que empurrar o ar. Se não tiver a saida de ar, a forma estoura, ou dá bolhas no boneco.

Em geral, se usa este tipo de funil se você for aplicar a espuma de latex com pistola. Dá até pra fazer em casa sua própria pistola de aplicar espuma de látex usando uns pedaços de cano, uma borracha de roda de carrinho, dois parafusos e uma porca.
%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Neste caso, não iremos injetar a espuma de latex no molde fechado. Vamos nos aproveitar do fato de que a espuma de látex tem uma consistência densa o suficiente que nos permite usá-la com a forma aberta. Isso permite distribuir COM CUIDADO PARA NÃO DAR BOLHAS DE AR todo o material até nas zonas mais complicadas do molde. Não se preocupe com rebarbas. Você cortará ela com tesoura depois!

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Voltando a forma, nessa hora você já fez a forma e está prestes a criar o esqueleto do seu boneco, seguindo seu planejamento na epata do projeto.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

 

As rebarbas serão cortadas posteriormente

ETAPA 3- O esqueleto e a mistura da espuma de látex

Feito isso, você tem duas opções. Ou faz um esqueleto de arame, ou de ball joint. (juntas articulares metálicas homocinéticas) Até a pouco tempo, não havia esqueleto de ball joint no Brasil. Mas agora já tem. (Editado: A empresa que eu indicava neste post ja faliu, mas você acha isso para comprar pelo ebay ou pelo alibaba)

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Mas vamos supor que você faça o esqueleto de arame por contenção de custos. Construa seu esqueleto com um arame de boa qualidade e que seja resistente a quebra. É importante que você tenha ele trançado, porque reduz o risco de inutilização do boneco caso haja quebra.

(aquele esqueleto que eu mostrei na foto acima, só serve para figurante, porque seu esqueleto de alumínio se romperá com muita facilidade em cenas mais longas)

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Com epoxi, você vai fazer limitadores de juntas. Isso é, recubra de epoxi tudo que deveria ser rigido no boneco. Isso vai prevenir que você dobre o braço do boneco em lugares diferentes. Não precisa colocar muito epoxi. Só o suficiente para gerar uma resistência no arame e ele não se dobrar onde no mundo real deveria ter um osso.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional
Depois disso, recobra o boneco todo com fita crepe.

É importante fazer isso para prevenir a oxidação do arame, mas também para permitir que o arame ofereça maior aderência à espuma de látex. Isso também ajuda a prevenir que o arame eventualmente danifique a pele de espuma de látex.
Sob os pés do boneco você vai colocar um bloco de epoxi onde estará uma porca ligada a um parafuso comprido sem cabeça.
Este parafuso é que vai se prender sob os pés do seu boneco e o palco.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Nele você vai colocar uma borboleta de fixação, permitido facilmente penetrar a base de madeira do o palco e travá-lo no lugar mesmo em situação de equilíbrio precário. Por isso, a porca deve ser colocada na estrutura de epoxi do pé já com o parafuso nela.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Quando seu esqueleto estiver pronto, vem a parte legal. Fazer a espuma de látex.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

A espuma de látex é criada através da mistura de alguns componentes químicos. Em geral são três ou quatro componentes a se misturar em proporções específicas de acordo com as instruções do fornecedor. A FX Arte está lançando uma linha de espuma de látex de 5 componentes que é super legal para fazer isso.  (a FX arte fechou, mas a Fixxon ainda vende espuma de latex)

É um material relativamente barato e que rende bem. Fácil de usar e adaptado a realidade nacional (temperatura do clima e forno caseiro) sem falar nas instruções em português, que são uma boa ajuda.

Use a sua batedeira para misturar e quando chegar na consistência correta, aplique com uma colher no interior do seu molde.
Faça isso em cada uma das metades. Agora pegue com cuidado seu esqueleto de lentamente afunde-o no meio da forma coberta com a espuma de latex. Com uma espátula recubra os dedos e detalhes pequenos. Agora pegue a outra metade da forma e aplique sobre sua contra-prte.


%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Aperte bem. Você vai ver que isso vai provocar um vazamento de espuma de latex nas saídas de ar que você fez sob os pés e na cabeça. É normal que isso ocorra. Esse excesso você vai tirar depois.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Com um elástico de confecção, borracha cirúrgica ou algo assim, você vai amarrar bem a fôrma. Ela tem que ser super apertda, para encaixar CERTINHO. Mas não a ponto de quebrar a fôrma. Então, não Joselite!
Coloque o bloco e gesso com espuma de látex e o esqueleto dentro numa travessa metálica da loja de 1,99 e leve ao forno pelo tempo determinado pelo fabricante da espuma de latex que você for usar.
Assim, a espuma de latex vai curar.
Desligue o forno, retire com cuidado a forma lá de dentro e deixe esfriar.
esfriou, abra a a forma com cuidado. Seu boneco vai ter agora um belo corpo de borracha super-mega-hiper macia.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional
Retire ele da forma e com uma tesourinha de unhas, recorte os excessos, apare as rebarbas.

ETAPA 5- Acabamento

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Com um pouco de látex líquido, você vai aplicar com pincel diluindo em água uma quantidade de latex para fazer eventuais reparos onde deu bolhas de ar. O látex também ajuda a dar uma selada na espuma de látex. Eu prefiro tingir o látex de preto nesta etapa e colocar uma base preta na peça toda pra só depois pintar ele. A pintura é feita usando corantes para látex ( pode ser também tinta látex de parede) misturados ao látex líquido.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional

Depois é só dar o acabamento, que pode ser cabelo, tecido, detalhes como armas e outros itens que você faz com super sculpey ou epoxi.
Basicamente é isso.

%name Como fazer um boneco de stop motion profissional
Embora não mostre cada um os passos que eu descrevi aqui, este video pode ser de grande ajuda para compreender o processo:

Artigos relacionados

Comments

comments

71 comentários em “Como fazer um boneco de stop motion profissional”

  1. Ola…gostei muito do site é de grande importância aos que gostam, como eu e aos que trabalham com esses tipos de material, gostaria de saber onde encontro essa espuma de latex

    Obrigado

  2. Legal suas dicas!!! Agoro, se vc puder, gostaria de ver uma dica que falasse dos movimentos mais sensíveis como a boca e expressões faciais. Tipo, quantos quadro para fazer uma sílaba, etc…

  3. sou brasileir sou fã de todos os atores que fasem
    filmes demassinha so queria saber se vc pde me ajudar
    tenho 15 e vou faser de tudo para conseguir fui.

  4. Cara adorei a idéia, eu crio algumas a nimações e achei muito interessante essa idéia e quaria lhe fazer uma pergunta, por favor!
    _ No final de tudo e tals o boneco se movimenta normalmente, sem rachaduras e sem quebrar?

  5. Caio, isso depende muito da qualidade da massinha. Hoje já existem massinhas específicas para stop motion, que são bem mais leves e quebram menos. Mas rachar é algo comum. Quando acontece você vai lá e conserta. DEpois move novamente, conserta de novo e etc. Hehehe… É um saco mesmo.
    Por isso é importante não dar um intervalo grande demais entre a execução da peça e as filmagens.
    Outra coisa que reduz a quebra das peças é que sob a intensa iluminação, a massinha fica bem mais mole e isso reduz a quebra dela.

  6. [quote post="1144"]Mas sobre esse boneco que vc esplicou vc pode fazer movimentos com ele sem problema?[/quote]

    Dá sim, cara. È perfeitamente possível fazer movimentos com o boneco. Eles costumam durar bastante, sobretudo quando feitos de estrutura de ball joint.

  7. [quote comment=""][…] – Aprenda a fazer um boneco de stop motion profissional: nem que seja só pra decorar o quarto. Se você tiver tempo e paciência, no Mundo Gump tem o passo-a-passo. […][/quote]
    passa mais dicas to ficando pro

  8. :love: :argh: 😐 :$ :B 😎 :*( x_x :gasp: =D :happy: :gasp: =D :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: 😛 🙁 0_0 :shocked: :sly: 🙂 :] ;] :worry: :wow: :wow: :worry: ;]

  9. Olá!
    Sou da area de Teatro de Formas Amnimadas.E nunca tive experiência com material para stop motion. Esse material, é o mesmo usado em Coraline e Noiva Cadáver?

    • Você se refere a espuma de látex? Sim.
      Embora o uso da espuma de latex confira um desempenho sensacional ao produto animado, há excelentes animações feitas com claymation, como todos os filmes da Aardman.

  10. Esse ano, quero experimentar. Gostaria que você me dissesse onde comprar, e qual seria a marca de um material de boa qualidade. Se fosse possível,ok?
    E fico, com o compromisso de te mostrar o resultado das minhas experimentações,fechado?
    Beijo Grande!

    • Sem problemas. Só preciso saber que tipo de animação você irá fazer. Se for claymation qualquer massinha (a base de cera e nunca a base de amido) já serve, uma vez que as massinhas brasileiras são TODAS uma merda só.

    • Para colocar pelo no boneco, o melhor jeito é usar uma agulha e prender os fios manualmente. Mas depende muito do que vc pretende. Se for um pelo bqaixo, dá pra usar varias soluções, como carpete, pó de camurça, etc.

  11. emuito bo,m este jogo :argh: :$ 😐 😎 :*( :curious: :gasp: =D :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :raisebrow: 😛 🙁 0_0 :shocked: :sly: 🙂 :] ;] :worry: :wow: x_x

  12. Philipe boa tarde, vou fazer uma animaçao en stop motion e preciso fazer um boneco, so q eu nao sei o material usar pra fazer a espuma de latex, sou leigo a respeito disso, teria como me indicar ond comprar, uma marca e se nao for pedir d mais um link do mercado livre pq sou do interor d Minas e nao tem muitas lojas ond possa procurar, entao se pudesse me ajudar ficar muito grato

    • Sim, o material mais facil de achar que tem é plastilina. (massinha) vende em qualquer papelaria. Mas verifique se é a de cera. SÓ A DE CERA PRESTA PARA STOP MOTION – a de amido não serve. A melhor marca é a corfix, mas acrilex também serve. O corpo você pode estruturar com arame.

  13. Ola td bem? Muito legal esse site =) Gostaria de saber qual dos componetes uso pra bater no liquidificador pra fazer a mistura em latex? Sabe quais seriam esses?
    Muito obrigado

    • Até o presente momento, os tipos mais comuns de sistemas de confecção de próteses de espuma de látex no exterior têm sido de dois tipos: a) Espuma de Látex Tri-Componente (três partes) e b) Espuma de Látex Tetra-Componente (quatro partes).

      a) Espuma de Látex Tri-Componente (três partes) – nos EUA e Europa este sistema antigo já não é mais usado. Consistia em misturar três componentes (A, B e C), sendo A uma base de látex, B um agente de cura e C um agente gelificante. Primeiro, misturava quantidades determinadas dos ingredientes A e B (pesadas através de uma balança) e depois eram batidos numa batedeira elétrica em velocidades e tempos determinados até a mistura crescer de 3 a 6 vezes o volume original. Depois era acrescentado o ingrediente C, ainda na batedeira. Tudo era então colocado dentro dos moldes e deixado em repouso até gelatinizar, ou seja, ficar levemente endurecido. Em seguida os moldes com a espuma de látex eram colocados dentro de um forno e assados por 4 a 5 horas a uma temperatura de 93 graus Celsius. Depois de terminado o tempo de assamento, os moldes são retirados do forno usando luvas de soldador e em seguida são separados. Os moldes pequenos são separados e a peça é deixada em contato com o ar, enquanto que em moldes maiores os apliques são deixados no lado positivo do molde depois de ser separado e recolocados no forno por mais 1/2 hora para que as superfícies maiores possam secar.

      b) Espuma de Látex Tetra-Componente (quatro partes) – este sistema consiste em se misturar quatro componentes: base de espuma de látex (foam latex base em inglês), agente de espumação (foaming agent em inglês), agente de cura (curing agent em inglês) e agente gelificante (gelling agent em inglês). A base de espuma de látex é pré-vulcanizada que tem pequena quantidade de amônia. A base de espuma de látex usada nos kits de 4 partes é cremosa o que significa que alginato foi adicionado para engrossar o látex. O agente de espumação é uma combinação de sabões líquidos. Algumas marcas possuem também outros aditivos tais como óleos e plastificantes que ajudam a produzir uma estrutura de bolhas finas. O agente gelificante como o próprio nome sugere, é acrescentado à mistura (no fim do processo de mistura) para unir todos os ingredientes e evitar que a estrutura delicada da espuma se desfaça. A maioria dos kits de espuma de látex usam o fluorosilicato de sódio como agente gelificante. Ele neutraliza a amônia da base de látex que está em estado líquido. À medida que bate a espuma, libera amônia. Você adiciona o agente gelificante para neutralizar a amônia que ainda sobrou no látex. Uma vez que a amônia é eliminada a espuma gelifica, tornando-a sólida. A amônia é um ácido, o ácido mantém a espuma líquida. O agente gelificante é uma base. Ácido neutraliza base. O agente de cura contém enxofre e outros aceleradores de cura rápida, além de anti-oxidantes que ajudam a aumentar o tempo de vida das peças de espuma. O Agente de cura acelera a gelificação vulcaniza a borracha, o que a ela sua memória.

      Tal como ocorre com o sistema tri-componente, estes ingredientes precisam ser pesados numa balança em quantidades determinadas e misturados numa batedeira elétrica em velocidades e tempos determinados.

      O tempo que a mistura é batida numa batedeira elétrica sob uma determinada velocidade é chamada de Fase. Geralmente, estes sistemas de espuma de látex precisam passar seguintes: 1) mistura, 2) batimento, 3) refinamento e 4) ultra-refinamento. Este tempos dependem de vários fatores a saber: da marca da espuma, da batedeira usada (potência e número de velocidades), da temperatura do local e da umidade do local. Por isso é que trabalhar com espuma de látex é muito melindroso.

      A cor intrínsica da espuma de látex é feita através de corantes adicionados no início do processo, depois de pesar sua base de látex e componentes. Estes pigmentos à base de água que não alteram a composição da espuma. Em média, 4 a 6 gotas são suficientes para tingir 150 gramas de espuma.

      As marcas mais comuns no exterior de sistemas de espuma de látex tetra-componentes são: Espuma de Látex GM, Espuma de Látex Burman e Espuma de Látex Monster Makers. Geralmente, as marcas de espuma de látex levam o nome da pessoa ou empresa que as criaram e seus componentes são segredo industrial.

      A Espuma de Látex GM foi criada em 1987 por Gil Mosko e a Espuma de Látex Burman foi criada pelos artistas Barney e Rob Burman. Estes dois sistemas são os mais usados na indústria do cinema atualmente. Recentemente, o artista Tom McLaughlin vendeu sua fórmula de espuma de látex para a empresa Monster Makers, passando a se chamar Espuma de Látex Monster Makers.

  14. Olá Philipe, sou fã do Mundo Gump desde sempre, seu trabalho é fantástico, somos muitos no Brasil que temos a criatividade e o talento voltado para esculturas e coisas assim, mas não temos muito acesso a produtos e informações, infelizmente o site da FX ARTE não está mais no ar, e o DIMCLAY não trabalha com espuma de látex, estou tentando encontrar para fazer tanto stopmotion quanto mascaras realistas, mas no Brasil parece não haver mais.

    Grato

    Cristiano

  15. Olá Philipe! Primeiramente, parabéns pelo ótimo trabalho. Meu interesse pela área é bem recente e o seu site tem me ajudado muito.

    Entro em contato pois tenho uma dúvida quanto essa publicação. Quero fazer um boneco para uma animação em stop-motion, daria certo se eu fizesse o esqueleto de arame como você ensinou e moldasse o boneco diretamente nesse esqueleto? Pretendia usar massinha comum, mas o post me despertou interesse por clay, que seria provavelmente o soft, né?
    Enfim, minha dúvida é se daria certo caso eu não fizesse a etapa 2 (molde) e, caso a resposta for positiva, quais seriam as desvantagens?

    Muito Obrigado.

    • Cara dá certo sim modelar direto no esqueleto. Lembre-se só de isolar ele todo usando fita crepe, pro arame não cortar a massa.
      Como vc pretende fazer o boneco (suponho que em silicone) sem molde?

      • Boa Tarde Philipe, desculpe pela demora.

        Então, dei uma pesquisada e estou pensando em fazê-lo com a massa corfix que você indicou em outro comentário. Estou criando um cenário dentro de uma caixa de papelão resistente que encontrei. Temo que o pequeno tamanho que o boneco terá de ter para se adaptar ao cenário dificulte a produção do Stop-Motion, mas vou ver no que da.

        Muito obrigado mais uma vez pela grande ajuda.

  16. Quero começar a usar o latex na confecção das minhas bonecas que são bastante realistas e suas dicas são sensacionais, faço esculturas unicas a mais de duas décadas e sou desconhecida até então, trabalho além das esculturas com epóx com cenografia e maquetes, mas as bonecas pnaps são minha paixão e suas dicas me deram animo novo. obrigada e t desejo mais e mais sucesso. abraço sou sua fã.

  17. Quando comentou que poderia achar o esqueleto pra comprar no Ali fui correndo fuçar, mas não achei :/
    Está com alguma palavra chave diferente? Ou teria algum link direto pra me passar?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.