Sobre Philipe Kling David

Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar.
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69 Comentários

  1. Felipe F3

    Boa sorte com o novo Mundo Gump!
    O endereço pode até mudar mas os leitores continuam sempre aqui!
    abraços
    Felipe

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  2. fernando

    eita,fico manero o site novo, rs, mas ate otro dia nao tava dando pra comentar.
    muito show Philipe!
    abraçao

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  3. Paulo Mauricio

    Ola…gostei muito do site é de grande importância aos que gostam, como eu e aos que trabalham com esses tipos de material, gostaria de saber onde encontro essa espuma de latex

    Obrigado

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  4. Legal sua dicas!!! Agoro, se vc puder, gostaria de ver uma dica que falasse dos movimentos mais sensíveis como a boca e e

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  5. Legal suas dicas!!! Agoro, se vc puder, gostaria de ver uma dica que falasse dos movimentos mais sensíveis como a boca e expressões faciais. Tipo, quantos quadro para fazer uma sílaba, etc…

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  6. cristiano henrique

    sou brasileir sou fã de todos os atores que fasem
    filmes demassinha so queria saber se vc pde me ajudar
    tenho 15 e vou faser de tudo para conseguir fui.

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  7. Gleidson

    primeira vez que visito este site e amei as informações.
    E como Hefrayn, seria maneiro essa parada das expressões faciais

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  8. Caio

    Cara adorei a idéia, eu crio algumas a nimações e achei muito interessante essa idéia e quaria lhe fazer uma pergunta, por favor!
    _ No final de tudo e tals o boneco se movimenta normalmente, sem rachaduras e sem quebrar?

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  9. Caio, isso depende muito da qualidade da massinha. Hoje já existem massinhas específicas para stop motion, que são bem mais leves e quebram menos. Mas rachar é algo comum. Quando acontece você vai lá e conserta. DEpois move novamente, conserta de novo e etc. Hehehe… É um saco mesmo.
    Por isso é importante não dar um intervalo grande demais entre a execução da peça e as filmagens.
    Outra coisa que reduz a quebra das peças é que sob a intensa iluminação, a massinha fica bem mais mole e isso reduz a quebra dela.

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  10. Caio

    Sim entendi, muito obrigado!
    Mas sobre esse boneco que vc esplicou vc pode fazer movimentos com ele sem problema?

    Responder

  11. [quote post="1144"]Mas sobre esse boneco que vc esplicou vc pode fazer movimentos com ele sem problema?[/quote]

    Dá sim, cara. È perfeitamente possível fazer movimentos com o boneco. Eles costumam durar bastante, sobretudo quando feitos de estrutura de ball joint.

    Responder
  12. eduardo

    [quote comment=""][…] – Aprenda a fazer um boneco de stop motion profissional: nem que seja só pra decorar o quarto. Se você tiver tempo e paciência, no Mundo Gump tem o passo-a-passo. […][/quote]
    passa mais dicas to ficando pro

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  13. Bianca

    Olá eu gostaria de saber onde eu encontro esses livros sobre como fazer stop motions passo a passo … obrigada 😀 😀

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  14. Edinarah

    :ohhyeahh: como posso fazer uma replica fiel do chuck sem gastar muito?

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  15. tulio

    estou começando agora a produzir stop motions e gostaria de concelho;;;;

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  16. Anônimo

    :love: :argh: 😐 :$ :B 😎 :*( x_x :gasp: =D :happy: :gasp: =D :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: 😛 :( 0_0 :shocked: :sly: :) :] ;] :worry: :wow: :wow: :worry: ;]

    Responder
  17. natalia larangeira costarde

    eu acho um orror por que e muit de ficel,para uma garo6ta de 11 anos e uma melda hahaha bem feito rsrsrsrsrs

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  18. Rafael

    muito rox muito show kurti de mais fiz um de um fs char do priston jogo que amo *-* osakosaksa vlw pela ajuda ^^

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  19. ina

    Muito bom! estava procurando isso a séculos mas só encontrava formas amadoras de fazer.
    muito legal! obrigada pela ajuda!
    😉

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  20. N4n4101

    Obrigado pelas dicas.
    Olha só o que eu cosegui fazer (não é grande coisa mais já é um começo….) Abraços pessoal.

    Valeu mesmo!!!!! 😀

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  21. All Chavz

    Olá!
    Sou da area de Teatro de Formas Amnimadas.E nunca tive experiência com material para stop motion. Esse material, é o mesmo usado em Coraline e Noiva Cadáver?

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    1. Você se refere a espuma de látex? Sim.
      Embora o uso da espuma de latex confira um desempenho sensacional ao produto animado, há excelentes animações feitas com claymation, como todos os filmes da Aardman.

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  22. All Chavz

    Esse ano, quero experimentar. Gostaria que você me dissesse onde comprar, e qual seria a marca de um material de boa qualidade. Se fosse possível,ok?
    E fico, com o compromisso de te mostrar o resultado das minhas experimentações,fechado?
    Beijo Grande!

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    1. Sem problemas. Só preciso saber que tipo de animação você irá fazer. Se for claymation qualquer massinha (a base de cera e nunca a base de amido) já serve, uma vez que as massinhas brasileiras são TODAS uma merda só.

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  23. morena danada? ???€kii????

    eu gostaria de saber como que ce fais um boneco cabeludo

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    1. Para colocar pelo no boneco, o melhor jeito é usar uma agulha e prender os fios manualmente. Mas depende muito do que vc pretende. Se for um pelo bqaixo, dá pra usar varias soluções, como carpete, pó de camurça, etc.

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  24. emuito bo,m este jogo :argh: :$ 😐 😎 :*( :curious: :gasp: =D :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :raisebrow: 😛 :( 0_0 :shocked: :sly: :) :] ;] :worry: :wow: x_x

    Responder

  25. Philipe boa tarde, vou fazer uma animaçao en stop motion e preciso fazer um boneco, so q eu nao sei o material usar pra fazer a espuma de latex, sou leigo a respeito disso, teria como me indicar ond comprar, uma marca e se nao for pedir d mais um link do mercado livre pq sou do interor d Minas e nao tem muitas lojas ond possa procurar, entao se pudesse me ajudar ficar muito grato

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  26. Joe

    não tem outros materiais alem dessas dim alguma coisa não? quero fazer meu boneco com materiais que posso encontrar perto de casa…

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    1. Philipe3d

      Sim, o material mais facil de achar que tem é plastilina. (massinha) vende em qualquer papelaria. Mas verifique se é a de cera. SÓ A DE CERA PRESTA PARA STOP MOTION – a de amido não serve. A melhor marca é a corfix, mas acrilex também serve. O corpo você pode estruturar com arame.

      Responder
  27. Goten 1234

    meio de ficeo de fazer mas ese não tiver nenhuma dessas coisas como faria?

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  28. Odirlei Seixas

    Ola td bem? Muito legal esse site =) Gostaria de saber qual dos componetes uso pra bater no liquidificador pra fazer a mistura em latex? Sabe quais seriam esses?
    Muito obrigado

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    1. Philipe3d

      Até o presente momento, os tipos mais comuns de sistemas de confecção de próteses de espuma de látex no exterior têm sido de dois tipos: a) Espuma de Látex Tri-Componente (três partes) e b) Espuma de Látex Tetra-Componente (quatro partes).

      a) Espuma de Látex Tri-Componente (três partes) – nos EUA e Europa este sistema antigo já não é mais usado. Consistia em misturar três componentes (A, B e C), sendo A uma base de látex, B um agente de cura e C um agente gelificante. Primeiro, misturava quantidades determinadas dos ingredientes A e B (pesadas através de uma balança) e depois eram batidos numa batedeira elétrica em velocidades e tempos determinados até a mistura crescer de 3 a 6 vezes o volume original. Depois era acrescentado o ingrediente C, ainda na batedeira. Tudo era então colocado dentro dos moldes e deixado em repouso até gelatinizar, ou seja, ficar levemente endurecido. Em seguida os moldes com a espuma de látex eram colocados dentro de um forno e assados por 4 a 5 horas a uma temperatura de 93 graus Celsius. Depois de terminado o tempo de assamento, os moldes são retirados do forno usando luvas de soldador e em seguida são separados. Os moldes pequenos são separados e a peça é deixada em contato com o ar, enquanto que em moldes maiores os apliques são deixados no lado positivo do molde depois de ser separado e recolocados no forno por mais 1/2 hora para que as superfícies maiores possam secar.

      b) Espuma de Látex Tetra-Componente (quatro partes) – este sistema consiste em se misturar quatro componentes: base de espuma de látex (foam latex base em inglês), agente de espumação (foaming agent em inglês), agente de cura (curing agent em inglês) e agente gelificante (gelling agent em inglês). A base de espuma de látex é pré-vulcanizada que tem pequena quantidade de amônia. A base de espuma de látex usada nos kits de 4 partes é cremosa o que significa que alginato foi adicionado para engrossar o látex. O agente de espumação é uma combinação de sabões líquidos. Algumas marcas possuem também outros aditivos tais como óleos e plastificantes que ajudam a produzir uma estrutura de bolhas finas. O agente gelificante como o próprio nome sugere, é acrescentado à mistura (no fim do processo de mistura) para unir todos os ingredientes e evitar que a estrutura delicada da espuma se desfaça. A maioria dos kits de espuma de látex usam o fluorosilicato de sódio como agente gelificante. Ele neutraliza a amônia da base de látex que está em estado líquido. À medida que bate a espuma, libera amônia. Você adiciona o agente gelificante para neutralizar a amônia que ainda sobrou no látex. Uma vez que a amônia é eliminada a espuma gelifica, tornando-a sólida. A amônia é um ácido, o ácido mantém a espuma líquida. O agente gelificante é uma base. Ácido neutraliza base. O agente de cura contém enxofre e outros aceleradores de cura rápida, além de anti-oxidantes que ajudam a aumentar o tempo de vida das peças de espuma. O Agente de cura acelera a gelificação vulcaniza a borracha, o que a ela sua memória.

      Tal como ocorre com o sistema tri-componente, estes ingredientes precisam ser pesados numa balança em quantidades determinadas e misturados numa batedeira elétrica em velocidades e tempos determinados.

      O tempo que a mistura é batida numa batedeira elétrica sob uma determinada velocidade é chamada de Fase. Geralmente, estes sistemas de espuma de látex precisam passar seguintes: 1) mistura, 2) batimento, 3) refinamento e 4) ultra-refinamento. Este tempos dependem de vários fatores a saber: da marca da espuma, da batedeira usada (potência e número de velocidades), da temperatura do local e da umidade do local. Por isso é que trabalhar com espuma de látex é muito melindroso.

      A cor intrínsica da espuma de látex é feita através de corantes adicionados no início do processo, depois de pesar sua base de látex e componentes. Estes pigmentos à base de água que não alteram a composição da espuma. Em média, 4 a 6 gotas são suficientes para tingir 150 gramas de espuma.

      As marcas mais comuns no exterior de sistemas de espuma de látex tetra-componentes são: Espuma de Látex GM, Espuma de Látex Burman e Espuma de Látex Monster Makers. Geralmente, as marcas de espuma de látex levam o nome da pessoa ou empresa que as criaram e seus componentes são segredo industrial.

      A Espuma de Látex GM foi criada em 1987 por Gil Mosko e a Espuma de Látex Burman foi criada pelos artistas Barney e Rob Burman. Estes dois sistemas são os mais usados na indústria do cinema atualmente. Recentemente, o artista Tom McLaughlin vendeu sua fórmula de espuma de látex para a empresa Monster Makers, passando a se chamar Espuma de Látex Monster Makers.

      Responder
  29. cristiano

    Olá Philipe, sou fã do Mundo Gump desde sempre, seu trabalho é fantástico, somos muitos no Brasil que temos a criatividade e o talento voltado para esculturas e coisas assim, mas não temos muito acesso a produtos e informações, infelizmente o site da FX ARTE não está mais no ar, e o DIMCLAY não trabalha com espuma de látex, estou tentando encontrar para fazer tanto stopmotion quanto mascaras realistas, mas no Brasil parece não haver mais.

    Grato

    Cristiano

    Responder
  30. Marcelo

    Olá Philipe! Primeiramente, parabéns pelo ótimo trabalho. Meu interesse pela área é bem recente e o seu site tem me ajudado muito.

    Entro em contato pois tenho uma dúvida quanto essa publicação. Quero fazer um boneco para uma animação em stop-motion, daria certo se eu fizesse o esqueleto de arame como você ensinou e moldasse o boneco diretamente nesse esqueleto? Pretendia usar massinha comum, mas o post me despertou interesse por clay, que seria provavelmente o soft, né?
    Enfim, minha dúvida é se daria certo caso eu não fizesse a etapa 2 (molde) e, caso a resposta for positiva, quais seriam as desvantagens?

    Muito Obrigado.

    Responder

    1. Cara dá certo sim modelar direto no esqueleto. Lembre-se só de isolar ele todo usando fita crepe, pro arame não cortar a massa.
      Como vc pretende fazer o boneco (suponho que em silicone) sem molde?

      Responder
      1. Marcelo

        Boa Tarde Philipe, desculpe pela demora.

        Então, dei uma pesquisada e estou pensando em fazê-lo com a massa corfix que você indicou em outro comentário. Estou criando um cenário dentro de uma caixa de papelão resistente que encontrei. Temo que o pequeno tamanho que o boneco terá de ter para se adaptar ao cenário dificulte a produção do Stop-Motion, mas vou ver no que da.

        Muito obrigado mais uma vez pela grande ajuda.

        Responder
  31. Joseneide A. Sousa

    Quero começar a usar o latex na confecção das minhas bonecas que são bastante realistas e suas dicas são sensacionais, faço esculturas unicas a mais de duas décadas e sou desconhecida até então, trabalho além das esculturas com epóx com cenografia e maquetes, mas as bonecas pnaps são minha paixão e suas dicas me deram animo novo. obrigada e t desejo mais e mais sucesso. abraço sou sua fã.

    Responder
  32. Marcelo

    Boa tarde Philipe! Passando para avisar que as imagens do post caíram, infelizmente. Tem como fazer um re-up?

    Muito obrigado.

    Responder

    1. Obrigado por avisar. Vou ver no bakup se tem. É que o servidor de imagens do blog antigamente era no japão e os viados deletaram o servidor sem aviso.

      Responder

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