A câmera que filma em 360 graus

Compartilhe

A câmera capaz de filmar 360 graus se chama BublCam:

vemvc2z17z5ndx9kopfp e1419015554994 A câmera que filma em 360 graus
Achei que esta câmera lembra muito aquela bola de treinamento dos jedis, né não?
Remote btm A câmera que filma em 360 graus
Aliás, sempre que vejo essa cena de Star Wars eu me pego pensando por que diabos o Império não usa bilhões dessas bolinhas capazes de disparar lasers para todos os lados no lugar daqueles Stormtroopers…

Mas voltando à câmera, esta é uma câmera HD capaz de gerar panoramas em 360 graus, ao vivo.  Isso torna essa câmera uma excelente escolha para filmagens de esportes até natureza. Imagina usar isso para fazer aquelas filmagens ocultas de animais noturnos? Uma só câmera que filma para todos os lados poderia gerar muito mais informações, e flagrar muitos outros animais que uma câmera monodirecional.

Segundo o Gizmodo que fez um bom review do aparelho, a câmera Bubl é bem robusta e possui quatro lentes de 190 graus que garantem que, quando você tirar uma foto de 360 ??graus, você não vai ter nenhum pontos cego.

Ele grava vídeo em 1080p e 3840p e pode gravar fotos com resolução de 3840 px.
hlxsyqnthdch7ida0qfy A câmera que filma em 360 graus
Seu corpo é de alumínio, plástico e borracha. A câmera também é equipado com um acelerômetro para estabilizar. E uma vez que ele se conecta ao smartphone ou tablet via Wi-Fi, não há necessidade de botões, com exceção de um grande tem cores diferentes para que você saiba o que a câmera está fazendo. A Bublcam também aceita um cartão micro SD e pode operar via micro USB.

Sua capacidade de transmitir imagens num panorama esférico em tempo real é o grande diferencial deste treco. Quando testada numa transmissão ao vivo, o delay foi mínimo, e a imagem foi considerada bastante decente.

Seu preço é compatível com uma tecnologia recente, (caro) custando U$ 579, embora a empresa tenha informado que a trabalha numa versão que estará abaixo da faixa de 500 dólares para o ano que vem. Eles também estão trabalhando na integração desse treco com o Oculus Rift, bem como na integração da câmera com a capacidades 3D.

[wp_ad_camp_5]

Se isso der certo, essa coisa poderá abrir um novo campo para jogos que misturam fantasia e realidade!

Acho que um grande potencial dela é servir como equipamento de segurança.

Como este equipamento tem um conector padrão para tripé, é lógico que dá pra montar o troço num drone… Aí as aplicações são além da imaginação!

Olha que loucura este video de corrida 360 graus com a câmera em cima do carro.

Artigos relacionados

4 comentários em “A câmera que filma em 360 graus”

  1. Putz, eu tava na seca pra comprar uma Panono, que era a que eu já tinha ouvido falar que fazia isso. Foda pra fazer umas HDR pra usar no 3D. Mas esta pelo jeito tem mais recursos, caramba, gravar vídeo em HD… e o preço não é muito maior, não.
    Eu tenho um app no celular chamado Photosynth que tira fotos assim, mas não fica perfeito. Acho que é exclusivo do Windows Phone. Vc aponta o cel para qualquer ponto no ambiente, dá o toque na tela pra iniciar e o cel vai batendo as fotos a medida que vc gira o celular. O acelerômetro vai guardando a posição que cada foto foi tirada e vai mostrando em tempo real elas posicionadas em um ambiente esférico 3D, assim vc pode ver que pedaço do ambiente está faltando e apontar a câmera pra lá. Quando vc acha que já tá ok, vc toca de novo na tela, que o programa processa tudo, faz ajustes de deformação, encontra emendas e tudo o mais, e gera um jpg pronto pra mapeamento esférico. Mas como vc acaba saindo um pouco de posição enquanto vai girando a câmera, sempre ficam uns erros de emenda, e nunca dá pra criar um 360 total. O ideal seria colocar o cel num tripé que rodasse 360° nos 3 eixos, mas ainda assim acho que ficariam algumas coisas fora de lugar na hora de “soldar” todas as imagens, e na maioria das vzs tem algo se movendo no ambiente pra estragar entre uma foto e outra. Fora que o próprio obturador da máquina vai compensando a luz e aí ficam umas partes com iluminação completamente diferente. Mas essas câmeras esféricas acabam com esse problema, já que todas as fotos são tiradas ao mesmo tempo.

  2. Cara, na UFABC tem um grupo chamado BAJA, que desenvolvem um carro para corridas. O cara de eletronica de lá fez essa câmera e já colocaram pra funcionar. Não sei qual veio antes.
    A moral é para estudo da pista. O mais legal é que vc pega o seu celular e com ele vc controla o “cenário” e vê qual parte vc quiser da pista.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.