Aula sobre Refrigerantes

Meu pai me mandou este texto por email. Achei tão legal a definição do cara para o refrigerante mais horrível que já tomei: “Dr. Pepper” que resolvi postar o texto do cara ipsis literis:

Aula sobre refrigerantes

Na verdade, a fórmula ‘secreta’ da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser ‘ very low sodium’) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de ‘açúcar’ (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !…

Fórmula da Coca-Cola?…

Simples: Concentrado de Açúcar queimado – Caramelo – para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose – açúcar (HFCS – High Fructose Corn Syrup – açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico ‘chupa’ todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão… (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc… Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar ‘edge’ no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai… A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo… Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

(AUTOR: ANÔNIMO – por motivos óbvios)

Related Post

23 comentários em “Aula sobre Refrigerantes”

  1. Caramba quanta coisa heim? O_O

    e eu chamava de frescura quando meus amigos falavam “não tomo coca-cola que faz mal”

    os refrigerantes diet semrpe foram mal falados.

    se isso tudo estiver certo em sua totalidade o mclanche feliz faz cada vez mais bem para as pessoas.

    abraço

  2. Hummmmm como o ano ainda está no começo vou parar de beber refrigerantes – na realidade só vou beber com meus cubas nos esquentas e em festa pq tb não dá pra largar assim…

    Só a item de curiosidade: A um tempo atrás eu tive sérios problemas de estômago. Chegava meio dia e eu doido para comer, enchia o prato dava 2 garfadas com voracidade e ao pensar em algo que tinha para fazer (me preocupar) o estômago embolava e eu tinha ânsia de vômito – quase vomitando mesmo. Era incrível! Tentei descobrir o que estava fazendo mal, achei que era stress ou algo que eu comia – daí olhei para o copo… Daquele dia eu passei 2 semanas sem botar nada de refri na boca (eu tomava de meio dia na refeição e a noite na janta, quando não tomava junto no café da manhã…).

    Depois de 2 semanas sem refri os sintomas quase tinham desaparecido por completo! Daí eu comecei a maneirar depois disso, hj prefiro bem mais um suco a um refri.

    Meu pai dizia que a cerveja fazia menos mal que refri – eu ria dele e hoje vejo que é verdade!

  3. Bom, como o cara não se identificou, não sei dizer se é exatamente como ele diz ser.Mas a um tempo atrás, eu postei a formula completa da coca-cola bem aqui no Mundo Gump.
    Embora ela seja oficialmente um refrigerante a base de noz de cola, ela usa mesmo folhas de coca descocainadas (é o que ela alega, embora nunca tenha aceitado submeter a forma a um laudo pericial)
    A verdade é que a coca-cola vicia porque embora não tenha cocaína (como alguns exagerados alegam) ela tem alcalóides similares aos da cocaína, e eles geram dependência também.
    Quando a Coca foi ameaçada de ser submetida a uma análise dos componentes da fórmula, ela usou o mais caro lobista de Brasilia e vendo-se acuado, o presidente da companhia ameaçou sair completamente do Brasil e amargar um prejú monstruoso a submeter a fórmula a uma análise.
    Como o sistema de lobby sempre funciona em Brasília, a coisa não deu em nada.

  4. não é bem assim não!
    o espectofotometro so mede a concentração de substancias já conhecidas (padrão, onde a concentração do mesmo tbm precisa ser reconhecida)

  5. [quote comment=""]Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.
    [/quote]LOL! Hehehehehe!!!
    O verdadeiro autor desse artigo será morto, hehehe!!!
    Realmente, aquela sensação de “fraqueza” que a gente sente nos dentes após tomar a maldita Coca-Cola assusta! Graças a DEUS, consegui convencer o meu marido a se abster de refrigerantes. Quando eu propus a idéia, quase caiu em depressão, tamanho o vício( nem água ele tomava!).
    Vamos ver até quando ele agüenta…

  6. visito seu site sempre muito bom
    mais pelmaor esse cara ae duvidando que alguem saiba a formula desse lixo
    que chamam de coca cola
    e a proposito o texto falando sobre a formula e outras coisas é do dono da fabrica dolly
    laerte codonho nome dele

  7. Anders, não é do Laerte não. A formula foi publicada em um livro chamado “Pela patria, por Deus e pela Coca-cola”. O laerte usou o livro para irritar a coca-cola que estava usando meios ilegais para boicotar o Dolly, que de fato é um guaraná que é uma merda, mas não merecia ser sacaneado pela Coca.

  8. cara, seguinte, o guarana Golly, com G, eh um guarana q vende aki na florida, principalmente miami, eu ja tomei, nem eh TAAAAAAOOOO ruim assim nao… mas como eh impossivel achar um antartica, ou um mantiqueira….

    e tem uns valores ai q tao errados, eu to om uma lata de coca cola na minha mao aki agora: sodio – 35mg/lata, e acucar – 42g/lata, isso lembrando q uma lata tem 355ml

  9. Phelipe! Jóia?!

    Trabalhei muito tempo em uma grande indústria de alimentos (prima-irmã da Coca-Cola). Na verdade, a Coca-Cola não pode processar quem “copia” a sua fórmula e não o faz.

    Quando vc inventa algo e quer proteger, vc tem duas opções, patenteia e “registra em cartório” a fórmula e passa a se submeter à legislação de expiração e quebra de patentes, ou mantém a fórmula como um trade-secret (esconde e reza para ninguém descobrir). É uma decisão estratégica.

    [quote comment="7314"]não é bem assim não!
    o espectofotometro so mede a concentração de substancias já conhecidas (padrão, onde a concentração do mesmo tbm precisa ser reconhecida)[/quote]

    Exatamente, o espectofotometro não é tão preciso assim. De qualquer forma, a Pepsi e muitos outros fabricantes descobriram a fórmula da Coca (seja por espionagem indústrial, seja por “engenharia reversa”). Acontece que existem 3 ingredientes na Coca que ninguém bate:

    1- Marca: Esse ingrediente é capaz de mudar drasticamente o sabor de um produto. Digo por experiência de quem geriu marcas. Por isso que a Pepsi não copia. E por isso que quem quer que copie a Coca, não vai ter o mesmo gosto.

    2- Extratos e Aromas: Alguns extratos e aromas da Coca são difíceis de serem produzidos e o acesos a eles é complicado. Por isso, a Dolly, que tem a “receita” da Coca não consegue copiar.

    3- Escala (Esse ingrediente tem a ver com o segundo): Para se conseguir produzir a Coca Genérica a um custo razoável é necessária uma enorme escala. Por isso, a Coca mantém somente 2 fábricas do extrato da Coca-Cola no mundo. Esse extrato é despachado para os engarradores, que concluem o processo com a adição de água gaseificada, açucar, sódio, etc.

    Enfim, há muito tempo a fórmula não é um segredo e a Coca não pode e nem se preocupa muito com cópias!

    Para concluir, só de curiosidade, em qualquer blind test, a Coca é reprovada quando comparada com outros refrigerantes de Cola mais modernos. Houve um tempo, na década de 80, em que a superioridade da fórmula da Pepsi era tão grande que a Coca decidiu mudar a fórmula dela para perder menos feio nos blinds. Acredita que o consumidor rejeitou e a empresa teve de desistir do projeto e relançar a Coca com a fórmula antiga (Coke Classic)? Taí o poder de marca!

    E o cheetos, sabe como é feito?! Já imaginou os segredos da fórmula Pringles?

    Abraço,
    Flavio

  10. Otimos comentarios Flavio.

    Recomendo para quem curtiu tb o documentario “Mundo Cola”. Ele mostra a história da coca desde sua gênese até os dias de hoje. Só omite umas coisas escabrosas, mas que não são públicas, que eu fiquei sabendo secretamente numa mesa de reunião quando participei de uma consultoria para a coca cola do brasil. (recofarma)

  11. [quote comment=""]Depois de parar de tomar leite, vou ter q parar de tomar refri tb, tudo graças ao mundo gump, hauhauhuahua

    Será que cerveja pode? hauhauhua[/quote]
    cerveja POOOODE, hehehe

  12. Muito se diz na internet, mas não costumam usar mais do que argumentos falaciosos (que são do tipo: eu sei disso, trabalhei naquilo etc.)

    Não é assim que se produz conhecimento.

  13. Na guerra do golfo os soldados tomavam um refrigerante especialmente fabricado para eles, próprio para deixar os caras doidões, pois não se pode admitir que os heróis americanos se entopem de drogas abertamente.
    Assim o cara não tinha que ficar correndo atrás de maconha, bolinhas ou cocaína.
    O refrigerante continha aspartame e substancias excitantes e alucinógenas. Resumo da ópera – o negócio era tão deletério para a saúde que hoje há mais soldados afastados por causa do refri do que por ferimentos na guerra do golfo.
    Os caras tem alucinações e sérios problemas de fígado e rins, estão inutilizados, e parece que o negócio é crônico.
    E você acha que o governo americano não sabia que o tal refri era uma bomba? E acha que lá nos EUA não tem licitação fraudulenta e propina igual aqui, para empurrarem um negócio desse nos caras?
    Deve ter muito, e em dólar!
    Molha a mãozinha com 100 aqui, neném…éééééééééé…
    E se me perguntar a razão de tanta trapalhada e tanto fogo amigo na guerra do Iraque? Talvez aí esteja a resposta – mais um refrigerante-bomba! Daquele que frita até o cérebro…

  14. O aspartame é um veneno.
    http://www.umanovaera.com/Fraudes_Medicas/Aspartame_as_mas_noticias.htm

    Certa vez eu li que na primeira guerra do golfo, a Coca-Cola patrocinou a guerra (como sempre fez), enviando remessas de coca-cola light para os soldados. Essa coca-cola ficou estocada sob o sol escaldante de 55 graus do deserto do oriente médio. Após alguns dias, muitos soldados começaram a morrer em circunstâncias misteriosas. A causa da morte? Envenenamento.
    Segundo apuraram, o aspartame sofre uma alteração quimica sob efeito de ondas ultra-violeta, convertendo-se em etanol. O etanol é tóxico.
    Para evitar processos, os soldados que morreram de coca-cola foram dados como mortos em combate.
    http://www.dorway.com/betty/deserts.txt

  15. sim eu concordo que a coca cola e uma verdadiera merda mas vamos falar serio e uma merda muito boa q milhares de pessoa do mundo todo são viciadas.

  16. Gostaria de saber se alguém pesquisou e tem certeza de que tudo isto é verdade!
    Porque quem escreveu não pôde se expor, claro, mas será que o autor não quis se entregar ou algum desocupado inventou tudo isso pra enganar as pessoas???

  17. lixo, esse texto é hoax, uma meia verdade que circula na internet a alguns anos. É só a opinião de um mané querendo fazer polemica. Não deem corda.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares