Pin It

A água quente congela mais rápido? Será?


Eu sei que vou parecer um abilolado dizendo isso, mas se você pegar dois copos de água em quantidades iguais, sendo que um copo com a água a 90 graus e o outro com a água a 18 graus. Qual copo congela primeiro?

icon rolleyes A água quente congela mais rápido? Será?   Curiosidades

A quente.icon razz A água quente congela mais rápido? Será?   Curiosidades

Todo mundo que pensa lógicamente, vai concluir que a água fria congela primeiro. Isso parece óbvio, né?

Só parece, já que é a água quente congela primeiro. Este fenômeno bizarríssimo chama-se efeito Mpemba ou paradoxo de Mpemba. Ele é um fenômeno especial que consiste no fato de a água morna congelar mais rapidamente do que a água fria. A descoberta deste efeito foi feita por um estudante do ensino secundário de nome Mpemba na Tanzânia, África em 1969. O fenômeno foi observado durante a confecção de gelo e perante espanto dos professores.

A explicação técnica para o fenômeno está aqui. (em inglês)

E aqui em português

Aqui tem um video que mostra o fenômeno em ação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ywh5TQ5B4Es&feature=related[/youtube]

O fenômeno é tão intrigante e imediato que este video feito num dia frio de -20 graus nos EUA, o cara joga uma xícara de água fervendo pro ar e vira gelo antes de cair no chão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aRwlrFimnZk[/youtube]



16 Comments

  1. Já tinha lido isso…

    Se acharam Bizaro a noticia, imaginem quando eu contar onde tinha lido isso… “Em um coluna de um Jornal que falava sobre Econômia.” XD

    Mas é verdade pois a água quente possui menos massa, se não engano-me, e é por isso que congela primeiro que a água fria. ^^ ;]

    Reply
  2. Nossa, essa não sabia, vou fazer em casa.. :P

    Reply
  3. tá nao posso deixar escapar dessa vez..

    esta, certamente foi uma informacao MUITO util!

    kkkkkkkkkkkkk

    Reply
  4. eaí Philipe!
    visito quase todo dia seu blog, é muito bom =)
    então, estou postando porque eu li sobre o efeito Mpenba e diz que, antes de você congelar as águas dos dois copos, deve-se deixar a água quente esfriar até a temperatura ambiente. É isso mesmo?

    Abraço! :B

    Reply
  5. Acho que não, cara, pq aí não adianta a água ser quente… Pelos graficos que eu vi nos artigos científicos, a água é colocada no congelador quentona mesmo.

    Reply
  6. Repare no gráfico que antes de atingir a temperatura de congelamento, as amostras passam um tempo com a mesma temperatura. E na descrição do fenômeno diz que uma das amostras de água é aquecida e depois resfriada à temperatura ambiente.
    O fenômeno é explicado pela razão de a água aquecida perder os gases dissolvidos, que atrapalham o processo de troca de calor(o ar é isolante térmico). Sem eles, congela mais rápido.

    Reply
  7. Posso estar errado, mas pelo gráfico, como o tempo começa a contar com temperaturas diferentes, eu suponho que os líquidos tenham sido expostos ao congelador em temperaturas diferentes. Aí há um descréscimo absurdo na água quente e há um ponto em que ambos ficam em temperaturas iguais até que a água quente congela primeiro.
    Se eles fossem colocados a temperatura ambiente no congelador, o gráfico começaria com as temperaturas já juntas. Não é isso?

    Reply
  8. Se fosse assim o gráfico deveria descer direto, sem aquela pausa perto dos 4 graus. Ela indica que durante aquele tempo, as amostras tinha aproximadamente a mesma temperatura. Então,me parece que elas foram pré-resfriadas, passaram um tempo “descansando” na mesma temperatura, e novamente resfriadas ao mesmo tempo, sendo que a amostra que foi aquecida antes alcançou o congelamento primeiro, e depois as amostras seguem congeladas na mesma temperatura.
    Bem, foi isso que entendi dos gráficos. :/

    Reply
  9. A pausa perto dos 4 graus mostra que em algum ponto, antes do congelamento, os líquidos atingem temperaturas próximas, mas o grafico é bem claro que o experimento começa com temperaturas diferentes. Do contrário ambas as linhas já começariam sobrepostas e o feômeno não seria tão bizarro.
    Eu postei dois videos que esclarecem mais. Parece que a parada é medida quente mesmo. Isso explica porque a água congela no ar quando o cara joga ela pra cima.
    Além disso, neste artigo da wikipedia tem o dálogo do Mpemba que gerou a constatação do fenômeno na decada de 60.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mpemba_effect
    No questionamento ao físico, fica clara a pergunta sobre os liquidos com temperaturas diferentes serem colocados simultaneamente no congelador e o mais quente congelar primeiro.

    Reply
  10. HAUEHauehua

    Muito boa essa … pela explicação concordo com o R.F.

    ^^

    Reply
  11. Então minha vó tinha razão quando ela ia gelar água ela fervia antes, ou será que era pra matar as bactérias etc… :|

    Reply
  12. Se você ferver a água antes o gelo fica igual vidro. Testa aí.
    A explicação para isso é que ao ferver a água você elimina muito do gás nela, e com isso o gelo fica transparente por não aprisionar ar dentro dele.
    O pessoal usa isso para fazer blocos de escultura de gelo. :ohhyeahh:

    Reply
  13. Vi o gráfico, Philipe! Muito massa! Vô testá em casa =D

    Reply
  14. a agua deve ter pausado perto dos 4 graus pq a agua tambem dilata, e quando ela ta nos 4 graus ela ta o menos dilatada possivel [?].. depois ela dilata de novo ate virar gelo… tambem eh por isso q garrafa quebra se encher ate no bico e colocar no congelador… pelo menos eu axo q eh por isso :|

    Reply
  15. Fiz a experincia, já na minha a agua fria congelou mais rapida……pq?…….

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

x
Clique em CURTIR para receber as melhores histórias da web!