fbpx

arquitetura

Uma casa espetacular no Brasil

Uma residência maneiríssima de alto padrão no Brasil.

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >

Olha só essa casa que eu encontrei.

Situada no topo da colina onde ficava uma propriedade pré-existente, a casa “Asa” reconstruiu completamente a relação entre o local e o edifício. A casa cria uma relação “harmoniosamente contrastante” entre paisagem e arquitetura através da articulação de espaços parcialmente subterrâneos e os volumes transparentes resultantes.

A topografia do local foi projetada para maximizar o uso de superfícies semi-planas existentes como espaços de convivência ao ar livre, com elementos-chave funcionais, de circulação e estabilização de solo instalados entre as paredes de contenção. O acesso total à casa – dos ocupantes aos funcionários – é por meio desse “pedestal topográfico”, que aos poucos vai revelando a paisagem circundante por meio de passagens sinuosas adaptadas à topografia original. A distribuição de todas as áreas técnicas e de serviço também é efetuada pela cave, incluindo estacionamento, lavandaria, etc., o que permite gerir de forma centralizada todos os sistemas e monitorizar constantemente a sua eficácia. Ele também tem algumas comodidades ao ar livre, como academia e sauna.

Neste pedestal situam-se as principais zonas públicas e residenciais da casa, num volume de vidro e granito que, visto do jardim, assemelha-se a um pavilhão ajardinado. Seu teto fino e curvo (“asa”) se estende bem além dela, fornecendo proteção ambiental importante nas áreas de estar e jantar. Os seus grandes painéis de vidro deslizam totalmente para o interior das paredes, que encerram o volume por baixo da “asa”, permitindo que o espaço interior se abra totalmente para o exterior e se torne uma ampla varanda. Os painéis de vidro são equipados com revestimentos automatizados que se enrolam para controlar a luz natural e a temperatura. As paredes de madeira que cobrem cada borda deste volume cobrem mais espaços de privacidade, home office e cozinha. A parte privada da casa, onde estão os quartos e apartamentos, colocado em um volume de granito perpendicular à “asa”. Sua fachada de granito e janelas menores proporcionam uma vista mais intimista do jardim, mantendo a privacidade dos quartos. O bloco separado, que se conecta à casa principal através do jardim, foi projetado como uma casa de hóspedes e área de refeições coberta com uma pequena cozinha e churrasqueira.

As paredes externas do pedestal são feitas de concreto pigmentado. O volume superior é feito em estrutura de aço galvanizado com gesso cartonado, revestido com Freijó e Coumaru, nativos do Brasil. O telhado curvo é uma mesa feita de lajes de aço e concreto com impermeabilização em cima de folha termoformada. Os pisos interiores são feitos de pedaços de kumaru de 0,3 x 3 m, enquanto as áreas abertas são revestidas com granito cinza extraído localmente. As áreas sociais da casa são rodeadas por painéis deslizantes de vidro laminado de 18mm com perfis minimalistas de alumínio. Toda a infraestrutura é monitorada de forma centralizada para o desempenho e está distribuída em torno da periferia do porão de concreto, o que proporciona fácil acesso para manutenção, escondido dos moradores e visitantes.

Não consegui descobrir de quem é essa casa, mas imagino que seja alguém que cientificamente chamamos de “mega-endinheirado”, porque de cara ali eu vi dois Di Cavalcanti na sala de estar  (sendo um A Vênus de 1938, que é um dos mais icônicos trabalhos do Di Cavalcanti) e na “galeria tem um Volpi ali entre outros nomes célebres da arte brasileira”. Só o Volpi das bandeirinhas ali deve valer mais de um milhão de reais.

Projeto criado pela Bernardes Arquitetura. Fotos de Fernando Guerra
Fonte 

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Casa 2: Um pequeno projeto residencial em Portugal

em arquitetura
  ·   1 Minutos de leitura

Uma bela casa de madeira pra fazer a gente babar

em arquitetura
  ·   37 segundos de leitura

Casa na árvore sem perder a classe

em arquitetura, Curiosidades
  ·   39 segundos de leitura

2 respostas para “Uma casa espetacular no Brasil”

  1. Sou engenheiro civil, geralmente a gnt torce o nariz pras maluquices que arquiteto inventa em obra, mas quando aparece uma obra prima dessa nem nós temos coragem de dizer que não ficou foda haha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.