Um condomínio na cobertura do shopping?

A cidade indonésia de Jacarta abriga um dos projetos residenciais mais incomuns do mundo – um condomínio de casas foi instalado na cobertura de um shopping center de 10 andares.

Nos últimos 20 anos, Jacarta se tornou uma das megacidades mais populosas do mundo. Com mais de 10 milhões de residentes somente em sua área metropolitana e até três vezes mais do que na área metropolitana de Jacarta, a cidade está rapidamente ficando sem terreno para construir. Enquanto outras capitais lotadas, como Tóquio, estão se expandindo verticalmente, Jacarta está se expandindo horizontalmente, com a maioria dos residentes preferindo casas baixas em vez de apartamentos. Com a oferta cada vez mais escassa de imóveis, os desenvolvedores foram forçados a pensar fora da caixa, e foi assim que surgiu essa curiosidade urbana chamada Cosmo Park…

Composto por 78 casas de dois andares e com sua própria rede de ruas, muito verde, piscinas e até uma quadra de tênis, o Cosmo Park parece um condomínio comum. Mas diminua um pouco o zoom e você terá um grande choque. Todo o lugar fica no topo do Thamrin City Mall, um shopping de 10 andares no centro de Jacarta.

O Cosmo Park existe há cerca de 14 anos, mas poucos sabiam de sua existência fora da movimentada capital indonésia até 2019, quando uma foto compartilhada no Twitter se tornou viral. Ele mostrava o complexo residencial do ar, com o resto da cidade no nível do solo espalhado ao redor. A localização bizarra deixou as pessoas coçando a cabeça sobre a segurança de tal projeto.

Alguns dos moradores do Cosmo Park admitiram que também acharam estranho quando viram pela primeira vez as fotos das casas no Instagram. A ideia de morar tão alto em uma cidade onde prédios baixos são a norma, parecia estranha, mas quando eles visitaram o lugar, simplesmente se apaixonaram pela paz e sossego, bem como pela privacidade que oferecia apesar de estar em centro da movimentada capital.

A arquitetura do telhado não é inédita. Na verdade, apresentamos dois exemplos de moradias construídas ilegalmente em cima de outros edifícios residenciais , mas o Cosmo Park é algo completamente diferente. Os desenvolvedores tinham todas as autorizações para prosseguir com o projeto, e na verdade é visto por especialistas como um exemplo de design engenhoso.

Em 2019, as casas do Cosmo Park custavam de 3 a 5 bilhões de rupias (US$ 200.000 a US$ 334.000), mas com a inflação causando estragos em todo o mundo e os imóveis sendo ainda mais escassos, suspeitamos que os preços sejam ainda mais altos hoje.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos