Spoleto e o chapeu ridículo

Sharing is caring!

Hoje eu fui almoçar no Spoleto e chegando lá minha amiga Denise me mostrou o ridículo chapéu que as funcionárias estavam sendo obrigadas a usar.
O Spoleto, uma franquia de restaurantes de culinária italiana (massas) onde você customiza seu prato é um sucesso no Brasil.

Sempre gostei deste restaurante, não só pelo prazer da interatividade, elemento praticamente ausente nas cadeias de restaurantes similares, mas também pelo sabor e qualidade da massa e do atendimento.
O chapéu ridículo amarelo com um pirocóptero na ponta seria capaz de ruborizar o mais débil mental entre os débeis mentais do mundo. Então vendo a situação, resolvi tirar uma foto para ilustrar o texto. O problema é que ao sacar o meu celular, enquanto ainda estava na interminável fila de espera pela minha vez, a moça do caixa viu que eu estava com um celular com câmera discretamente apontado na direção delas. O fato foi notado em parte porque ninguém usa celular no alto a menos que vá tirar uma foto, e a Denise ao meu lado ria indisfarçavelmente.
Ao ver que seria fotografada, a gordinha da atendente deu um salto pro lado e caiu sobre a colega ao lado.
A reação cômica na hora foi bem estranha. Parecia que eu estava apontando um fuzil AR15 pra elas. Tamanho o medo do ridículo.
O que acabou com uma foto meio tremida que em breve postarei aqui.
Em seguida surgiu lá de dentro do estabelecimento uma senhora de cabelos pretos com uma postura não menos autoritária que a do Adolph Hitler, interrogando um a um na fila pra saber “quem foi que bateu fotos”.
Eu acabei inocentemente me incriminando, dizendo que eu estava apenas testando a câmera do aparelho em condições adversas de iluminação. Mas pelo visto, isso não surtiu efeito algum e o que acabou acontecendo foi um constrangedor esporro que eu levei da dona do Spoleto no meio da fila.
Ela falou em seu tom de professora de Matemática em dia de prova que eu não podia expor as funcionárias dela daquela maneira.
Ora vejam vocês. EU QUE EXPUS OS FUNCIONÁRIOS AO RIDÍCULO???
Eu por acaso comprei chapeuzinhos amarelos canário com pirocópteros mongóis na ponta?
Eu obriguei alguém a aceitar usar aquilo ou ser demitido???

Ok, eu admito que não é politicamente correto tirar fotos de pessoas sem que elas estejam de acordo. Mas calmaí. E aquela porra daquela câmera que tem no estabelecimento dela com a plaquinha contendo um smiley e a frase “sorria, você está sendo filmado!”
É certo que ela me filme sem minha autorização?
Então não estamos quites? A questão da propriedade de imagem não virou “terra de ninguém”?

O Spoleto é uma rede respeitável de restaurantes, criada em 1999 no Rio de Janeiro, hoje possui 118 restaurantes em todo o país e duas no México.
Não me parece o tipo de franquia decadente que precisa se desesperar a ponto de expor os funcionários ao ridículo e por tabela constranger os clientes, que tem que olhar para eles e além de se solidarizar com o uso daquela merda, segurar o riso.
Parte do problema é que a franquia resolveu ( ah, esses gênios do marketing!) fazer uma compra de licenciamento do novo filme infantil da Disney. Assim, eles estão colocando imagens promocionais do filme nos copos, nas folhas das bandejas, nos guardanapos e no tal chapéu tosco.
A campanha promocional promete dar ioiôs para os clientes.
Agora, com sua licença:
Pelo amor de Deus! IOIÔ NÃO!
Quem hoje em dia tem interesse em ioiô?? A Coca-Cola já fez isso na década de 80 e funcionou. Repetiu a idéia nos anos 90 e funcionou meio capenga. Aí o Spoleto, uma cadeia de restaurantes pretensamente de alto nível, vem e coloca um arremedo de campanha de marketing que IMITA descaradamente o sistema de marketing com licenciamento das redes de fastfood como Mc Donald´s, Bobs, Giraffas e etc. mostrando sua falta de criatividade e cegueira para com a própria marca.
O problema todo é que a promoção e a estratégia de marketing são dois belos tiros no pé, pois além de caríssimas não me parecem ter nada a ver com o tipo de público do restaurante. O spoleto não tem cadeirinhas coloridas, ( acho que nem cadeiras para crianças tem) não tem brinquedos do lado de fora, não tem MacSpoleto feliz!

Santo Deus, quem será a toupeira abilolada que deu esta idéia? E pior, quem será a toupeira mais abilolada ainda que topou???
Não sei quem foi, mas nunca deve ter pensado em como o Spoleto ganha sendo uma rede de fastfood mimetizada comercialmente em restaurante sofisticado. Este tipo de promoção obtusa esclarece ao público que ali está nada menos que um arremedo mal feito do Mc Donald´s travestido de restaurante italiano. Isso mata a percepção social acerca do estabelecimento como só um câncer é capaz.
O Spoleto devia pegar parte dessa grana que lee queima e pagar melhor os funcionários, criar novos pratos, doces e ainda por cima abolir de vez os copinhos plásticos, adotando taças de vidro. Quer dar brinde? Dê uma caixinha com coletânea de MPB. dê um chaveiro, uma caneta. Dê algo útil como uma agenda. Mas por favor, ioiô chinês não.

O resultado deste marketing atual provavelmente será pífio e o restaurante voltará atrás, amargando o prejuízo dos royalties pra Disney, mas nisso eu já fui esculachado pela dona do estabelecimento que não é preparada para lidar com o público que a sustenta e os funcionários, coitados, que ganham salários miseráveis tem que se expor ao ridículo porque um marqueteiro achou bonitinha a idéia.

Comments

comments

Luminária Ufo

8 comentários em “Spoleto e o chapeu ridículo”

  1. Huhuahauhua show… posta a foto sim, e concordo com vc quanto a ideia clonada ridicula por tras da campanha… realmente tiro no pé.
    Tinha q tirar a foto da megera tb, e caracterizá-la igual a bruxa do mar do popeye. ehauaehuhaeuhae
    Vamos criar um movimento de abolição dos chapeuzinho ridiculo do spoleto … huahauhauhauha
    Slogan : ” Não entre numa Spoleto com o chapeuzinho vermelho ou o Lobo Mau vai te pegar” aehuaehuaehuaehuhawe

    Responder
  2. Concordo plenamente com a parte dos chapéis e das câmeras.

    Eu bateria a foto também, e não me intimidaria, com uma Gerente frustadam, pelo contrario, ainda filmaria e poria no Youtube!

    como todo mundo sabe.. com o Toutube nem cicarelli pode!

    Responder
  3. Spoleto é uma merda, um monte de ingredientes nada a ver num molho que eles “fingem” refogar. Não tem gosto de nada e é caro.

    E agora essa dos chapeuzinhos, faça-me o favor.

    Responder
  4. AMO a salada de massa do Spoleto, mas achei que só eu achava ridículo os chapeuzinhos. Particularmente aqui em Natal – RN os funcionários não usam, o chapéu durou só um mês eu acho. Que bom p/ eles. 😀

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.