SOFTQUADRO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Muita gente tava querendo sabersobre isso e então eu vou colocar aqui que pode ajudar a galera.
Não sei se vocês sabem, mas para reduzir custos, a Nvidia, fabricante de chips para placas de video com aceleração 3d produz apenas chips de alto desempenho, as cahamadas placas quadro, que tem como alvo os usuários profissionais, como produtoras, centros de pesquisas artistas 3d, etc.
No segmento games, na parte de baixo custo, para fazer a versão ‘furreca” pros pobres como eu, eles pegam o chip poderosão ( quadro) e colocam travas nele, tornando-o mais fraco. (geforce)
Como eles são inteligentes!!!! Porém, um cracker russo e um chinês descobriram essa pequena malandragem da Nvidia e fizeram um programa que DESTRAVA a proteção. Ou seja, você compra um fusca, e com o apertar de alguns botões ele vira Ferrari.
Bom, né?

—-Lembrando que não serve para games! A explicação está lá no final ——-

O texto abaixo ensina o básico para um primeiro approach de uso do softquadro. O lance é que como o artigo é bem antigo, podem haver links quebrados e tal. Aí vai da malandragem de cada um catar pelo google os arquivos necessários para a operação.

(SEMPRE ANTES DE TENTAR MALUQUICES,
CRIE UM PONTO DE RESTAURAÇÂO NO SEU WINDOWS!)

O lance é o seguinte:

Como Transformar sua GeForce em uma Quadro

A nVidia, fabricante dos populares chips gráficos GeForce, fabrica duas séries de chip, GeForce, para usuários finais, e Quadro, voltada para o mercado profissional de alto desempenho, como aplicações CAD.

Um grupo de programadores russo e chinês descobriu que na verdade os chips da série GeForce e Quadro são os mesmos, só que os chips GeForce possuem os recursos adicionais presentes na série Quadro desabilitados. Ou seja, é possível transformar um chip GeForce em um chip Quadro. Na tabela a seguir nós vemos a relação entre os chips GeForce e Quadro.

GeForceQuadro
GeForce256Quadro
GeForce2 MXQuadro2 MXR
GeForce2 GTSQuadro2
GeForce4 TiQuadro4 XGL

Ou seja, se você tem uma placa de vídeo baseada em um dos chips GeForce listados nesta tabela, você pode dar um “gás” no seu PC sem precisar gastar dinheiro algum.

Há duas maneiras de se converter o chip GeForce em um Quadro. A primeira maneira é alterando alguns resistores em sua placa de vídeo. Por ser um procedimento delicado, nós não vamos ensinar esse procedimento. Contudo, se você quiser conhecê-lo, visite http://www.geocities.com/tnaw_xtennis/Quadro1-2.htm. A segunda maneira de se fazer a conversão é através de software, que é a maneira que apresentaremos a vocês.

A conversão é feita no driver da placa de vídeo. Você terá de baixar o driver atualizado da nVidia, rodar um programa de conversão (chamado SoftQuadro) e instalar o driver modificado. Como a modificação é feita em arquivos do driver de vídeo, não é possível modificar os drivers que estão instalados em seu micro atualmente, visto que eles estão sendo usados pelo sistema e, portanto, inacessíveis pelo programa de conversão.

O passo a passo da conversão é o seguinte:

1. Baixe os drivers de vídeo da nVidia atualizados, de acordo com o seu sistema operacional. Os drivers da nVidia servem para todos os modelos de GeForce e podem ser baixados em http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp (selecione Graphics Driver, GeForce and TNT2). Obs: alguns leitores não estão conseguindo modificar os drivers mais atualizados. Na documentação do SoftQuadro há a informação que ele seria compatível até a versão 41.03 dos drivers da nVidia. Em ftp://download1.nvidia.com/Windows você pode acessar o servidor da nVidia diretamente para baixar versões mais antigas dos drivers. Tendo sucesso, por favor avise-nos para que possamos colocar aqui um link diretamente para a versão dos drivers que funcionam corretamente com o SoftQuadro.

2. Descompacte o arquivo baixado em um diretório temporário (por exemplo, c:nvidia). Isso pode ser feito com o WinZip, mesmo o arquivo baixado sendo um executável.

3. Baixe o programa SoftQuadro ou o SoftQuadro4, caso você tenha uma GeForce 4 Ti.

4. Rode o programa SoftQuadro, apontando o diretório temporário onde você descompactou os drivers de vídeo. No caso do SoftQuadro4, ele deve ser rodado dentro do RivaTuner. Além disto, no SoftQuadro4 você deverá rodar antes o script de remoção do Nvstrap.

5. Após modificar os drivers, instale-os no sistema.

6. O último passo é verificar se a sua placa de vídeo está sendo reconhecida como uma Quadro pelos programas. Isso pode ser feito através do programa GLInfo (http://www.nvworld.ru/utils/glinfo_bin.zip). Na linha Renderer deverá estar aparecendo agora “Quadro”. Se não estiver aparecendo, use o programa RivaTuner e na guia Power User configure a chave OGL_ForceGeForce como “0”.

Fonte: Gabriel Torres- em artigo para o clube do hardware

Então é mais ou menos isso.

Pra quem tem e tá afim de arrriscar ( faça pela sua própria conta e risco. Se não der, não venha chorar depois, ok?) eu vou colocar tutoriais específicos para os modelos mais comuns.

SOFTQUADRO DO MODELO FX 5600

SOFTQUADRO DO MODELO Fx 6600 GT

SOFTQUADRO DOS MODELOS 256 G2 G3 e G4

Outras informações necessárias:

Este procedimento é pensado para as pessoas que precisam usar a placa de video para aumentar a capacidade de visualização poligonal. Entenda aplicatvos 3d como o Maya, 3dSmax, zbrush etc.

SE VOCÊ QUER AUMENTAR O DESEMPENHO EM JOGO, NÃO FAÇA! O JOGO FICA MAIS LENTO COM SOFTQUADRO!

A explicação pra isso é que a nVidia fabrica as placas de games voltadas para este segmento. Não faz sentido um fabricante de placa de game fazer a placa ficar mais lenta, ainda mais com a concorrência fungando o cangote dela. O que o Softquadro libera são funções específicas de uso avançado, que NENHUM JOGO USA e são específicas para os modelos de uso profissional, os chamadas modelos QUADRO.

A geforce FX 5200 um modelinho meio bunda (todo mundo tem) infelizmente, não pode ser “Quadreada”. Bem, na verdade até pode, mas fica tão instável, reiniciando seu pc, dando todo tipo de pau imaginável que os caras que bolaram o softquadro não recomendam o procedimento pra elas. Então seja malandro e venda a sua pro seu primo mané.

Mais uns tutoriais

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

3 respostas

  1. Não sei não. Esta me parecendo que os caras simplesmente atualizaram a placa GeForce com drives da Quadro. Nada mais.

    Diferentemente do que ocorreu com processadores AMD. Isto é verídico, já vi uma galera fazer.
    A AMD é fabricante dos processadores XP. Tá, e daí? Seguinte: o processador XP 1800 foi fabricado com um limitador porque superaquecia, fazendo a máquina reiniciar constantemente. Não tinha cooler que suportava.
    Porém, uns caras descobriram este limitador (que é físico, é uma resitência no próprio processador) e “romperam” esta barreira com um simples corte de estilete. Já vi a galera fazendo, um monte de gente aqui no Brasil e principalmente no Paraguai.
    Assim, o processador passa de 1800 Mhz para 2600 Mhz, COMO O MEU (só fui descobrir isto 2 anos depois quando um técnico amigo meu comparou os dois processadores).
    A questão é que a vida útil do meu processador é consideravelmente menor que um XP 2600 normal. Mas já fazem 2 anos e meio e até agora nada. Vamos ver até aonde vai aguentar…

  2. O softquadro libera rotinas que estão realmente desativadas dentro do chip da Nvidia. Não é apenas uma atualização do software. É um desbloqueio mesmo. Dá pra fazer físicamente também, mas é mais arriscado. No método físico tem que soldar resistores na placa e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.