São Paulo precisa de um arranha-céu gigante

Hoje enquanto dirigia de Friburgo para o Rio, entre ultrapassar um carro e outro, as linhas da estrada sumindo abaixo do pára-brisa, a primeira dama meio que cochilando em silêncio do meu lado, eu comecei a pensar sobre o Brasil. Mais especificamente sobre a cidade de São Paulo. Não sei dizer o porquê de pensar em São Paulo, já que não vim, não fui, nem vou pra lá. Mas ocorre que comecei a pensar na maior cidade do Brasil. É inegável o fato de que São Paulo tem uma vocação cosmopolita que a coloca entre as cidades globais ao lado de Nova York, Tokio, Shangai, Frankfurt, Milão, Paris… Não me refiro a cidades meramente turísticas, mas sim a cidades que movem o mundo na fogueira dos capitais voláteis. As cidades que atraem investidores, que movimentam a economia global.

Mas o que você pensa quando eu digo: Paris?

Você pensa em Arco do Triunfo, na pirâmide do Louvre, na Torre Eiffel (não necessariamente nesta ordem) certo?

E quando eu digo: Nova York?

Você pensa no Empire State Building ou no Chrisler Building. Na estátua da Liberdade e até nos aviões batendo nas torres do WTC em 9/11.

O que eu quero dizer com isso é que as mais antigas cidades globais do mundo já estão gravadas em nossa mente com marcos claros que evocam diferentes ideias. Tradição, honestidade, prosperidade.

Mas ao pensar em: São Paulo?

Não sei quanto a você, mas eu penso em um monte de prédios completamente desalinhados, como se estivessem dançando numa enorme escola de samba.

sao paulo1 | Ciência | arquitetura, curioso, gigante, hotel, Textos

Outra imagem que me vem a mente com o rótulo mental “São Paulo” são as pichações feias pra danar de lá que infectam prédios, viadutos e ruas. Rio poluído, milhares de motoboys e engarrafamentos que somem de vista. Para tentar pensar num cartão postal eu tenho alguma dificuldade. Surge a minha mente o Copã com suas linhas sinuosas, surge a minha mente o prédio do Banespa.

Convenhamos, a profusão de imagens, muitas delas num tom claramente “queimador de filme”, mostra que a cidade merecia mais dignidade. Merecia um ícone. Uma imagem clara de prosperidade.

Uma imagem como a que os marajás do Oriente Médio sabem o quanto é importante. Veja por exemplo Dubai. Era apenas uma mísera faixa de praia no meio de um deserto quente pra desgraçar. Mas com investimentos progressivos e coragem de torrar sem dó nem piedade muita grana lá, Dubai floresceu e em 30 anos deixou de ser só um deserto e se tornou um dos maiores portões de entrada de capital no oriente. Claro que isso não se deve apenas aos mega arranha-céus imponentes que erguem-se como mastros magnéticos para o capital estrangeiro.

dubai | Ciência | arquitetura, curioso, gigante, hotel, Textos

Deve-se ao baixo custo de operar lá. A carga tributária é mínima. Ao contrario da sanha doentia por ROUBAR o dinheiro alheio que o governo Brasileiro tem. O alto custo-Brasil e a incompetência administrativa são somados, os maiores impeditivos do progresso e da melhoria das condições de vida em todos os níveis no país. Mas mesmo assim, mesmo com tudo isso, é um bom negócio investir aqui e é por isso que tantas empresas vem abrir escritórios em São Paulo.

Se São Paulo tivesse um prédio que fosse uma referência, um ícone, talvez isso funcionasse como o coqueiro gigante que pode ser visto do espaço e que ajudou Dubai a cristalizar a chancela do progresso na mente de milhões de pessoas, muitos deles, investidores.

Não digo para copiar, mas pensa bem. Se TODOS os grandes centros mundiais estão investindo em ícones que evoquem a prosperidade, isso não parece algo suspeito?

Veja por exemplo, a Cristal Island em Moscou. Ao custo de 4 bilhões de dolares, com uma previsão de finalização em 5 anos, Moscou deseja ter um dos maiores prédios do mundo, senão o maior. Será uma mega estrutura parecida com a lona de um circo (por ser inspirado na tenda do lendário Gengis Khan) que cobrirá uma área de 2,5 milhões de metros quadrados.

| Ciência | arquitetura, curioso, gigante, hotel, Textos

O empreendimento com altura máxima de 450 metros EEK é projetado para funcionar como uma cidade dentro do complexo, com uma mistura inteligente de prédios como cinemas, museus, teatros, e edifícios comerciais além de 3000 quartos de hotel e 900 apart-hotéis.

crystal island moscu norman foster | Ciência | arquitetura, curioso, gigante, hotel, Textos

Eu sei que muitos poderão pensar: ” Ah, mais isso não é pra país de terceiro mundo”… “Isso é pra quem pode.” e outras justificativas negativistas e conformistas. Pois eu gostaria de saber que São Paulo tem uma coisa gigante e faraônica para que todos olhem e pensem: Caramba!

São Paulo merecia ter seu próprio Pão de Açúcar.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Felipe,

    Discordo de seu comentario sobre Sao Paulo em alguns pontos.Se voce nao consegue pensar em um cartao postal de Sao Paulo e claro q nao conhece a cidade, e o Parque do Ibirapuera, o marco zero e o obelisco do Herois de 32, fonte no mesmo parque que se acende denoite com maravilhosas luzes e musica.Tenho estado a alguns meses fora do Brasil e o q acho q realmente falta no nosso pais sao mais Patriotas,pesssoas q saibam realmente as verdaeiras belezas de um pais tao maravilhoso.Nao estou dizendo q um arranha ceu gigante nao seja uma boa ideia mas nao acho q resolveria problema algum em Sao Paulo.Soupaulista amo a cidade e sei q ainda com problemas como pixasao motoboys e transito Sao Paulo continua uma cidade maravilhosa.
    Discordo ainda de Dubai e acho ridiculo procurar lisoes de um bom governo em um pais onde a democracia e deixada de lado para q poucos crescidos em bersos dourados reinem mantendo mulheres criancas pobres e ignorantes conservando seu lucro.Os principes do petroleo tem coragem de gastar porque sabem q enquanto pessoas continuarem a adimirar coisas como esta eles nunca ficarao pobres.
    Curto muito seu site Felipe grande abraco.

    • Cara, me desculpe, mas como você escreve errado! Pixasao, lisoes, bersos???????????? Acho que o que falta ao brasileiro não é patriotismo, mas o desejo de melhorar e apreço por desenvolvimento. É por isso que países como os descritos no artigo, investem em modernidade, enquanto cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são tomadas de favelas e blocos de concreto de beleza mais que duvidosa. Como você pode se dizer patriota, soletrando palavras tão mal? Se você reside fora do Brasil, como eu também já morei, devia observar a importância que os estrangeiros dão à suas línguas e o esforço que fazem para modernizar suas cidades e torná-las mais sofisticadas, limpas e aconchegantes, além, é claro, modernas.

      • poooxa. de tudo o que o felipe escreveu vc só viu os erros de português?!
        Concordo plenamente com ele!
        Antes de se pensar em moderindade, que só será aproveitada por uma parcela da população, deve-se pensar em distribuir para todos o que já existe!
        Gastar dinheiro com esses arranhas-céus não vai ajudar a tirar a favela do rio, ou o transito de são paulo, ou melhor, não vai ajudar em nada!
        Cada país tem sua PECULIARIDADE, Dubai tem arranha-céu pq n tem nada mais pra mostrar, tanto que agora eles estão FALIDOS, pq não há retorno para tanto gasto com essa “modernidade” que não acrescentou em nada!
        O Brasil é lindo pela sua NATUREZA, CULTURA, DIVERSIDADE DE PESSOAS, FLORA E FAUNA. Deveria ser ressaltado aqui o que já existe, para assim o Brasil criar sua IDENTIDADE  e ser reconhecido em todo o mundo, não é sendo igual a todos os outros, construindo arranha-céus, que iremos nos destacar. 
        Mas, são por pessoas assim, como o Cidadaoanapolino que o Brasil não vai pra frente!

        • Na verdade, eles não estão falidos. E mesmo que estivessem, não seria por gastar fabulas com coisas esdrúxulas como o maior prédio do mundo ou ilhas com forma de palmeira. Ocorre que eles projetaram uma taxa de retorno e o planeta entrou em crise global duas vezes. Quando isso ocorre, os investimentos se reduzem. Mas Dubai continua bombando. Ao que parece, o rei lá é tão podre de rico que ele pode bancar tudo sozinho. Ele vai esperar a crise passar.

          Quando falamos num arranha-céu, não estamos nos referindo a copiar algo existente. Até porque, se um shopping não nos torna macacos de imitação dos Americanos, não é um arranha-céu que irá fazê-lo.
          O Brasil, Rio SP, BH, e outras capitais está cheio de áreas degradadas. Poderíamos perfeitamnete imitar o que foi feito e deu certo no exterior. O Emipre State Building, por exemplo, foi erguido numa área degradada de NY que ninguém ia. Após sua construção, lojas, mercados e um numero gigantesco de comercio surgiu ao redor e a área antes degradada tornou-se altamente valorizada.
          É perfeitamente possível conciliar tecnologia, progresso e preservação. Não digo que seja fácil, mas é um desafio que agrada aos arquitetos.
          Inclusive quando falamos em preservação, temos que pensar que uma construção vertical implica numa redução de espaço em área baixa. Esse espaço que seria ocupado por uma série de edfícios baixos para concentrar o mesmo numero de salas, escritórios, consultorios, lojas e etc, poderia ser usada para a construção de praças e áreas de lazer.
          Racionalmenete em termos de áreas urbanas de alta concentração, como é nossa tenência de urbanização, crescer para cima é mil vezes mais lógico que crescer para os lados.

        •  É um direito seu concordar com ele ou com quem você quiser! Agora dizer que o desenvolvimento e modernização de áreas só será aproveitada por uma parcela da população e que Dubai não tem mais nada para mostrar do que arranha-céus, é ter uma visão muito, ou melhor, muitíssimo reduzida da realidade macroeconômica mundial e das culturas e belezas naturais de outros países. A explicação é simples: Desenvolvimento atrai desenvolvimento, assim como modernidade atrai modernidade e dinheiro atrai dinheiro… E é claro, isso tudo atrai turistas (muitos turistas e com eles dinheiro – de novo)  e assim se forma o ciclo que gera riquezas e eleva um país à condição de desenvolvido. É claro que essa explicação é apenas sintática e muito minimalista, pois o desenvolvimento passa, sobretudo, pelo crescimento e expansão educacional de uma nação e também demanda boa gerência governamental,  mas com certeza, exemplifica objetivamente o processo. Se ainda tem dúvidas, pegue a lista mais recente dos países mais visitados no mundo. Será que algum país da Africa, com suas enormes belezas naturais e seu clima tropical está entra os 10 que a encabeçam? Será que o Brasil está pelo mesnos entre o primeiros 20 destinos? Bem, querida, infelizmente a resposta é não. E será que você pensa, realmente, que é porque apenas o Brasil tem “natureza, cultura, diversidade de pessoas, flora e fauna”? Será que Deus criou coisas bonitas apenas aqui? Se vc pensa isso mesmo, precisa viajar e conhecer o mundo. E, por favor, não pense que digo isso com arrogância! Todos lá fora conhecem (até mais do que os próprios brasileiros) nossas belezas naturais, nosso futebol competente, nosso carnaval artístico, mas quantas destas pessoas vêm gastar seu dinheiro aqui?  Poucos são os que se aventuram a visitar um país que tem favelas por todos os lados, muito pouca segurança, péssimos meios de transporte, sujeira por todos os lados, etc, etc… Afinal de contas, quem quer voltar para casa com fotos de um lugar assim? Por último, reafirmo minhas críticas ao mal emprego da nossa língua, simplesmente porque isso denuncia, não apenas o caos na educação, mas a falta de patriotismo e de amor por um símbolo que representa uma parte gigantesca da cultura e identidade do país que você mesma quer “destacar”.
          P.s.: Se você tivesse noções de macroeconomia, urbanismo, geografia e história internacionais, não falaria que por causa de pessoas como eu o Brasil está assim. Na verdade, ele está como está, porque pessoas como você  e vários outros, não buscam conhecimento, falando do que desconhece, apoiando quem fala errado e valorizando a mediocridade!!!

      • Sou paulistano da gema , li o texto deste rapaz e estou 100% de acordo , e fiquei impressionado com o seu comentario imagino que ele seja do Rio , realmente sempre imaginei Sampa com seus arranha-ceus futuristicos com varios opcoes de lazer como shopping , parque de diversao ,restaurante convencoes , hotel e trabalho como escritorios etc igual ao que visitei em Yokohama o predio mais alto do Japao que possui o elevador mais rapido do mundo levando pessoas ate o mirante no topo do arranha-ceu , fiquei pasmo com vista noturna de Toquio e eh isso que falta em SP mais entretenimento , nao sejamos provincianos , mediocres e a mesmice o brasileiro precisa pensar em inovacao e progresso sempre dizendo AH TEM paulista , masp , ibirapuera… e so e assim o estrangeiro enxerga sp e o brasil …..POUQUISSIMO !! o gringo prefere ir para HONK KONG ,NEW YORK , SHANGAI , DUBAI……ETC E EU TAMBEM!
        Nao entendo porque se proibe predios acima de tal altura em SP , sendo que ha muuuuiiittttoooo predios erguidos juntos e por que nao fazer em um so e adquirindo mais area verde ao redor..! e outra o arranha-ceu chama muita atencao , mais turistas tirando suas fotos e deixando seu dindin para a cidade XO MEDIOCRIDADE…………………..

  2. São Paulo tem sim pontos de referência interessantes… mas quando alguém no norte do país, por exemplo = eu, ouve algo sobre a cidade logo associa com poluição, barulho e um monte de “defeitos de metrópole”… e com razão. Muitas vezes esses defeitos ofuscam a imagem de um parques, de obeliscos, de museus…
    e olha que eu já estive em SP…

  3. Existem previsões que nem Nostradamus ousaria dizer, mas veja uma lista de mega arranha-céus previstos para construção em SP (tomara que pelo menos um deles se concretizer, também compartilho da sua opinão)

    http://skyscraperpage.com/cities/?cityID=909&type=all

    Achei este link também que fala no final da página sobre alguns projetos bem ambiciosos para daqui uns 4 anos em SP, tomara que saiam do papel

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_arranha-c%C3%A9us_do_Brasil

  4. Pedro, não estou falando mal de Sp. Eu só acho que a gente não pode pensar só na melhor das hipóteses. Você conhece Sp. Eu também. Mas e o cara que não conhece?
    Dubai é um ótimo exemplo sim, porque praticamente não tem petróleo lá.
    Sem petróleo, sem grandes atrativos, seria um deserto se o príncipe de lá não fosse genial e criasse no braço atrações suficientes para tornar Dubai um centro mundial de negócios e turismo.
    Isso não tem nada a ver com o modo como os árabes da arábia saudita tratam suas mulheres. Pelo que sei, as mulheres em Dubai podem trabalhar normalmente. Elas usam lenços na cabeça ou até mantos por questões de religião. Não posso negar que eu não gostaria disso se fosse mulher. Mas cada um é cada um. Por exemplo, aqui no Brasil, muitas crentes não podem usar calça e nem blusa sem manga comprida, e nem cortar os cabelos. Cada um sabe onde o calo aperta.
    Isso não tem a ver com administração e visão empreendedora. Dubai é um ótimo exemplo.

  5. Sou de São Paulo e quando penso na cidade imagino basicamente três coisas: a Av. Paulista, o MASP e o Copan que, diga-se de passagem, é o prédio mais bonito daqui – ao meu ver.
    Mas São Paulo tem muitos monumentos, museus e coisas marcantes do ponto de vista arquitetônico, mas nenhum é muito explorado nem pela população nem por muitos turistas.

  6. exatamente meu amigo, e nem precisa ser tao caro, o arco do triunfo foi barato, a estatua da liberdade? pff ate o redendor foi uma pechincha comparado a quandidade incrivel de turistas que ele trouxe

    o detalhe é que tem que investir na segurança antes de querer trazer turistas, o rio de janeiro esta sendo mal visto aqui nos USA por sua pobreza e insegurança…um monumento em sao paulo nao ia dar um resultado muito diferente

    o brasil tem que investir em patriotismo, pq quase nao há pixadores em paris? pq eles amam ser franceses! eles nao querem estragar o patrimonio, aqui nos USA todos tem a bandeira do pais em suas casas, enquanto no brasil o maximo que alguem tem é uma bandeirinha em cada havaianas…havaianas é um produto que deu certo no exterior, leva a bandeira longe mas o que dizer do nome? alguem sabe que aquela bandeira é do brasil?

    turismo é uma maravilha, mas precisamos concertar e amar nosso pais antes de exibir ele por ae

  7. Acho que pensar em construir o prédio mais alto do mundo aqui em SP seria um pouco de luxúria desnecessária, temos coisas melhores pra investir como o Centro velho de SP que hoje em dia lembra o filme “Fuga de Nova York”. Prédios velhos e abandonados, curtiços e criminalidade.

    Seria legal, mas já imaginou o nosso cartão postal um prédio imenso e um monte de curtiço ao redor?

  8. Aiii Philipe, realmente, olhando a foto que você postou, São Paulo está pior que o Morro e a Comunidade da Rocinha inteira, totalmente desalinhado.
    O dia que construirem um arranha-céu em São Paulo, vai ser o cartão postal da cidade.
    E lá tem chão pra isso, aquele monte de concreto desordenado?
    A pressa de fazer o país crescer dá nisso, faltou um bom arquiteto urbanista.

    Quem sabe passar uma retro-escavadeira nisso tudo e começar do zero?

  9. Philipe, concordo com você totalmente. O brasileiro pensa muito pequeno, não percebe que marcos arquitetônicos, e não somente grandes edifícios, geralmente trazem um retorno enorme para a cidade onde é feito. E isso não deveria valer somente para São Paulo, mas para qualquer cidade do Brasil. Talvez seja um exagero comparar com Dubai, porque eles tem muita grana e não vão parar tão cedo de surpreender, seja com o maior prédio do mundo, o maior parque de diversões, a maior ilha artificial, o maior aeroporto, etc. Acho que não precisa tanto. Ninguém falava de Kuala Kumpur até erguerem as Petronas, Taipei também se tornou muito mais conhecida com o 101, mas também temos o caso de Bilbao, uma decadente cidade industrial que se reergueu e hoje recebe milhares de turistas por causa do Guggenheim. O problema em relação aos edifícios altos é que a maioria das prefeituras simolesmente não permitem construções muito altas, como é o caso de São Paulo, como se não existissem rotas aéreas e que os aviões pudessem passar em qualquer lugar que quisessem.
    Estão demolindo a Cracolândia. Que tal ter culhões e construir ali um único e gigantesco marco para São Paulo e o Brasil?

  10. É exatamente este o ponto. Quando os EUA construíram o famosos Empire State Building, a economia em Nova York e nos EUA como um todo, ia de mal a pior. Ainda assim, eles escolheram o pior lugar da cidade, perto do porto, um lugar cheio de mendigos e prostitutas e ergueram ali o maior prédio da cidade. Quando o prédio ficou finalmente pronto, a economia estava tão mal nos EUA, que levaram décadas até as salas comerciais serem finalmente vendidas. Naquele tempo, parecia uma maluquice. Hoje vejo que os caras tiveram uma puta visão. O prédio valorizou aquela área degradada e virou um símbolo mundial. Ele gerou milhares de empregos diretos e indiretos, e funcionou para conter a degradação social.

  11. A única coisa que o brasileiro precisa é de vergonha na cara ! Quando deixarmos o tal “jeitinho” de lado as coisas mudam para melhor …

  12. Eu acho que so brasileiros acham sao paulo uma cidade “”cosmopolita””
    eu morei em sao paulo praticamente minha vida toda.
    agora passei um tempo por Londres e at’e ontem estava em Berlin…
    sinceramente .. sao paulo esta loonge de ser cosmopolita
    entendam, nao quero dizer que nao gosto de sao paulo. amo aquela cidade e ‘e onde eu queria estar o resto da vida.
    mais as cidades cosmopolitas que eu conheco estao longe de sao paulo.
    estava pensando muito sobre isso nos ultimos dias e um aprofundamento no assunto ia ser muito bom.
    keep the good work!

  13. Eu sou paulistano e não posso deixar de concordar com muitas coisas citadas. São Paulo não possui um marco porque, cresceu rápido demais e com muito pouco planejamento. Acredito que São Paulo não possui prédios mais altos porque a legislação municipal não ajuda. Seria interessante, como já citado contruir em áreas degradadas do centro. O parque do Ibirapuera é um marco, mas prédios (ou torres) podem ser vistos de uma distância muito maior. Paris é um exemplo, possui construções muito bonitas mas a torre pode ser vista da cidade inteira. Não por acaso é o seu maior marco. Mas para o Brasil melhorar a imagem, é preferível que os nossos políticos sejam mais honestos, se São Paulo cresce o Brasil cresce, e o inverso também.

  14. eu concordo que o brasil deveria ter o seu simbolo de futurismo !!!!
    E só querer….
    o EMPARE STATE (como exemplo)foi contruido na epoca em que os eua estavam em uma crise enorme

  15. São Paulo não precisa de um arranha-céu gigante, exatamente. Há muitas cidades que são lembradas por outras atrações que não arranha-céus. Bilbao, por exemplo, hoje é famosa pelo Guggenhein que lá foi construido, que é belíssimo e não é um arranha-céu. E assim acontece com muitas outras cidades. Nem é preciso gastar muito para isso.

    O que falta no Brasil é criatividade, imaginação e vontade. Um belíssimo e futurista trem suspenso, do tipo Maglev (como o seu pai defende, Philipe), que atravesse a cidade, já poderia ser uma grande atração e ainda útil para melhorar o trânsito, por exemplo. Poderia ser feito concurso para uma nova construção (e atração) arquitetônica para a cidade… E as idéias baratas: ônibus de dois andares (ao menos o turístico, aberto no teto, como em várias cidades), carruagens para passeios (também como em várias cidades), belíssimas estátuas douradas (como em várias cidades do “primeiro mundo”), belas cabines telefônicas, guarda metropolitana com uniforme exclusivo, único e belíssimo, entre muitas outras possibilidades….

    Enfim, muitas cidades nem são conhecidas por uma única grande atração, mas por várias pequenas. Sem esquecermos que limpeza e baixa criminalidade também ajudam muito!

  16. [quote comment=”29020″]São Paulo não precisa de um arranha-céu gigante, exatamente. Há muitas cidades que são lembradas por outras atrações que não arranha-céus. Bilbao, por exemplo, hoje é famosa pelo Guggenhein que lá foi construido, que é belíssimo e não é um arranha-céu. E assim acontece com muitas outras cidades. Nem é preciso gastar muito para isso.

    O que falta no Brasil é criatividade, imaginação e vontade. Um belíssimo e futurista trem suspenso, do tipo Maglev (como o seu pai defende, Philipe), que atravesse a cidade, já poderia ser uma grande atração e ainda útil para melhorar o trânsito, por exemplo. Poderia ser feito concurso para uma nova construção (e atração) arquitetônica para a cidade… E as idéias baratas: ônibus de dois andares (ao menos o turístico, aberto no teto, como em várias cidades), carruagens para passeios (também como em várias cidades), belíssimas estátuas douradas (como em várias cidades do “primeiro mundo”), belas cabines telefônicas, guarda metropolitana com uniforme exclusivo, único e belíssimo, entre muitas outras possibilidades….

    Enfim, muitas cidades nem são conhecidas por uma única grande atração, mas por várias pequenas. Sem esquecermos que limpeza e baixa criminalidade também ajudam muito![/quote]

    Concordo totalmente com o que você disse. Tipo nem precisa ser um arranha-céu gigante. A minha cidade, Niterói era bem menos conhecida no mundo até o Niemeyer construir um puta dum disco voador enorme aqui perto da minha casa. O museu de arte contemporânea de Niterói é um dos raros museus onde o povo vai mais para ver a arquitetura do que o acervo propriamente dito.
    Este tipo de coisa, que atrai turismo, incentiva a economia e gera mais valia no povo é que está faltando.
    Saca só:
    http://mypreview.files.wordpress.com/2007/12/museu_de_niteroi.jpg
    Eu moro pertinho disso aí.

  17. São Paulo tem ícones lindissimos. O parque do ibirapuera como um todo, o complexo dele é lindo. Arquitetura marcante, mas que não são arranha-ceus e por isso sao ësquecidos. O Masp é maravilhoso. Também é baixo. Concordo que SP precisa de um, literalmente, arranha céu, pra sobressair na paisagem…

  18. chequei meio de bico,mas…eu concordo..sampa precisa de um arranha-céu…Dubai num era nada,ai derrepente começaram a investir nela,agora ela tem tipo uns 200 predios de 200 a 300m de altura,e mais de 400 projetos de estruturas de tamanho semelhante ou maior,sem fala no burj dubai que quando for terminado vai ter mais de 800 metros de altura e eles ainda tem um projeto pra um empreendimento que vai ser tipo o centro da nova dubai,vai ter um predio com 1400 m de altura(é o que está previsto).
    pois é..bem que poderia aparecer um bando de loucos afim de investir alguns trilhões de dolares em são paulo..com certeza iria gerar muitos empregos em toda a região metroplitana!!

  19. ADORO A CIDADE DE SÃO PAULO. SOU DO INTERIOR DE SP. MAIS PRECISAMENTE DE ONDA VERDE, CIDADEZINHA PRÓXIMA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. HOJE VIVO EM PORTO VELHO, RONDÔNIA. CONCORDO QUE SAMPA PRECISA DE UM MEGA EDIFÍCIO, UM VERDADEIRO ÍCONE QUE VENHA IMEDIATAMENTE À MENTE DAS PESSOAS SEMPRE QUE O NOME “SÃO PAULO” FOR MENCIONADO. QUE VENHA ESTE EDIFÍCIO. QUE VENHA TAMBÉM MELHORIAS NA SEGURANÇA E MAIS DIVULGAÇÃO DO QUE A CIDADE JÁ TEM DE BOM. DE BOM, NÃO! DE ÒTIMO!!! É PRECISO FALAR MAIS DOS MUSEUS, DA PINACOTECA, DA FANTÁSTICA GASTRONOMIA, DOS CINEMAS, DA AGITADÍSSIMA VIDA NOTURNA, DAS PIZZARIAS, DO SANDUICHE DE MORTADELA DO MERCADÃO, DOS PARQUES E DOS MONUMENTOS, ENTRE OUTRAS MIL ATRAÇÕES. UM GRANDE CHARME EM SÃO PAULO SÃO AS RUAS DE COMÉRCIO ESPECIALIZADO: NA CANTAREIRA, VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES FRIOS E LATICÍNIOS; NA CONSOLAÇÃO, LUSTRES; NA SANTA EFIGÊNIA, ELETRO-ELETRÔNICOS; NA FLORÊNCIO DE ABREU, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PESADOS, VESTIDOS DE NOIVA É NA RUA SÃO CAETANO; NA 25 DE MARÇO, ARMARINHOS E QUASE TUDO O QUE VOCÊ PENSAR. LEMBREI APENAS DE ALGUMAS RUAS. QUEM CONHECE SÃO PAULO MAIS DO QUE EU, CERTAMENTE SABE DE MUITAS OUTRAS. PARA MIM, A PALAVRA QUE MELHOR DEFINE ESTA CIDADE É “FASCINANTE”. A DIVULGAÇÃO DE TUDO ISTO (MAIS INTENSA QUE A ATUAL)ACOMPANHADA DO MEGA EDIFÍCIO, CERTAMENTE COLOCARÁ SÃO PAULO NO ALTO DO PÓDIO.

    • E também, mais algumas que eu lembro agora: rua General Osório, motopeças; rua Guaianazes, motopeças de origem “duvidosa”; rua Aurora, bordéis de 5ª e cine-pornôs; Alameda Glete, peças pra geladeiras e ar-condicionado; rua dos Andradas, equipamentos eletrônicos e musicais usados; Av Luis Inácio de Anhaia Melo, lojas de carros usados; Av Europa, concessionárias de automóveis de luxo; rua Oscar Freire, boutiques de roupas de griffe; rua do Gasômetro, aglomerados de madeira, fórmicas e equipamentos de marcenaria; av. Celso Garcia, fogões e equipamentos para cozinhas industriais (próximo à Salim Fahrah Maluf, muitas brechós de móveis usados); rua Augusta, saunas gays e bórdéis de alto padrão; rua Harmonia (Vila Madalena) barzinhos alternativos e restaurantes vegetarianos; rua Cardeal Arcoverde, barzinhos MPB; rua 13 de maio, cantinas; ladeira Porto Geral, bijouterias e fantasias de carnaval; ruas nas imediações do mercado municipal: cada uma especializada em um tipo de “secos e molhados” (só lembro da rua Sta Rosa, que fede a alho, é a rua dos armazéns de alho), e mais algumas dezenas de ruas especializadíssimas que eu não lembro agora…
      Além, é claro, dos grandes centros financeiros, a tradicional Av. Paulista, a Faria Lima (“nova Paulista”) e a Berrini (“novíssima Paulista”) estas duas últimas avenidas formam a “Manhatan Brasileira” e concentram o metro quadrado mais caro do Hemisfério Sul, são os lugares ideais, além da região da Luz e a sua “cracolândia”, para receber um mega arranha céu…

  20. Eo concordo com vc!sou do interior de sampa(nhandeara).Nunca fui a são paulo mas pretendo ir logo.Enquanto eu ouço falar de arranha-ceus em dubai de 500, 600, 700 metros, me envergonho quando tem a capacidade de chamar os predios de sao paulo com no maximo 170 metros de “arranha-ceus”.Falta é inteligencia:basta alguns investidores q se associam e juntos tem dinheiro para construir 1 predio alto.O problema é q o povo brasileiro tem o comodismo, naum tem coragem de ousar.Pos isso o Brasil nunca vai passar de 1 pais em desenvolvimento.

  21. Esse lance de patriotismo é sério. Ou pelo menos deveria existir na cabeça dos brasileiros a noção de comunidade, de que cada um deveria se sentir responsável por algum papel no desenvolvimento do país ou da sua cidade.
    Em São Paulo podemos ver um microcosmo do que acontece quando as pessoas não se sentem responsáveis pela sua cidade. São milhões de pessoas de todas as partes do país e ninguém acha que a cidade é sua. Parece que estão vivendo em SP porque não têm outra opção.
    Realmente tem muita coisa em SP para o Paulistano e para o brasileiro se orgulhar, mais do que em qualquer lugar do país. Se essa teoria de que um mega arranha-céus pode elevar o status da cidade funcionar, nós vamos precisar de um que vá até a Lua para compensar o que a falta de sentimento de civilidade do morador de SP (seja do paulistano mesmo ou do migrante), faz no sentido oposto. Na verdade, acho que isso vale pra todo o país.
    No momento, acho que São Paulo é uma terra de ninguém.

  22. O estado de Sâo paulo é mesmo uma merda principalmente a cidade,
    nós somos um puta terceiro mundo,cheio de povão,e mendigos nunca seremos nada pois somos de sangue sujo mal’educados inferiores losers acabados são paulo só vai de mal a pior

  23. Concordo plenamente com o que você pensa de São Paulo… uma das maiores cidades do mundo, e o maior predio dela é um maldito predio construído na época da pedra… acho que deveriam fazer algo diferente para fazer São Paulo ter algo mais importante do que a tal Centro Empresarial Nações Unidas ou alguns predinhos mais ou menos que tem aqui…(que têm no máximo 190m) apoio o Órbita Residence… e continue com reportagens assim viu…

  24. não intendo como podemos ser a 9°maior economia do planeta e termos predios edificios de paises africanos nas principais cidades globais como rio e são paulo com suas conquistas de copa do mundo e e olimpiadas de 2016.nossos maior edificios e o emirantes do vale em sp com 50 andares uma vergonha para o pais para os turistas.paises mais pobres que o brasil como panama na america central tem um monte de arranhas ceus modernos e altos e olha que o pais e considerado pelo mundo um pais em desenvolvimento-pobre ja aqui nosso vizinhos coomo chile esta prestes a inalguara um arranha ceu de 60 andares e eles são 3 vezes mais pobres que o brasil e estão na frente em turismo e modernidade .o brasil esta com aspecto velho e inferior ao mundo o que se nota .precias acordar os governos e encentivar empresas a construir arrnhas ceus que dão inpregos e atrai turistas e moderniza o pais velho que somos hoje nos brasileiros queremos um brasil moderno e bem falado lá fora..protestem divulgem pois arranha ceus são lindos e luxuosos

  25. pow e vergonhoso as garndes metropoles brasileiras serem tão atrasadas assim com 50 andres os maior do brasil pow somos rico o bastante pra mudar a cara desse pais precisamos modernizar-se as nosas metropoles tão com mais cra de velha do que minha vó sõa paulo possui estrutura sim e çlargas ruas e grandes empresas para comprara escritorios que contem em grandes arranhas ceus ainda mais se for feiro no rio pinheiros proximo a aponte uma maravilha inalgurada a pouco tempo na cidade sou de barretos cidade da festa do pe~çao mais vou a sp e to ligadão lá e aposto em um dia lá a constrrução de arranhas ceus de verdade de mais de 200 metros não só lá mais eno rio de janeiro outra cidade que meresse investimento.brasil verde das matas e moderno e que queremos respondam no meu prog no yahoo cade arranhas ceus do brasil? respondam lá barretão 2010 eu vou e vc?

  26. ESSE PAIS E UMA CACÁ ,NUNCA SE IGUALÁ AO MUNDO FEII NÃO SEI OQ ACONTECE SEMPRE ESTAMOS PRA TRAZ,SOMOS VELHO,NÃO TEMOS UM ARRANHA CEU O MUNDO INTEIRO JA TEM,JA FOI AS VEZES DOS RICOS,DOS EMERGENTES,AGORA ATÉ O MUNDO POBRE COMO PANAMÁ E OUTROA PAISES INALGURAM GRANDES PREDIOS.E CADE O BRASIL.COMO SEMPRE ESPERANDO CAIR DO CEU UM ARRANHA CEUU.SO PODE SER O GOVERNO NÃO AGE E PÕE LEIS QUE EMPEDI GRANDES OBRAS DE EDIFICIOS ALÉM DE NÃO ENCENTIVAR E UMA VERGONHA.

  27. Eu entendo perfetitamente o que você esta querendo dizer.
    São Paulo precisa de uma espécie de CARTÃO POSTAL OFICIAL da cidade.
    Assim como París tem a Torre Eifel; NY tinha a Estatua da Liberdade com o WCT ao fundo; Chicago tem a Torre da Sears; Até Buenos Aires que tem o Obelisco da Avenida 9 de Julho.
    E SP? Sampa tem varios cartões postais lindos como o COPAN (com o se design arrojado e corajoso), o Banespa; a Sé; o Masp (Tb muito arrojado); a Paulista em si, além daqueles predios na Avenida Nações Unidas…
    Só que São Paulo, precisa de uma especie de CENTRO OFICIAL, MARCO CENTRAL; CARTÃO POSTAL OFICIAL….
    E nada melhor que um predio de uns 80 andares p/ essa função.

  28. :happy: concordo plenamente com o lucas como ele cita a cidade demorrou para mostrar sua força e fazer seu cartão postal moderno como o resto do mundo não só são paulo mas grandes capitais brasileiras como rio de janeiro e outras.Esses cartões postais como a catedral da sé,predios das nações unidas,avenida paulista são lndos mais o mundo não parou e o brasil parou nessas arquiteturas dos anos 90,80,70 no caso do emirantes do vale,maioor predio do brasil de apenas 50 andares.o país precisa se modernizar mais ,por ser considerado pelo mundo um pais do futuro,temos que mostrar nossa arquitetura e empresionar o mundo e atrair turistas,precisa de um arranha ceu gigante num local planejado como no rio pinheiros com largas ruas,metro e a nova ponte, um local perfeito ja no rio de janeiro um local bom em frente a praia de copacabana e ipanema ou centro que oferece boas estruturas,os beneficios de um arranha ceu e empregos bons,turismo e moderniza a arquitetura das cidades alem de ser a nova onda do mundo. algums brasileiros ainda são contras.paciencia, acorda brasil não vejo a hora de inalgurarmos um acima dos 55,60 andares.

  29. 1111.9 metros?!!! : :omg: shocked: será que pessoas muito medo de altura… :lol2: :lol2: :

    obrita residence será um dos maravilhas do mundo moderno, será que vao fazer de ser construido???? duvido… :/

  30. a final quando será que o brasil e as suas metropoles como são paulo e rio de janeiro deixara de ter favelas e construir arranha ceu precisa se modernizar brasil vc vede moffo e aparenta ser museu espero um pais melhor

    • A redução da favelização será um efeito colateral da melhor distribuição de renda e de um sério e sistemático programa nacional de planejamento familiar e infraestrutura. Sem isso, as favelas só vão aumentar. Se depender dos políticos a merda só vai piorar, pois quanto mais pobre, mais voto. Quanto mais ignorância mais alienação no reino da corrupção.

  31. sabe o que eu acho que esse governo ta se metendo a cara onde não deve em outras nações preucupado em resolver plobemas do haiti,honduras e esta se esquecendo das imensas favelas que esta desvalorizando cidades super ricas como são pauloe rio de janeiro,a favela esta tomando conta das nossas capitais,alem e claro da violencia e de cadeias lotadas,a falta de saneamento e precario,sou do interior de sp mas estou ligado no telejornais e estudo muito sobre o assunto e e vergonhoso sermos o 9 pais mais rico do mundo com cara de africa,e cidades virando rios com inchentes em varias cidades,outra quando a interesse de construir um arranha ceu no pais para tirar essa cara de verruge que tá os governates vai lá e reprova,projeto tem,vai gerar emprego,vai atrai turista e modernizar o pais mas o governo parece que não quer ver o progresso,não a poblema nenhum de construir um lindo arranha ceu aki, e tirar essa ideia que aquele museu emirantes do vale e um arranha ceu,era na sua inalguração anos 70, hje o mundo ta mais alto e moderno,e o brasil,tá que tras muito movimento mas e so estudar e aprovar esses lindos e altos edificios em largas ruas com metro e infra estrutura como em são paulo rio pinheiros super valorizado na cidade, centro que esta esquecido, no rio de janeiro enfrente as praias e no centro que possui metro e largas ruas,não vejo um poblema arranha ceu mas sim solução.sp precisa de um arranha ceu de verdade de mais de 60 andares

  32. SÃO PAULO no passado tinha os maiores predios do planeta fora dos EUA.
    O BANESPA por exemplo, era o predio mais alto do Mundo depois do Empire State de NY.
    Só que SÃO PAULO esta ficando para tras das metrópoles da Asia, e até de semi-metropoles Ciudad del Panamá e BangKoc, na Tailandia, que vive um caos soial.
    Veja como São Paulo esta ficando pra tras: Mirante do Vale, foi concluido em 1960; Edifício Itália – 1965; Rio Sul Center – 1982; Ed. Banespa 1947….e etc.
    Se pegarmos a lista dos maiores predios do mundo em 1970, nós vamos perceber que os somente há arranha céus nos EUA e em São Paulo….
    Então, surge uma pergunta: POR QUE SÃO PAULO FICOU PARA TRAS;…

  33. S?O PAULO no passado tinha os maiores predios do planeta fora dos EUA.
    O BANESPA por exemplo, era o predio mais alto do Mundo depois do Empire State de NY.
    S? que S?O PAULO esta ficando para tras das metr?poles da Asia, e at? de semi-metropoles Ciudad del Panam? e BangKoc, na Tailandia, que vive um caos soial.
    Veja como S?o Paulo esta ficando pra tras: Mirante do Vale, foi concluido em 1960; Edif?cio It?lia – 1965; Rio Sul Center – 1982; Ed. Banespa 1947….e etc.
    Se pegarmos a lista dos maiores predios do mundo em 1970, n?s vamos perceber que os somente h? arranha c?us nos EUA e em S?o Paulo….
    Ent?o, surge uma pergunta: POR QUE S?O PAULO FICOU PARA TRAS;…

  34. São Paulo em termos de
    projeções arquitetonicas
    tá sim fikando pra trás,
    dizem q existe uma lei q impede
    a construção de edificios,komo
    os de New York,Dubai,Los angeles,etc….
    Não é copia-los,mas acompanhar o progresso,
    principalmente São Paulo já merecia esse tipo
    de progresso!!!!
    Vejam q desperdicio,temos o maior arquiteto
    civil do mundo heim….

  35. Acho que São Paulo merecia um edifício de uns 250 metros, não precisa ser o mais alto do mundo e coisa e tal, mas um beeem alto para ficar “em dia” com qualquer outra metrópole e é claro com um mirante aberto ao público, coisa rara em outros prédios altos, sempre tudo muito dificultoso e modesto demais para uma São Paulo. Hoje mesmo estava pensando nisso quando vi a comemoração dos 10 anos da roda gigante inglesa “London Eye” imaginei como seria uma dessas ali no finalzinho da av. paulista depois da consolação e angélica, daria pra ver a cidade toda jardins centro zona oeste etc. … Acho que São Paulo precisa cada vez mais de atrativos construídos pelo homem é uma cidade de serviços, o parque do Ibirapuera vale mas tem que ser mais um entre muitos encantos extravagâncias ou qualquer outra definição que uma cidade cosmopolita com São Paulo possa ter. Há anos fiquei imaginando porque a globo não usava como cenário de uma de suas novelas de época que retratava os barões do café um casarão verdadeiro que ainda esteja lá com o passar dos capítulos filas de pessoas se formariam para ve-lo e imaginar tudo que se passou por ali quando aquela casa e aquela avenida nem imaginavam que historia iriam promover anos à frente. Seria ver de verdade e não na ficção, quem vai hoje em dia ao casarão das rosas na av. paulista admira a arquitetura etc., mas dificilmente imagina que ali já morou uma família que tinham crianças brincando que passavam charretes na porta etc. etc. Acho que falta mais inspiração, ousadia ao turismo de São Paulo. Garanto que em Nova Iorque um buraco qualquer do dia pra noite se torna uma atração turística porque eles sabem como fazer isso e fazem bem.

  36. Eu acho ke todos os projetos
    apresentados para esses megas
    edifícios, só sairam do papel
    quando molharem bem as mãos
    desses politicos corruptos!!!!
    E realmente S.Paulo precisa
    pensar nesse tipo de progresso,
    os edificios existentes não
    são de todo mal,ao contrario
    existem até edificios bem
    modernos,com exeção de alguns!!!
    Más a capital paulista precisa sim
    desse tipo de progresso,e tbm merece!!!!!!

  37. e sempre a mesmsse de edificios lançamentos de concreto armado,predios cinzas de no maximo 40 andares,enquando o mundo ja esta em estrutura de aço,e vidro lindos e altos predios que atraem alem de turismo,empresas e escritorios gerando milhares de empregos de otima qualidade de multinacional ou seja ganha bemm,na china,coreia,e asia,fizinhos nossos como chile ,panama america central e outras cidades menos desenvolvidas inalguram lindos e modernos predios atraem empresas como fiat,nestle e varias multinacionais querem se instalar no edificio,atrai negocios,turismo,e renda,eles acordaram e estam se dando bemm,dados mostram que este ano vamos crecer de 5%a6%emergentes como nos india,china,russia vão crecer mas de 7% pois inovam,atrai a industria eles querem fazer do brasil um pais agropecuario,e vamso melhorar quando irmos atras dos nossos direitos,protestar,queria um pais melhor sim nos meessemos,sp merrese desenvolvimento forte e arrab=nha ceu moderno barretos sp cidade da festa do peão :argh: :cool: :D :ohhyeahh:

  38. na primeira foto mostra a casa da minha vo (na qual eu morei)
    é aquele unico predio no canto inferior direito
    se for pra são paulo passa la
    conheço tudo la no centro e posso te levar pra fazer um tour

  39. Edifícios já propostos e visionados para o Brasil

    Posição Nome Cidade Altura em metros Andares Ano de Inauguração
    1 Orbita Residence[316] São Paulo 1111.9m 265 2011
    2 Visionary Tower[317] Rio de Janeiro 795m 175 1999
    3 Landmark Tower[318] São Paulo 695.5m 168 2009
    4 City Tower Parque Anhembi [319] São Paulo 650 m 160 2011
    5 Tietê Plaza [320] São Paulo 624 m 166 2009
    6 Tower of Peace [321] São Paulo 508.1m 108 2000
    7 Petrobrás Headquarters [322] São Paulo 450 m 120 ?
    8 Supertorre Cambuci [323] São Paulo 441 m 110 2008
    9 Edifício Armount [324] Goiânia 430 m 82 2015
    10 The Business Tower I [325] São Paulo 402.9 m 106 ?
    11 The Business Tower II [326] São Paulo 402.9 m 106 ?
    12 The Business Tower III [327] São Paulo 402.9 m 106 ?
    13 Parque Residential Itaim-Bibi [328] São Paulo 399 m 99 ?
    14 Sao Paulo Mega Center 1 & 2 [329] São Paulo 378.7 m 97 ?
    15 Sirius Millenium Tower [330] São Paulo 320 m 68 ?
    16 Cosmopolitan Tower [331] Salvador 250 52 ?

  40. Caraca meu voce pensa exatamente como eu, eu sou paulista vivo e trabalho aqui estudo aqui adoro a cidade ,mas meu como uma cidade como sao paulo nao tem um arranha ceu cara é como vc disse precisa de um icone algo que invista na cidade que chame a atençao do mundo por isso concordo plenamente acho uma pena alguem nunca ter bolado isso ainda mas sei la ,parece que tem uma lei que nao pode construir predios acima de 170 metros se existe essa lei nao sei a razao tem que ver se é legitimo ,mas se nao for coloca logo um em alphaville que é o novo polo de empresas de sao paulo e outro na marginal pinheiros ou na paulista sei la mas iria dar uma bela ajuda na cidade o rio tem que ser o cartao postal do brasil sempre temos q ajudar o rio a ficar sem violencia e bonito e sao paulo é a cidade de negocios do brasil tambem temos q cuidar o rio e sao paulo sao a 3 maior area metropolitana do mundo e vai ter o trem bala ,quer dizer se sair ne!

  41. OLHA SE TIVER UMA LEI QUE PROIBE A CONSTRUÇÃO DE ARRANHA CEU QUE PRA MIM TEM QUE SER MAIOR QUE 50 ANDARES E MAIOR DO QUE 180METROS UMA VERGONHA PARA O PAIS POIS PARESSE QUE NOSSOS LIDERES (GOVERNANTES)NÃO QUEREM MODERNIZAR E ATRAIR FILIAIS PARA O PAIS,ISSO E BOM PARA O PAIS PREDIOS MODERNOS MOSTRA A FORÇA ECONOMICA,ATRAI TURISTAS,EMPRESAS FILIAIS PARA ENSTALAREM SEUS ESCRITORIOS,E ETC E O CASO DE DUBAI COMEÇOU COM 1 ARRANHA CEU HJE TEM VARIOS E UMA CIDADE SUPER DESENVOLVIDA PELO TURISMO E EMPREGOS EM ESCRITORIOS,PRECISAMOS ACORDAR NOSSOS GOVERNATES NOSSAS MEGACIDADES ESTÃO PARA TRAS COMO SEMPRE… BARRETOS SP E JA FUI PARA SP E RJ E FALTAM PREDIOS ALTOS E MODENOS

  42. O caso de São Paulo é bem complexo, pois hoje em dia, o Governo Brasileiro não quer construir enormes prédios, afinal de contas, pra quê criar um Arranha-Céu agora ? O Governo Brasileiro está focado em engrandecer a economia brasileira, hoje o Brasil é a 8ª maior economia mundial. E instama-se que até em 2015 o Brasil pode está entre as 7 maiores economias mundiais, e até em 2025 ser a 5ª maior economia do mundo, ocupando o lugar do Reino Unido e Alemanha. Acho que num futuro bem próximo, depois desta fase do Brasil ser reconhecido por nós mesmos como “país de terceiro mundo”, aí sim o Governo poderá criar um Arranha-Céu, e quem sabe ter verba suficiente para ter edifício entre os 10 maiores do mundo ? Tudo é questão de tempo, e tudo tem seu tempo.
    Por exemplo, o Brasil hoje tem o maior Edifício Suspenso do mundo, que fica na minha cidade – Belo Horizonte, MG. E eu garanto que é lindo, pode não ser o maior em altura, mais é o maior em suspensão e comprimento.

  43. acredito de que falta mais ,arrojo,visao dinamica,,empreendedorismo,e visao futurista,dos construtores,arquitetos,e demais membros da construçao civil que atualmente e o que da a maior via de empregos do brasil,preferem, conviver com aquela porcaria de cracolandia, e nao desenvolve a area, ficamos a merce dos politicos e da burrrrocracia brasileira ,enquanto micro paises como o emirados arabes unidos,tem a visao do futuro e a audacia dos empresarios , arquitetos,trabalhadores,e toda a populaçao, realmente isto e uma vergonha(como dis o jornalista boris casoi).

    • micro nacoes como cingapura, tem organizaçao,e a area autonoma de hong-kong,e pasmem ate macau de que foi colonia de portugal, estao em pleno desenvolvimento em construcao civil,de mega torres, altas de tecnologia avançadissimas , acima de meros 390mts, isto eu chamo de arrojo, dinamismo, visao futurista,valorizaçao de areas ,degradadas,nao sao como nos que preferem ver e conviver com aquela perdoe-me apalavra (merda)de cracolandia,que acaba com valores imobiliarios,de todas as regoes adjacentes;desta linda que e a cidade de sao paulo obs:sou carioca(de niteroi).

  44. concordo plenamente com o jay cesar says,velho eu acho que o pais mostra sua força economica de verias formas uma dela e pela arquitetura urbana,tipo:em uma megacidade vc sabe que e desenvolvida pela arquitetura,transporte e etc ou pelo menos sabia pois até os em desenvolvimento estão avançando muito, mais que o brasil em termo de arquitetura ou seja estão crescendo e mostrando sua nova força,criando ou deixando o poder privado criar suas cedes,escritorios e isso chama a atenção de empresas estrangeiras que vão querer criar sua filial tambem, e vai começar uma “disputa” arquitetonica arojada e moderna o que o brasil não tem, com isso gera milhões de empregos de altos salarios, e essa tecnica que dubai usou para ser hoje uma cidade desenvolvida em pais pobre,e deu certo a cidade e reconhecida no mundo todo e qualquer brasileiro se pudesse queria conhecer,alem de ficar super desenvolvido a cidade atrai milhões e milhões de turistas almentando ainda mais o desenvolvimento da cidade. E dissso que o brasil como 8° potencia mundial precisa,e claro que o governo não vai construir um arranha ceu ,mas pelo menos deixa o poder privado(empresas nacional ou internacional) começar a mudar nossa arquitetura de concreto armado,isso ja esta ridiculo na minha opinião e claro. PAra vcs ter uma ideia paises como chile ,venezuela e outros que nem estão em destaque nas principais potenciais mundiais tem lançamentos novos,modernos,todos de vidros e lindo,e no caso do mexico muito atras do brasil mas mostra sua força em crescimento veja esse site não e virus pessoal veja que não são mega predios mas são modernisimos e eles estão bem atras do brasil eonomicamente
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=366182
    alem e claro da cidade do site não ser nem megacidade como sp e rio de janeiro mas fica no interior do mexico nem e capital.
    A critica que tenho a fazer e que simplesmente não consigo entender como a 8° potencia pode ter tanta miseria e uma arquitetura do sec 18 e vergonhoso, não alem da nova noticia que saiu no jornal esses dias que o brasil podia crescer 8% esse ano um otimo resultado e um crescimento indiano(uma parte maior da população iria sair da miseria mas rapido)iria ser um recorde de crescimento mas o ministro entrou em acordo e cortou envestimentos e argumentou que não podemos crescer mais de 7% e uma vergonha como não se a china cresce 10% ao ano…

    • É porque é uma balança complicada a porra da economia. Se o Brasil começar a crescer rápido demais a inflação dispara e todo mundo se estrepa. E dispara por que? Sabe? Porque o Brasileiro é naturalmente filho da puta. Ele vê que tem grana, trata logo de meter 200%, 300% até 1000% de lucro. É isso, essa mentalidade desgraçada que fode o nosso país.

  45. Concordo plenamente com seu comentário, aliás, estendo-o às cidades que sustentam a identidade dos países sulamericanos … em se tratando de edifícios decentes só enxergo Santiago, CHILE ?! :omg: !!
    se eles podem, e se o resto do mundo tem o que ostentar porq a cidade dos paulistanos , que se orgulham quando ouvem : São Paulo, a maior cidade do Brasil não ???
    As olimpíadas 2016 são uma eperança ao Rio.
    Que esse cenário mude, e que os maiores edifícios sejam nas maiores cidades

  46. o que o philipe disse e verdade tambem,sob. economia,quando o pais cresce bem acima de 1% e gente subindo de classe social,e mais poder de compra,e a diminuição da pobreza,,, o brasil antes da crise e pós crise tem capacidade para crescer 5% ao ano se não ja é caos na hora,mas pq?pq paises emergentes como china e india e até russia sempre crescem mais e eles estão cada vez mais perto do 1 mundo(desenvolvido)porque nossos politicos não investem pesado como o pais cresce em energia,estrada,habitação,ferrovia,portos,a infra-estrutura do pais esta ameaçada já e ainda o governo vai lá e corta investimentos para não crescer mais de 8% e uma vergonha a china,india e outras novas potencias ai tem reservas e comprar tecnologia a vista e sempre sai no mercado com produtos mais baratos alem de ter uma otíma infra-estrutura ou seja investimentos pesados e sempre lá mesmo e aki e arroz,feijão,soja,e cerne pais fazenda…alem de faltar um arranha ceu na 9 potencia mundial brasil

  47. Phillipe,

    É normal que um leigo no assunto fale asneiras, portanto não se sinta ofendido pelo meu comentário. O que vc disse sobre a inflação não faz sentido. A inflação sempre dispara se o crescimento da oferta de moeda supera o crescimento da produção, não tem nada a ver com a mentalidade do brasileiro e coisas afins. O Brasil não pode crescer mais que 5% porque não há investimento suficiente sendo feito para isso. Nossa taxa de investimento é de 17% do PIB. A taxa chinesa é de 30 e alguma coisa %. Mas o que vc falou sobre impostos está basicamente correto, o governo mete a mão na gente e gasta mal pra cacete.

    Quanto à questão dos prédios, eu particularmente detesto prédios altos. Qualquer coisa acima de 4 andares para edifícios residenciais, já acho de mal gosto. Para comerciais, não tem jeito, têm de ser maiores mesmo, por uma questão de necessidade. De qualquer forma, acho inevitável que São Paulo passe a ter prédios enormes num futuro próximo.

    A única coisa que me chama a atenção em São Paulo é o Parque do Ibirapuera, apesar da arquitetura do Niemeyer, que costuma ser bizarra e já está mais que ultrapassada: um monte de concreto e poucos detalhes. Acho o Copan o troço mais horroroso do mundo. O que eu acho que ficaria muito bonito seria uma revitalização das marginais pinheiro e tietê. Uma roda gigante no estilo London Eye na região da Berrini seria legal, apesar de ser também algo já batido. Em Cingapura também tem, e em algumas cidades chinesas também.

    abraços

    • Vc tem razão, Guilherme. Eu juntei dois conceitos verdadeiros e ao me expressar de forma simplista, pareceu que um conceito esta diretamente relacionado ao outro como causa-efeito e não está necessariamente.

      Sobre a questão dos outros países crescerem mais e melhor que nós, eu tenho uma hipótese: Eles estão fazendo o dever de casa e nós não.
      Fala-se muito de investimento em educação. Mas falando francamente, cadê a porra da qualidade da educação?
      Eles estão fazendo estradas, investindo pesado em portos, ferrovias, aeroportos, centrais de distribuição, estão desburocratizando os investimentos. Tem programas de longo prazo de investimentos, não estão contingenciando verbas.

      Não preciso nem dizer o quanto o fisiologismo opera como uma âncora que arrasta o Brasil para o fundo. Apesar de todo marketing de que somos os bons, a bola da vez, “os caras”.
      O Brasil sofre de uma montanha de problemas sistêmicos inter-relacionados que nos faz ser o que somos, lamentavelmente. :meh:

  48. atualmente, temos engenheiros e construtores do mais alto gabarito profissional,ha tecnologia para a construçao de edificaçoes de 500 a 1000 mts,facilmente o que atrapalha e a burocracia e a politica de construçoes em nossas metropolis,acho lamentavel,pois micro naçoes como(singapura,emirados arabes unidos,coreia do sul,malasia,antigo e agora anexado hong-kong,macau agora pertencentes a china,tailandia, catar etc….mas em um futuro proximo,com certeza ,metropolis brasileiras como sao paulo,rio de janeiro, belo horizonte,brasilia,goiania,manaus,belem e demais capitais terao mega-construçoes ,obtendo um marco em nossa engenharia de edificaçoes pois somos a setima economia do mundo,em breve seremos ou melhor estaremos entre os cincos maiores economias do planeta,no mais sou-lhes grato,jay cezar tavares de frança.

    • Em 2012 seremos a quinta maior economia do planeta. Tá na hora de meter a mão na massa. Se aqueles putos parassem de pensar em aumentar os próprios salários, talvez tivéssemos chances reais de investimentos infraestruturais que acelerariam este processo.

  49. eu acredito que o autor está correto os nossos predios de são paulo não tem nem sequer nome no exterior são paulo apesar de ser a quinta maior cidade do mundo e desvalorizada la fora
    agora se são paulo tive um local alguma obra prima que chama-se atenção do mundo talvez grandes ivestidores estrangeiros cultivariam o fato de ajudar são paulo ate diversos modos de criaçoes de arranha céus e lugares marcos

  50. Eu sou paulista nascido no bairro da Lapa, infelismente, e moro no sul.
    Me envergonho de ser paulista.
    Um povo que não tem o mínimo de vergonha na cara e patriotismo. Porco com sua própria cidade. Dá até náuseas ao entrar na cidade que mais parece um ferro velho e lixão de tão suja.
    Se bem que Rio de Janeiro não é diferente.
    O mais alto edifício de São Paulo é apenas uma porcaria de cinquenta andares.
    Balneário de Camboriú terá em breve um com 63 andares.

  51. So um comentario.A legislaçao brasileira nao permite edificios de grande porte porque o governo que que as pessoas VIVAM!vOCES VIRAM OQUE ACONTECEU  COM O World Trade Center um gigante da engenharia e arquitetura foi pro chao sem chance de ninguem escapar.Imaginem so um edificio de 1 Km de altura ter um insendio bem la em cima.Quantas pessoas voces acham que iram sobreviver?

    Abraço

    • Oh cara se vcrealmente acredita nisso, vc também deve acreditar em papai noel, coelhinho da páscoa, etc. O governo está interessado, apenas, no seu próprio interesse e nada mais. Se quisessem que as pessoas vivessem, fariam isso promovendo melhor educação, acesso irrestrito à saúde, planejamento e urbanismo das nossas cidades. A arquitetura moderna, há muito, projeta arranha-céus que possiblitem a segurança dos seus ocupantes. Veja o caso das torres petronas, como exemplo, finalizadas em 1998. Elas são interligadas por uma ponte entre os andares 41 e 42, para que, no caso de um incidente, as pessoas possam ser evacuadas rapidamente, passando de uma torre para outra. Nós é que estamos atrasados mesmo e nos acostumamos com coisa ruim, feia ou pouco sofisticada. Triste!!

  52. Discordo quando dizes que o governo brasileiro nunca promoveu o desenvolvimento do país e a qualidade de vida de seu povo. O que sempre existiu neste país é o engodo de uma elite bastarda que nunca permitiu o real desenvolvimento do nosso país. Esta eleite infelizmente está arraigada em todas as esferas e entranhas deste país, a saber na política, na economia, na vida financeira do país, e para que seus ideais, de um desenvolvimento para poucos seja perpetuado não mede esforços usando e se valendo de uma mídia poderosa. São Paulo é um exemplo disso se falta arranhas-céus aqui é porque não interessa a essa elite. Parece até loucura pois isto atrairia capital mas é isso mesmo quando se tem uma elite que pensa somente em seu umbigo afinal, deixar São Paulo linda para que se é possível para eles gastarem sua grana nas grandes e famosas metróples pelo mundo afora. Mas amo meu país, minha gente e meu Estado e sempre darei o melhor por eles e nunca copiando povo algum mas sendo genuinamente brasil brasileiro

  53. Vocês já ouviram falar em Brasília? Não consigo pensar em outra cidade no mundo que tenha mais monumentos, marcos arquitetônicos e urbanisticos. E isso não se resume aos anos 60. Nos anos 2000 foi construída a Ponte JK, neste ano a Flor do Cerrado. Todos predios singulares, pomposos, etc. Talvez esteticamente muito mais bonitos que muitos dos aqui citados. Acontece que esses monumentos citados só se tornaram o que se tornaram porque os países que os abriga tornaram-se o que se tornaram e não o inverso! 

    Concordo que muitas vezes marcos podem sim trazer mudanças pra uma região, e podem fortalecer o sentimento de pertencimento (patriotismo) o qual, concordando como foi mencionado, carece entre brasileiros; o que por sua vez facilita um ambiente para degradação e corrupção. Muito dos problemas na nossa burocracia e degradação tem a ver com o fato de que muito de nós só se sentem brasileiros de fato na Copa e não hesitariamos em colocar o nosso melhor a frente do coletivo. De fato questiono se isso é ruim. Pra mim isso é mais liberdade do que o patriotismo cego dos americanos e europeus que os leva a guerra atrás de guerra por uma ideia que foi inventada e que convém a uns poucos. De todo modo, se estamos (pelo bem ou pelo mal) vivendo num Estado ele só conseguirá funcionar se também for nação e estratégias políticas de conformação de uma identidade nacional que fortaleça a estima dos cidadãos pelo país em detrimento de si mesmos. Simbolos são importantíssimos nesse sentido. E já temos vários. Acontece que apreciamos os símbolos estrangeiros. O problema não está com os simbolos em si, mas como os significamos. Nenhum país do Oeste europeu tem arranha-céus como os da Ásia. E, sinceramente, não gostaria de ver o Brasil como uma Dubai.

    Finalizando, é realmente muitíssimo mais importante que aumentemos a qualidade de vida dos brasileiros pra que esse sentimento de pertencimento cresça. Uma coia não anula a outra: monumentos podem ajudar aqui e acolá mas jamais resolverão coisa alguma (vide Brasília, que é um museu de monumentos a céu aberto). O que foi falado sobre Dubai é corretíssimo. Aquilo é um parque de diversões de milhonários criado às custas de miséria e exploração. Não quero isso pro meu país. Em vez de atraírmos pra cá o que é fetiche dos investidores o que melhor termos a fazer é fazer as pessoas questionarem o teor desse fetiche, admirarmos o que nós temos, a desejarmos o progresso do país pelo que ele é. Se inspirar no que é feito lá fora é inevitável, sempre acontece, vejo esse protecionismo exagerado em que tudo que é estrangeiro é visto como indesejável uma besteira. Mas não tenho sobra de dúvidas que se comprarmos o kit Dubai nada vai ser resolvido. Primeiro porque lá não o foi. Segundo porque aqui temos uma sociedade de constituição e herança absolutamente diferente. Importar modelos não funciona.

    • Que miséria e exploração vc se refere em Dubai? Os caras la não tinham petróleo mais, apenas a grana e areia… Acho que o rei foi genial em investir tudo que o país tinha para atrair o investimento estrangeiro. O que tem atrapalhado o projeto do rei são as sucessivas crises financeiras globais. De resto tem funcionado muito bem pelo que eu sei.

  54. Um exemplo para mostrar como esse país é atrasado, são os metrôs. Todas as grandes cidades do mundo tem linhas de metrôs quase 5 vezes mais maiores de que São Paulo. O metrô de Xangai tem mais de 400 km de extensão construída em menos de 20 anos. Pelo tamanho da cidade de São Paulo era para as coisas estarem mais evoluídas.

    • As empreiteiras roubam desmedidamente nos custos de obras de metrô. O custo por km no Brasil é altíssimo. Isso somado a descaso, desinteresse do poder publico, incompetência de gestão estadual e municipal e o complexo, caótico e muitas vezes surreal sistema de aprovações, autorizações, taxas, enfim, burocracia do próprio Estado formam uma barreira ao desenvolvimento das cidades. O maior problema, no entanto é outro: Lobby. Quem perde com um metrô? Empresas de ônibus. Quem é o maior financiador de campanhas municipais e estaduais? Adivinha só!

  55. São Paulo, uma das cidades globais , maior centro financeiro da America Latina, não tem uma arquitetura condizente com a sua importancia economica, A incompreençao e incompetência de nossos administradores faz com que a cidade não tenha uma estrategia urbanistica que proporcione uma paisagem urbana mais impactante. Faltam arranha ceus na cidade, bem como um pólo de vida noturna a exemplo de Times Squere. O aspecto urbanistico de São Paulo deixa muito a desejar, neste aspecto estamos bem atras de cidades da America Latina como, Cidade do Mexico, Buenos Aires,Caracas, Santiago, Bogota e Cidade do Panama, sem considerar as cidades asiaticas , americanas e europeias.

  56. O Plano Diretor de São Paulo, tem como protagonistas os "sem terra" e os "sem teto" na sua aprovação, com objetivos do PT ganhar votos da boa fé dessa gente, muitas delas tão sofridas e outras oportunistas, e fazer de São Paulo o maior "favelão" do mundo. São Paulo vai morrer de feia e retroceder muito com esse plano diretor, que não passa de discurso pobre de meio ambiente!!!

  57. Quem conheçe São Paulo, sabe que o centro “velho” tem predios com fachadas e formas arquitetônicas imponentes, o que falta é investimento nesses prédios, e muitos deles estao abandonados e viram moradia para sem tetos, mendigos , e acabam acabando com o centro de São Paulo que por sinal tem uma ampla paisagem de predios com detalhes italianos que enriquece e mostra a beleza da obra , mas vc logo se pergunta , porque esses prédios tao lindos estão ai acabados , porque nao são reformados, se fossem reformados talvez as empresas, tanto hoteleiras quanto comerciais nao iriam fugir do centro , e assim poderia garantir uma outra cara , para pessoas que vem de fora, e nao somente o centro , mais se o governo investise mais nas moradias , na acessibilidade e em formas de entreter o povo , a cidade seria mais bem vista, se o esgoto fosse todo encanado , se melhorase no visual, nao somente no Brooklin, ou na regiao da Faria Lima, que chega a lembrar NY , se o centro fosse restaurado a cidade pareceria mais com NY , nao que esse seja o objetivo, mas dessa forma estaria melhor no ponto de vista visual , porque múltiplas culturas ja tem em São Paulo, que chega a ser a cidade pros jovens .

  58. VOCES CONHECEM BALNEARIO CAMBORIU EM SANTA CATARINA ; EM 2020 SERA ENTREGUE UM RESIDENCIAL CHAMADO ONE TOWER DE 70 ANDARES JA APROVADO E EM CONSTRUÇAO A CIDADE TEM 130 MIL HABITANTES E COSMOPOLITA E AO MESMO TEMPO A BEIRA DE UMA LINDA PRAIA UM SONHO COMPARADA EM PADRAO DE VIDA COMO CIDADE DO PANAMA E MIAMI E SERISSIMO COM CERTEZA AS EMPREITEIRAS EMBRAED E F.G CONSTRUÇOES LTDA ; NA DECADA DE 1990 O JORNAL METRO DECLAROU EM UMA DE TUAS PUBLICAÇOES QUE SERIA CONSTRUIDO NA REGIAO DA LUZ SE NAO ME ENGANO UM EDIFICIO DE 450 METROS DE ALTURA DE NOME MAHARISH TOWER SERIA PARA DETONAR AS VELHARIAS DA REGIAO E CONSTRUIR UM EDIFICIO COMERCIAL / RESIDENCIAL COM MAIS DE 50.000 PESSOAS DIA NESTE EDIFICIO MAS NAO FOI APROVADO PELA LEGISLAÇAO DA CIDADE DE SAO PAULO TEM QUE TER VISAO E COMEÇAR A PENSAR GRANDE POIS SAO PAULO COM CERTEZA MERECE UMA MEGA-TORRE DE 300 OU 400 METROS DE ALTURA SERIA ASSIM SURREAL PRINCIPALMENTE SE FOSSE CONSTRUIDO NA REGIAO DA PAULISTA OU PROXIMO E REALMENTE UMA PENA MAS FAZER O QUE SE PENSAM COM TEUS ENCEFALOS PEQUENOS NAO E MESMO; ABRAÇOS .

  59. Acho q n precisa ter tento edifícios espelhados, modernos é só ter um centro financeiro top, e outros tipos de atrativos top, como uma ilha artificial pelo menos um edifício enorme todo no vidro, sei lá e algumas coisas q fale mais sobre o país.

  60. Discordo do que disse sobre são paulo não ter cartões postais, mas concordo plenamente com o fato da cidade precisar de um prédio altíssimo que inspire respeito e renove a imagem da cidade, dessa forma outros arranha céus viriam, e assim teriamos uma bela cidade, tal como é nova iorque.

  61. Não sei se precisa necessariamente ser um arranha-céu, mas acho que são necessários simbolos que mostrem o poder cosmopolita da cidade, algo grandioso, e o ideal seria mais de um e poderia ser construído gastando-se menos do que se imagina. Mas que seria massa um arranha-céu imenso em São Paulo isso seria mesmo rs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir