Raio cai dentro de casa e abre buraco no teto

Sharing is caring!

Caraca, olha só que notícia bizarra ( Dica do Higor):

Às 12h45 da última quarta-feira, um forte estrondo assustou mãe e filha, seguido de uma rajada de fogo

Morada Nova. Por pouco uma forte chuva não resultou em tragédia para uma família do município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. Um raio entrou pela janela e caiu no chão da sala de uma casa entre uma mulher e sua filha de três anos. Aparelhos eletrônicos e encanamentos de água foram danificados, pedaços de tecidos queimados, e o chão de cimento abriu um pequeno buraco de 20 centímetros de diâmetro. É o primeiro registro de queda de raio em área residencial neste mês no Interior do Estado.

Foi como se tivessem nascido de novo para Leiliane Moura Maia e sua filha Emily, de apenas três anos. As suas estavam em casa durante a chuva de 25mm que atingiu o município, na última quarta-feira. Às 12h45 um forte estrondo assustou mãe e filha, seguido de uma rajada de fogo.

“A gente pensou que era uma bomba que tinha caído lá”, comentou a vizinha Francisca Martins de Sousa, de 75 anos, que jura não ter visto nada igual antes: uma verdadeira rajada de fogo na direção da casa ao lado.

As moradoras não precisaram o percurso completo do raio, mas o certo é que atingiu o chão de cimento em frente à TV, a menos de dois metros da garotinha, que almoçava no chão da sala, separada apenas alguns metros da mãe, que saia da cozinha, no momento. As duas só tiveram como seqüela zunidos nos ouvidos durante algumas horas, resultado do barulho causado pela descarga elétrica. “Pensei que a casa ia explodir”, disse Leiliane.

Os moradores da Rua João Evangelista correram para a casa 392, encontraram mãe e filha espantadas e chorando. O chão da sala partiu-se em vários pedaços. Os aparelhos de TV e DVD foram queimados, o encanamento de água se rompeu e um pedaço de pano colocado em cima da estante começou a pegar fogo.

Nos últimos invernos tem aumentado a incidência de quedas de raios em áreas residenciais no Interior do Estado. Há um ano, pelo menos cinco raios caíram no Centro de Limoeiro do Norte, danificando vários equipamentos eletrônicos. O mais conhecido atingiu o quintal da casa da aposentada Maria Augusta, no Sítio Ilha, incendiando uma bananeira, queimando aparelhos eletrônicos e derretendo a estrutura de um motor de puxar água.

O Brasil é recordista mundial de incidência de raios atmosféricos. São registradas, por ano, cerca de 50 milhões de descargas elétricas, causando prejuízos, conforme estimativas do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Cerca de 60% das perdas atingem as companhias elétricas.

Melquíades Júnior
Colaborador

Fonte

Comments

comments

Luminária Ufo

5 comentários em “Raio cai dentro de casa e abre buraco no teto”

  1. “(…)pequeno buraco de 20 cm de diâmetro”
    Vinte cm de diâmetro num chão de cimento é um “pequeno buraco”? O que diabos seria um buraco grande, então?

    Responder
  2. Que estranho, normalmente isso não ocorre por causa do “Princípio das Pontas”. Deve ter sido um dos raros casos de raios que saltam das nuvens para o chão, e não do chão para a nuvem que é o comum.

    Responder
  3. Isso aconteceu com um amigo meu, o Rodigo Toiço. A mãe dele tem um pequeno comodozinho fora da casa que ela usa como salão de beleza. Um raio caiu numa parede do lugar, quebrando-a. Eles até hoje mostram a parte do reboco que esta sem pintar por causa disso…

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.