Princesas Disney Art Nouveau

Olha só que maneiro esses desenhos das Princesas (e uma fada) da Disney em estilo Art Nouveau, criados pelo artista Chris Hillque foi divulgado no Neatorama.

 

O trabalho é uma referência aos desenhos dos posteres de Alphonse Mucha, um dos grandes expoentes da Art Nouveau no mundo. A Art Nouveau, ou arte nova, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX.

Mucha e seu trabalho exerceram uma profunda influência sobre milhões de ilustradores que o sucederam, com reflexos ainda visíveis na arte fantástica, pin ups, e arte pop em geral como os quadrinhos, estampas, grafites e etc.

Veja como era o trabalho de Mucha:

 

 

As ilustrações de Alphonse Mucha, feitas em mil oitocentos e bolinha, simplesmente humilham as princesas pós-modernas.

Para saber mais sobre art nouveau recomendo ler aqui.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1.  Show! Acredito que influenciou muito quadrinhista também, pelo menos me lembrou muito…

    Ah! Cara, as imagens voltaram a não aparecer no google reader, foi só comigo ou voltou o problema?

  2.  O que você escreveu no final seria o que eu diria aqui se não tivesse escrito! hehehehe

    Eu conheço alguns trabalho do Mucha e acho fantástico. As expressões que ele cria são muito fortes. Tratando-se de algo antigo, acho que humilha sim as princesas.

    Show!

  3. Já faz pelo menos uns 5 anos que estou pra fazer uma tatuagem em Nouveau, só me falta coragem e um desenho que realmente faça algum sentido pra mim.

    To quase optando por fazer tipo uns posters pra colar no meu quarto ao invés da tattoo.. Ou os dois.. Quem sabe.. hehehe

    Curto mt esse tipo de arte que, ao mesmo tempo que parece simples, é muito complexa. E é ai que está toda a sua genialidade e beleza.

    Todo trampo que vou fazer sempre tem umas pitadas de Art Nouveau no meio… Sei lá, penso que é uma forma sutil de homenageá-la, mesmo que de maneira tão “mediocre”.

    • As duas ideias são legais. Minha sugestão é você fazer uma tatuagem que de alguma forma se integre ao poster do seu quarto. Ia ser bacana.

      • Cara… questão de gosto o lance da tatoo! Lembre-se que tatoo não é como o poster que você enjoa e joga fora. É para a vida toda.

        Eu gosto muuuito! Demorei 5 anos também para achar uma legal e fiz, que é um dragão (meio cliché), mas mesmo assim era o que sempre quis. E é enorme. Pega das costas, no braço esquerdo até o cotovelo e termina com a cabeça no peito. Verdadeira obra de arte, muito bem trabalhada. Não me arrependo nem um pouco!

        É uma questão de gosto, mas adoro arte Noveau, mas como tatoo eu não curto nem um pouco! 

    • Pois é, o cara detonou as princesas! Cada uma foi desenhada como expressão de um dos sete pecados, e ainda tem o nome do pecado embaixo! Que público ele quis atingir?, eu me pergunto… 

      • E só aumentando, ficou muito legal! A Sininho, que sempre teve inveja da Wendy, é a “Inveja”. A Branca de Neve que envenenou-se comendo uma maçã é a “Gula”… cada uma tem um pecado bem perto de sua personalidade. E tem os símbolos também atrás do desenho, representando ainda mais a coisa toda… muito show! 

    • A primeira  não é a Jasmim do Aladin, e sim a Esmeralda de “O Corcunda de Notre Dame”. Abaixo dela está escrito “wrath”, ira. E na Bela Adormecida está escrito “sloth”, que é preguiça. Fico me perguntando se os criadores dessas personagens perceberam que elas se encaixam tão bem nos pecados capitais, rsrsrsrsrs.

  4.  Mucha é foda. Como é que esse cara fazia umas linhas tão perfeitas, com pesos tão exatos? Parece coisa de brush do illustrator. As mãos que ele fazia são cada uma um personagem a mais na imagem. Falando nisso, bem mal educada a guria na primeira ilustração…
     Só uma coisa: “Mucha e seu trabalho exerceram uma profunda influência sobre milhões de ilustradores que o precederam (…)” Não seria “sucederam”?

  5. Oi, Philipe. Mucha é genial, minha irmã me trouxe de Praga um baralho lindíssimo, com as ilustrações dele….coisa de babar!
    Beijão!

  6. só uma observação: ”
    com reflexos ainda visíveis na arte fantástica, pin ups, e arte pop em geral como os quadrinhos, estampas, grafites e etc.”

    ele não fazia pin ups, pois ela só foram criadas em 1950, e nos EUA! cuidado! o trabalho dele não tem nada a ver com as pin ups!! até por que se for realmente parar para comparar os dois, são totalmente diferentes! até porque o ideal de beleza das épocas eram muito distantes!

    mas fora isso, o texto está ótimo!

    • Claro que não. O trabalho dele produziu REFLEXOS, ainda visíveis nas artes subsequentes, como a arte fantástica, as pin ups e muita coisa que veio depois. A Art Nouveau influenciou outras formas de arte, e é isso que eu disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?