domingo, abril 27, 2025

Ouvindo as árvores

Eu vi isso aqui que o meu amigo Hermínio Neto postou e achei muito maneiro.

É um toca-discos (quem é véio sabe do que eu tô falando) que ao invés de tocar um LP toca um tronco de árvore! Muito louco.

Trata-se de um projeto artístico de extrema sensibilidade que foi criado pelo artista alemão Bartholomäus Traubeck.

liquidgold_treering-source-noaaIntitulada “Years”, a obra traduz a textura natural de um disco de madeira em notas musicais. A música é produzida mais ou menos como ocorre em um toca-discos comum, mas no lugar do vinil entra o disco de madeira e a tradicional agulha dá lugar a um sistema de câmera que captura imagens que são processadas por um computador levando-se em conta a resistência da madeira, espessura e taxa de crescimento. Essas informações são utilizadas pelo software para “tocar” um piano. Cada árvore e cada fatia de madeira que pode ser extraída dela gera uma música única.
Claro que sendo um projeto artístico a musica não é pensada para ser comercial, então, não espere ouvir Lady Gaga, Madonna e correlatos. São apenas sons que surgem dos veios da madeira. Veja a musica sendo tocada!

 

YEARS from Bartholomäus Traubeck on Vimeo.

 

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Viajei aqui no seguinte: os anéis são um “retrato” dos anos de crescimento de uma árvore e retratam mudanças do clima e de seu ambiente durante sua existência. Será que mudam os compassos e o andamento da música, por exemplo, quando há épocas de muita seca, frio, calor ou outras variações? Será que a árvore, crescendo mais rápido, por exemplo, em épocas mais favoráveis, tocaria num ritmo mais “alegre”?

  2. Curiosidade: esse sistema de leitura laser é o utilizado para restaurar audições antigas em discos e cilindros que foram feitas até em cera e que se encostar uma agulha já era.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes...

Os melhores filmes dos anos 80

Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso,...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que...