fbpx

animais, bizarro, ciência, Curiosidades, diversão

Os hamsters e as musicas que eles criam

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Seria possível que ratos compusessem música?
Depois daquele video do gato que toca piano, eu aceito qualquer coisa envolvendo animais e músicas.
Pensando em criar algum novo tipo de dispositivo musical utilizando a interface MIDI, o pesquisador-designer-cientista-maluco-músico Levy Lorenzo criou uma espécie de gaiola musical, onde sensores de movimento são atrelados a um interpretador de sinal escrito em linguagem C, que controla um sequenciador midi.
O sequenciador inventado por Levy é inteligente e manipula os elementos musicais do ritmo e escolha das notas. Guiados por impulsos baseado pelo movimento dos hamsters nas gaiolas, o sistema computa a batida e as notas musicais. Simultaneamente, 3 vozes são produzidas pelo sistema, gerando 3 oitavas e 3 pistas de ritmo. Cada voz é controlada por dois hamsters. Um controla a qualidade ritmica e o outro modifica a seqüencia das notas. Todos os elementos combinados geram valores randômicos com aspectos altamente melódicos.

Eu fico pensando… Se você colocar um tranqüilizante leve na comida de alguns dos ratos e aplicar instrumentos musicais clássicos, aumentando a quantidade de ratos, e fazendo com que um deles ligue ou desligue certos grupos aleatórios de instrumentos, dá pra compor uma sinfonia. Seguindo a mesma idéia, dando coca-cola pra eles, dá pra fazer um belo rock pesado.

Quando eu descobri este site, eu pensei que ia sair um monte de notas sem sentido… Mas confesso que me surpreendi. Escuta só:

Apesar de ser mesmo uma coleção de notas aleatórias, dá pra ver claramente que aperfeiçoando um pouco o sistema de IA do sequenciador e colocando mais ratos no experimento, o resultado pode ser muito mais legal. Bem, pelo menos melhor que Calipso. E pensar que isso foi feito com ratos… Muito doido esse treco.

Fonte: Ratos que tocam música

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Novidade maluca do momento: Pessoas fazendo plástica na voz

em bizarro
  ·   2 Minutos de leitura

A estrada bizarra com 600 curvas fechadas

em bizarro, Lugares
  ·   1 Minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.