O que há no nível Cosmos?

Sharing is caring!

A pedido do nosso amigo leitor Renan, aqui está o post sobre os níveis de segurança de dados do governo dos EUA.

Como se sabe, todos os países do mundo tem segredos e diferentes graus de sigilo de informações estratégicas. Isso acontece em variadas frentes. Econômicas, militares, e etc…

Nem todo assunto top secret deve ser aberto ao publico, porque certos segredos ajudam na SOBREVIVÊNCIA do povo. Por exemplo, se especialistas em segurança fazem uma varredura e encontram pontos frágeis que permitiriam a terroristas fabricar e explodir uma bomba nuclear nos EUA, e eles precisam levar essa informação a quem decide, esse material precisa de uma chancela de segurança de modo que garanta que ele não vá aparecer na capa do jornal, ensinando os terroristas como devem fazer para foder o Tio Sam.

A maioria dessas informações acaba sendo secreta porque pode de uma forma ou de outra, expor o país. É o caso das informações que o Wikileaks e carinhas como o Edward Snowden, solta de vez em quando que causa um rebu danado, indispondo países uns contra os outros graças a revelações de mensagens e também de espionagens. Claro que uma parcela significativa do que é secreto também pode estar assim porque não é conveniente que o assunto venha à tona, por causar embaraço ou produzir uma cascata de perguntas difíceis ou até mesmo impossíveis de serem respondidas.

Então, cada país tem sua política de segurança de informação. No Brasil, por exemplo, (leia aqui em detalhes) temos apenas quatro graus de sigilo:

Ultrassecreto: informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais, a planos e operações militares, às relações internacionais do país, a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da defesa nacional e a programas econômicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano excepcionalmente grave à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 30 anos, prorrogáveis.

Secreto: informações referentes a sistemas, instalações, programas, projetos, planos ou operações de interesse da defesa nacional, a assuntos diplomáticos e de inteligência e a planos ou detalhes, programas ou instalações estratégicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano grave à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 20 anos.

Confidencial: informações que, no interesse do Poder Executivo e das partes, devam ser de conhecimento restrito e cuja revelação não-autorizada possa frustrar seus objetivos ou acarretar dano à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 10 anos.

Reservado: informações cuja revelação não-autorizada possa comprometer planos, operações ou objetivos neles previstos ou referidos. Prazo máximo: 5 anos.

Os Estados Unidos são um país que volta e meia se envolvem em guerras, espionagens, explodem bomba atômica nos outros, tentam destruir governos, se metem na geopolitica mundial, dando uma de xerifes (quando lhes convém) e etc (leia o meu outro post sobre as conspirações reais da CIA) de modo que eles tem grandes, enormes telhados de vidro. Talvez por isso, nos EUA os níveis de acesso ás informações acima do Top Secret são várias.

Exemplo de um documento de chancela op secret do Governo dos Eua. Neste caso, observação de Ufos no espaço aéreo no ano de 1984
Exemplo de um documento de chancela op secret do Governo dos Eua. Neste caso, observação de Ufos no espaço aéreo no ano de 1984. O documento foi tornado publico numa grande campanha jurídica contra o governo pela liberação de informações

No mundo das conspirações e teorias ufológicas é relativamente comum você se deparar com textos dizendo que os EUA tem 28 niveis de segurança da informação acima do grau Top secret.
Efetivamente, isso é algo dificílimo de comprovar. Oficialmente o nivel de segurança de informação mais alta dos EUA é o nivel TOP SECRET.
No entanto, com o passar dos anos, pessoas ligadas a empresas relacionadas ao Orçamento negro e companhias ligadas à indústria bélica Norte americana tem reportado outros graus de segurança. Muitos analistas da área de segurança sustentam que esses níveis não estariam realmente acima do nível top secret, mas sim paralelos a eles, sendo apenas compartimentalizados. Assim, você pode ter um nivel de acesso top secret que não poderá ter acesso ao “top secret C5” que está relacionado a um assunto específico. Seriam os chamados SAPS “programas especiais de acesso”. A maioria concorda que nem mesmo o presidente tem acesso a todos os níveis de informação. Isso estaria relacionado a questões de segurança. Cada habilitação de segurança recebe um apelido, sendo que o nivel Cosmos (ou cosmic) seria o mais alto.
As especulações dizem que o grau de acesso do presidente dos EUA está no que seria o nível 17. Isso é assim até para proteger o presidente. Veja, ele é presidente que é um cargo temporário. Terminado seu tempo na cadeira do salão azul ele sai e entra outro que ocupará este cargo temporário. Além disso seroa inviável efetuar o trabalho de presidente e ao mesmo tempo tomar ciência de todos os níveis de confidencialidade do governo. Se um presidente ficasse sabendo de tudo, seria mais jogo matar ele no fim do mandato do que arriscar um arquivo vivo zanzando por aí.

O fato é que se torna muito mais fácil manter o controle de assuntos sigilosos quando você compartimenta o acesso à informação. Em cima disso, existem os graus de acesso das instituições. Por exemplo, o FBI pode consultar dados das polícias, mas não o inverso.
No fim das contas, por mais inacessível que seja o nível Cosmos, dificilmente saberemos se o nome é realmente uma piadinha ou está relacionado com alienígenas ou ameaças espaciais vindas do espaço profundo (que é o jeito mais provável pelo qual este mundo acabará).
A ideia dos 28 níveis acima do top secret me parece estranha, porque seria mais ou menos como dizer que sua parede vermelha é 28 níveis mais vermelha que a parede vermelha do seu vizinho.
Mas mesmo assim, existem pessoas que garantem que os níveis de segurança nos EUA são parecidos com um ICEBERG, estando o nível Top Secret perto da linha dágua.

O que há lá em baixo? Não sei. Só podemos especular, mas dada a história pregressa da América do Norte eu não duvido de nada.
O video abaixo, é uma fala do pesquisador Richard Dolan, feita numa conferência de segurança aeroespacial em Amsterdã.

No video (enorme) ele explica em detalhes as questões referentes a segurança de informações, governo, bastidores de ações secretas, orçamento negro e fala muito da questão dos Ufos.

txt_photogallery_7_467795819

Pelo que pude pesquisar, parece que o nivel Cosmic é uma designação top secret ligada a OTAN, porque neste documento oficial do Canadá você acha esta parte aqui:

Applicant shall initial in the Applicant’s initials box.
Line 5 – Other (specify, see instructions) Complete as follows:
CSO/ACSO shall mark an “X” in the box located directly after the # 5;
Applicant shall initial in the Applicant’s initials box and sign the back of the photograph. Refer to instructions attached to the Personnel Screening, Consent and Authorization Form, TBS/SCT 330-23E (Rev. 2006/02).
Section E (Approval) – Photographs: Photographs are required for new and upgrade Level III (TOP SECRET/COSMIC TOP SECRET) “security clearances” and when so requested by PSSD; and…

O que confirma que pelo menos o nome e o grau top secret existe para além das viagens dos caras que curtem a teoria da conspiração.
Eu realmente confirmei isso com este PDF oficial da OTAN. (eles tiraram do ar mas eu achei o snapshot no waybackmachine) è legal, eles ensinam até como disfarçar se sua ação de espionagem “der ruim”.

No video abaixo, Daniel Selter, um ex-militar da Força Aérea dos EUA fala em detalhes sobre esses graus de acesso, que segundo ele somam 38 além do top secret.

Comments

comments

Luminária Ufo

11 comentários em “O que há no nível Cosmos?”

  1. Você já chegou a fazer especificamente um post sobre o tema do Orçamento Negro? Eu li em algum comentário que você falou sobre isso em um dos GumpCasts, mas eu ainda não ouvi todos.
    Me parece um assunto super GUMP!

    Responder
  2. Esses arquivos americanos devem conter praticamente todos os mínimos detalhes dos mais variados fatos que até hoje a humanidade ou cria teorias da conspiração ou sabem que aconteceu, mas não sabe onde, como, quem, porque, qual objetivo…em fim o que realmente aconteceu em cada caso.

    São tantos casos que passam pela minha cabeça, que acho que se tivesse acesso aos 38 níveis, eu não conseguiria fazer mais nada da vida, ficaria só lendo e lendo as atrocidades americanas principalmente da CIA….

    Se você tivesse direito de escolher apenas 3 ‘histórias’ para desvendar nos 38 níveis do arquivo secreto americano, quais você escolheria?

    Responder
  3. Interessante saber que o Brasil tem 4 níveis de segurança…nosso país dá uma impressão de ser tão bagunçado,com forças armadas tão sucateadas que não dá pra levar a sério.A polícia então…
    Se o segredos do governo tem 4 níveis,os segredos das roubalheiras dos políticos deve ter mais níveis que o do EUA…

    Responder
    • Que nada, as roubalheiras estão bem à mostra. Ta na cara de todo mundo. Neguinho não tem vergonha nenhuma, tipo o caso do filho do Lula.Como que pode aquilo? E o próprio patrimônio do Lula, que quadruplicou depois que ele virou presidente…

      Responder
      • ué, a mesma explicação presente no texto…

        “tudo em nível paralelo”, com negociatas compartimentalizadas mas não diretamente ligadas entre si ou ao político parente em questão …

        Responder
  4. Olá Philipe, tudo bem?
    Só uma pequena atualização: a Lei nº12.527/2011 diminuiu de 4 para 3 níveis de sigilo no Brasil.
    O link que você mandou até está certo, mas o que vale agora seria:
    I – ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos (e pode ser renovada por mais 25 anos);
    II – secreta: 15 (quinze) anos; e
    III – reservada: 5 (cinco) anos.

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.