O navio mais cabuloso do mundo

O maior navio de rastreamento já construído é esta coisa impressionante aqui:

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O nome dele é Kosmonavt Yuri Gagarin e ele era a peça chave de uma frota de destaque chamado de “Space Marine Fleet” ( Morskoj Kosmicheskij Flot ) da URSS. Um dos mais espetaculares equipamentos da era da Guerra Fria.

Você pode ver os demais navios da frota espacial aqui

O monstro foi construído no estaleiro de Leningrado (agora São Petersburgo) em 1971. Os dados técnicos são:

11 decks
Comprimento: 231,6 m
feixe: 32 m
Deslocamento: 45 000 toneladas
motores: duas turbinas a vapor 9000 hp
Velocidade: 18 nós.
tripulação: marinheiros 136 + 212 especialistas de missão

No total, o navio tinha 75 antenas diferentes, sendo as mais espetaculares as parabólicas gigantes, de 25 metros cada.  As quatro maiores antenas espaciais do navio pesavam 1000 toneladas (incluindo suas fundações), e elas foram instalados nas plataformas entre 15 a 25 metros acima da linha dágua.

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O sistema de rastreamento dos enormes pratos envolveu não apenas direcionar as antenas, mas também manter todo o navio estável enquanto elas se posicionavam no ângulo necessário – algo supostamente possível até em meio aos vendavais sinistros do Atlântico.

Surpreendentemente, a frota de navios de rastreamento, formalmente pertenciam a uma Academia de Ciências da URSS e não ao Ministério da Defesa soviético. No entanto, os militares tinham comando sobre os navios.

Dá pra ver o tamanho do monstro quando ele estava no porto
Dá pra ver o tamanho do monstro quando ele estava no porto

A missão da frota espacial era ajudar no acompanhamento das missões espaciais da Rússia (e em alguns casos também outros países, como os EUA, como fizeram na missão Sojuz-Apollo). Uma vez que as estações terrestres não poderiam controlar os objetos do espaço para além horizonte, estes navios foram ampliando as capacidades de comunicação entre a Terra e o espaço de forma significativa.

Esses navios incríveis estiveram realizando longas missões no mar, onde cobriam distâncias consideráveis e sempre causando espanto onde quer que aportassem.

As especificações para a missão também se refletiam nas instalações de um navio – 1.250 compartimentos diferentes, mais de 100 laboratórios e oficinas, biblioteca, sala de aula com 300 lugares, campo de futebol, três piscinas, etc…

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Salas amplas e bem decoradas (para a época na União Soviética)

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Uma das três imponentes piscinas à bordo do Yuri Gagarin

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O navio contava com inúmeras salas de controle.

Tudo isso estava lá para manter a equipe de ajuste com algum conforto em suas longas missões no mar. Mas esse tempo já passou.

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Os avanços na tecnologia de comunicação e processamento de sinais, bem como as restrições impostas pela economia, transformaram todos esses incríveis navios em sucata. Hoje é mais prático usar uma rede de satélite-satélite, em vez de tentar capturar tudo da Terra. Curiosamente, a própria evolução espacial que este navio ajudou a criar foi o que contribuiu para sua obsolência.

O Kosmonavt Yuri Gagarin foi vendido para a sucata depois de uma disputa entre a Ucrânia e a Rússia, onde a Rússia não tinha recursos financeiros para manter o navio, mas a Ucrânia, embora afirmando que ele era parte da frota do Mar Negro, após o colapso da URSS não teve uso nem recursos para operar o navio monumental e jogou a toalha.

E foi assim que um dos mais incríveis e importantes de todos os navios da frota espacial de monitoramento foi vendido para a Índia por US$ 170 a tonelada…

Tá aí um navio que o meu primo Guilherme ia curtir montar.

 

fonte fonte

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Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

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