O navio mais cabuloso do mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

O maior navio de rastreamento já construído é esta coisa impressionante aqui:

2u58bjo

O nome dele é Kosmonavt Yuri Gagarin e ele era a peça chave de uma frota de destaque chamado de “Space Marine Fleet” ( Morskoj Kosmicheskij Flot ) da URSS. Um dos mais espetaculares equipamentos da era da Guerra Fria.

Você pode ver os demais navios da frota espacial aqui

O monstro foi construído no estaleiro de Leningrado (agora São Petersburgo) em 1971. Os dados técnicos são:

11 decks
Comprimento: 231,6 m
feixe: 32 m
Deslocamento: 45 000 toneladas
motores: duas turbinas a vapor 9000 hp
Velocidade: 18 nós.
tripulação: marinheiros 136 + 212 especialistas de missão

No total, o navio tinha 75 antenas diferentes, sendo as mais espetaculares as parabólicas gigantes, de 25 metros cada.  As quatro maiores antenas espaciais do navio pesavam 1000 toneladas (incluindo suas fundações), e elas foram instalados nas plataformas entre 15 a 25 metros acima da linha dágua.

gagarinatsea001-24

O sistema de rastreamento dos enormes pratos envolveu não apenas direcionar as antenas, mas também manter todo o navio estável enquanto elas se posicionavam no ângulo necessário – algo supostamente possível até em meio aos vendavais sinistros do Atlântico.

Surpreendentemente, a frota de navios de rastreamento, formalmente pertenciam a uma Academia de Ciências da URSS e não ao Ministério da Defesa soviético. No entanto, os militares tinham comando sobre os navios.

Dá pra ver o tamanho do monstro quando ele estava no porto
Dá pra ver o tamanho do monstro quando ele estava no porto

A missão da frota espacial era ajudar no acompanhamento das missões espaciais da Rússia (e em alguns casos também outros países, como os EUA, como fizeram na missão Sojuz-Apollo). Uma vez que as estações terrestres não poderiam controlar os objetos do espaço para além horizonte, estes navios foram ampliando as capacidades de comunicação entre a Terra e o espaço de forma significativa.

Esses navios incríveis estiveram realizando longas missões no mar, onde cobriam distâncias consideráveis e sempre causando espanto onde quer que aportassem.

As especificações para a missão também se refletiam nas instalações de um navio – 1.250 compartimentos diferentes, mais de 100 laboratórios e oficinas, biblioteca, sala de aula com 300 lugares, campo de futebol, três piscinas, etc…

gagarinatsea001-42

Salas amplas e bem decoradas (para a época na União Soviética)

gagarinatsea001-41

Uma das três imponentes piscinas à bordo do Yuri Gagarin

gagarinatsea001-31

 

O navio contava com inúmeras salas de controle.

Tudo isso estava lá para manter a equipe de ajuste com algum conforto em suas longas missões no mar. Mas esse tempo já passou.

745px-DN-SN-87-06390

Os avanços na tecnologia de comunicação e processamento de sinais, bem como as restrições impostas pela economia, transformaram todos esses incríveis navios em sucata. Hoje é mais prático usar uma rede de satélite-satélite, em vez de tentar capturar tudo da Terra. Curiosamente, a própria evolução espacial que este navio ajudou a criar foi o que contribuiu para sua obsolência.

O Kosmonavt Yuri Gagarin foi vendido para a sucata depois de uma disputa entre a Ucrânia e a Rússia, onde a Rússia não tinha recursos financeiros para manter o navio, mas a Ucrânia, embora afirmando que ele era parte da frota do Mar Negro, após o colapso da URSS não teve uso nem recursos para operar o navio monumental e jogou a toalha.

E foi assim que um dos mais incríveis e importantes de todos os navios da frota espacial de monitoramento foi vendido para a Índia por US$ 170 a tonelada…

Tá aí um navio que o meu primo Guilherme ia curtir montar.

 

fonte fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.