Nanotecnologia: A menor tigela de macarrão do mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Um dos alimentos mais consumidos no mundo é o macarrão instantâneo. Algo conhecido por aqui como Miojo. Embora Miojo seja apenas uma marca, é engraçado é que muita gente chama tudo que é macarrão instantâneo de “miojo”. Como no outro dia, que eu vi uma velha perguntar ao cara do mercado onde ficava o “miojo de copo” (cup noodles).

Falando em “miojo” e “miojo de copo”, achei uma curiosidade bem bizarra: Qual será o tamanho da menor “cumbuca de miojo” do mundo?

Pois aqui está ela, caro leitor:

Como já dava pra prever, é nanotecnologia pura.
Ela mede 1 micron (1/1000mm). Ou seja, um centésimo da espessura do fio de cabelo humano. O recipiente está cheio de macarrõezinhos de 20 nanômetros (1/50.000 mm)

O menor pote de macarrão do mundo foi criado pelo professor Masayuki Nakao da Universidade de Tóquio, que estuda a nanotecnologia aplicada a circuitos. O objetivo da pesquisa de Nakao é o desenvolvimento de nanotubos de carbono baseados na tecnologia de microcircuitos. Para fazer a cumbuca de nanotecnologia, Nakao usou uma uma lente metálica para gerar um recipiente de silício. Então ele misturou uma sopa de etanol e um catalizador dentro da micro-cumbuca para formar macarrões de nanotubos de carbono. Segundo o professor, o maior desafio era evitar que o nano macarrão transbordasse do recipiente.

São os milagres da nanotecnologia, minha gente. Eu acho que isso é só a pontinha do iceberg. Ainda veremos coisas inacreditáveis feitas com nanotecnologia aparecendo por aí. Infelizmente, nem todos os avanços da nanotecnologia serão benéficos ao ser humano. Outro dia eu li na Science sobre o interesse do exército dos EUa sobre o uso de bombas nanotecnológicas que espalhariam uma espécie de filamento tóxico de nanotubos, causando mortes por infecção pulmonar, similar a que ocorre quando poeira vulcânica é aspirada e intoxicação por asbestos.
Mas em todo caso, o saldo ainda é positivo. A maior parte das inovações na nanotecnologia são pensadas para o benefício da humanidade.

Voltando ao macarrão de nanotecnologia, Nakao entretanto, não se pronunciou sobre o sabor de sua iguaria.
Fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.