Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

O café é uma paixão mundial, mas foi elevado ao status de arte nos últimos tempos. Tem cafés tão incríveis que dá muita pena de consumir.

Acha que o seu café fica fofo com uma folha no topo? Você não viu nada ainda. Claro, qualquer barista decente hoje em dia pode cobrir seu latte com um coração de amor, mas quantos podem criar arte real e intrincada na espuma que cobre sua bebida quente? Nos últimos anos, o consumo de café em todo o mundo aumentou enormemente. Além de cheirar bem e nos manter em movimento, a bebida com cafeína favorita de todos nos trouxe uma forma de arte totalmente nova: latte art. 

Latte art é algo tão competitivo que se tornou um esporte internacional, com baristas de todo o mundo participando do Campeonato Latte Art anual. Escolhemos alguns dos exemplos mais impressionantes de latte art de todo o mundo. Esteja preparado para ficar surpreso (e possivelmente desapontado, da próxima vez que você for pedir uma xicara esperando ver uma obra de arte e vier só uma espuma bege).

Um respingo de cor

O barista de Las Vegas, Mason Salisbury, realmente levanta o jogo da folha de café com leite tradicional, introduzindo cuidadosamente uma miríade de cores vibrantes na forma de corantes vegetais completamente comestíveis. O resultado são cobertores de café psicodélicos em cores brilhantes e chamativas.

Floral

O desenho da arte latte mais popular ainda é a folha, mas alguns fabricantes de café inteligentes podem dar um passo além e criar flores espumosas em cima do café. O renomado artista sul-coreano de café com leite, Lee Kang-Bin, dá um passo adiante ao introduzir corantes alimentares para criar expositores botânicos abundantes. No Cafe Carol Mel, Cingapura, não são apenas os lattes que recebem o tratamento floral, mas os chás de taro e matcha. Ambas as bebidas já possuem tons pastel que se adaptam bem aos delicados desenhos de flores de cerejeira.

 

Animais

Latte artistas podem desenhar folhas e flores em espuma, então, já que estamos no assunto da natureza, que tal os animais? Claro que podem! Os melhores artistas do latte são capazes de criar todos os tipos de criaturas, com detalhes incrivelmente intrincados, além de bebidas quentes.

Animais 3D

Justamente quando parecia que a arte com leite não poderia ficar mais espetacular, os artistas tiveram a ideia de criar arte com leite tridimensional – esculturas de arte com leite, se você preferir. Um dos mais talentosos escultores de café com leite é o barista japonês Kazuki Yamamoto, cujos designs são simplesmente alucinantes. Usando a espuma fofa para aumentar o volume, Yamamoto pode fazer com que pareça que uma foca adorável está se banhando em sua bebida ou Snoopy está tirando uma soneca em cima de seu copo. Não são apenas animais fofinhos e fofinhos que entram na arte do café: o barista taiwanês Chang Kuei Fang, do meu café Cofi, pode até fazer parecer que há uma barata passando por cima do seu café, o que é impressionante, se não muito apetitoso.

Retratos de animais de estimação

Tem mais! Chang Keui Fang (a senhora que criou a barata cappuccino) é especializada no uso de espuma de café com leite e chocolate para fazer retratos incrivelmente precisos dos animais de estimação das pessoas. No café My Cofi, os clientes podem pedir um café feito sob medida com imagens em 3D de seus amigos peludos ou emplumados.

Retratos de pessoas

Se os baristas podem criar animais tão estranhos na forma de café com leite, certamente eles podem fazer o mesmo com os humanos? Sim, eles podem, especialmente Michael Breach. Este barista novaiorquino esculpe meticulosamente linhas e sombreados em copas de café usando um palito, criando retratos impressionantes não apenas de estrelas de cinema e celebridades, mas também dos bebedores do café. Muito mais impressionante do que ter seu nome rabiscado na lateral da xícara com um marcador.

 

Belas Artes

Ao olhar para esses exemplos espetaculares, fica claro que a arte com leite é realmente uma nova forma de arte. Alguns baristas são tão hábeis nisso que recriaram pinturas famosas de nomes como Munch, Dali e Van Gogh em espuma de café. Lee Kang-Bin até mesmo pinta em glorioso technicolor. Só não espere ver nenhum deles emoldurado e em uma galeria.

 

Disney

Além de obras-primas de pintores famosos, Lee Kang-Bin usa corante alimentar para recriar uma forma de arte mais moderna: fotos de filmes animados. Ele escolhe os personagens mais amados dos filmes da Disney e os pinta com cuidado sobre cafés com leite que são doces demais para saborear.

Ate isso dar merda com direitos autorais, você ja bebeu.

As máquinas de venda automática podem fazer latte art?

Tudo isso é incrível, mas foi feito por seres humanos muito talentosos. Não há como uma máquina de venda automática cobrir seus cafés com arte inteligente. Existe? Na verdade, existe! No Japão, a máquina Yojiya Cafe Selection produz bebidas quentes completas com um topo espumoso impressionante. OK, é o logotipo da empresa e não muito elaborado, mas certamente abre o caminho para as coisas que estão por vir …

fonte

 

Latte art: Café colorido, com obra de arte, desenhos e até com barata

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!