fbpx

Curiosidades, incrível

Ilusão de ótica – A barra que fica azul

Escrito por Philipe Kling David · 5 segundos de leitura >

Veja que legal esta ilusão de ótica. Fique olhando fixamente para o pontinho preto e você perceberá que gradativamente a barra cinza lateral vai ficar azul.
illusion

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Hackers atacam a radio misteriosa UVB 76

em Curiosidades
  ·   33 segundos de leitura

11 respostas para “Ilusão de ótica – A barra que fica azul”

    1. Isto acontece porque células fotossensíveis dos nossos olhos, os cones da retina, ficam ‘cansados’ e perdem gradativamente a sensibilidade para aquela cor, no caso o laranja. À medida que os cones ‘cansam’, eles compensam com a imagem negativa. Temos, no final, a troca das cores, sendo que a barra cinza é só pra dar um efeito e ajudar a tornar o laranja em azul, visto que o azul é a cor suplementar do amarelo. Vale lembrar que isso só acontece quando nossos olhos focam uma imagem fixadamente.

  1. Gostei da explicação ! Mas oq eu enxerguei foi a barra movente se tornar azul (do cinza) e não o fundo laranja.

    1. É aí que entra a expressão ‘ilusão de ótica’ pois, citantdo a mim mesmo, “a barra cinza é só pra dar um efeito e ajudar a tornar o laranja em azul, visto que o azul é a cor suplementar do amarelo.” Ou seja, o cinza não se converte em azul.
      Experimenta realizar o teste da arara na gaiola neste link:
      http://educar.sc.usp.br/otica/curiosid.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.