A maioria das pessoas pode pensar que só existem registros em preto e branco da época da Segunda Guerra. Isso porque os filmes coloridos naquele tempo, embora já existissem, ainda não haviam se popularizado. As fotos que ilustram este post são fotos genuínas da Segunda Guerra mundial, feitas com o (ótimo) filme fotográfico colorido Kodachrome pelo departamento de Guerra dos EUA.
Isso que dizer que a ampla maioria dessa galera que aparece aqui jovem e forte, trabalhando na construção de aviões, bombas, treinando lançar granadas e etc já morreu. Mas suas imagens ficaram eternizadas em negativos coloridos que mais que apenas nos mostrar uma imagem mais realista do que estamos acostumado daqueles tempos sombrios, nos traz um gosto amargo de imaginar como devia ser no front, quando espirrava o sangue e ele era vermelho e não cinza 28%.
Tirando o horror do contexto…muitas fotos são lindas
interessante …pow…onde vc arrumou isso? realmente inédito…nunca me passou pela cabeça que existissem tais fotos..
http://www.ww2incolor.com/ tem muita ai, inclusive do brasil
O céu azul dá um distaque marcante nas antigas e belas fotos! :)
Aquela moça da 16° foto… eu realmente queria saber quem é. Eu já vi essas fotos em outro site e lembro que ela foi de longe a mais bonita de todas. Parece uma pinup.
Felipe, gosto de ler tudo relacionado sobre a segunda guerra, mas não sabia sobre essa fotos coloridas. Obrigado! Tem razão, são um pouco melancólicas; a vida é efêmera e nós também seremos um dia apenas uma imagem a ser recordada – e não mais em papel!
Nossa, essas fotos fazem a gente voltar no tempo!
Já viu aquela coleção de fotos coloridas do nazismo? É incrível também.
Muito bacana as fotos, os motores radiais são incríveis, belas máquinas de voar. Apesar de toda a tristeza que a guerra trás as fotos são de encher os olhos e são maravilhosas obras de arte.
Olá Felipe. É a primeira vez que faço comentários no seu blog apesar de acessá-lo constantemente. Em meias palavras, sou seu fã, e seus posts são muito legais, esse das fotos coloridas da 2a guerra ficou show. Gostaria que você fizesse um post com fotos coloridas da guerra do Vietnã, que apesar de ter sido um do acontecimento muito triste como qualquer guerra, mas faz parte da história de todos nós. Valeu Felipe. Um abraço.
Boa ideia!
Valeu por comentar!
Ótimo post, segue link de um site bem legal de fotos antigas:
http://www.shorpy.com
Abraço.
Philipe,
Confesso que estou cético quanto à veracidade (da cor) destas fotos. Estão com uma qualidade impressionante mesmo para os padrões de hoje, quanto mais para a década de 1940!
Tenho fotos de família do final da década de 60 e década de 70 e elas invariavelmente apresentam distorções na cor, tendendo para o rosa ou magenta, com granulações, baixa resolução etc.
De qualquer forma, não tenho porque duvidar de você, mas realmente gostaria de entender como isso (estas fotos) foi feito.
Eles usaram kodachrome de alta qualidade, e como essas fotos eram feitas para registro militar, foram armazenadas com todo cuidado ao longo dos anos. Isso explica a qualidade ter se mantido tão boa desde então. Eu não sei dizer se elas são fotos reveladas naquele tempo, ou se são revelações atuais a partir dos negativos coloridos daquele tempo. Isso solucionaria o problema decorrente da oxidação, por exemplo. Mas um bom armazenamento também poderia solucionar isso. Então não sei exatamente como foi. Só sei que eram coloridas mesmo.
Achei que as fotos foram quase todas posadas e em ambiente controlado. Os mecânicos não têm uma única sujeira na roupa e quase ninguém olha para a câmera. Pareceu para mim um daqueles projetos de campanha institucional de recrutamento ou compra de bônus de guerra. Talvez por isso as imagens sejam tão perfeitas.
Dá pra ver pelas matizes das cores que se apresentem meio azuladas ou avermelhadas. Ainda não tinham muita definição. Nessa época fotos coloridas eram extremamente caras. por isso a grande maioria de fotos, inclusive domésticas eram em preto e branco
Mas o que chama mais a tenção são as fotos de mulheres trabalhando na indústria pesada. Como os homens eram convocados para servirem à patria como soldados, faltavam trabalhadores e a mão-de-obra feminina era abundante,este foi talvez até um fato precursor da grande profissionalização do contingente feminino que antes era predominantemente concentrado nos afazeres domésticos!
O SAITE SUGERIDO PELO Celio Peres é mesmo muito interessante pela quantidade de fotos antigas. Pena que é praticamente de somente de lugares e pessoas americanos!
Ia comentar exatamente a mesma coisa!!! Só acredito que as mulheres já tivessem começado na indústria antes, por causa da grande recessão dos anos 30. Durante a Guerra, elas queriam se sentir úteis ao combate.
Isso me fez lembrar minha avó, que juntava dinheiro para comprar munição e entregar a João Pessoa para combater a Coluna Prestes.
opa! beleza?
cara, tava vendo uns vídeos aqui no you tube e pensei tipo num post para vc escrever se agradar…pode ser interessante desenvolver o assunto…… se v achar legal, abraçe a idéia…
seguinte, é sobre a mulherada nos shows… da uma olhada nos vídes e compare … olha como muda o foco… https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XUJ0IYZKLvE#at=233 e olhe esse tbém https://www.youtube.com/watch?v=DaVCHEc7dQ4
bom,é isso, abraço e até.
Já li em algum lugar que esse filme Kodak era tão bom que os soviéticos criaram uma empresa na Suíça só para comprá-lo. Mas não sei se é verdade.
Se essas fotos sao realmente digitalizadas do original, esse filme nao poderia ter parado de produzir, nenhuma dslr consegue tanta perfeiçao. imagine essas fotos do post no tamanho real com resoluçao grande. eh de babar olhando elas.
Eu acho que essas fotos são atuais, somente no contexto da guerra, tipo uma releitura ou algo parecido. Essa qualidade apresentada é demais de perfeita, nem imagens mais belas e trabalhadas digitais seriam tao perfeitas em qualidade como pregado aqui. Só minha opiniao. Todas perfeitamente iluminadas e sem ruido algum, a maioria em HDR. Sei lá, tá mais mesmo pra fotos atuais contextualizando outra época.
São fotos da época mesmo, cara. Feitos com o kodachrome. Na época, o kodachrome era tão foda que os soviéticos abriam empresas de fachada para poder comprá-lo.
Eu acredito que essas fotos são sim da época, mas houve toda uma pré-produção para obter esses registros. É bem visível que foram elaborados bons esquemas de iluminação para essas fotografias. Não era somente um bom fotógrafo com uma câmera foda e um filme foda, provavelmente houve uma equipe fotográfica inteira bem equipada, com flashes extras, rebatedores, soft-boxes e etc…
É legal lembrar também que esses filmes profissionais antigos tinham uma excelente latitude de exposição, (algo como um maior equilibrio entre luz e sombra) o que explicaria a semelhança com fotografias em HDR, como citou o amigo acima.
Mas apesar de tudo, eu arrisco dizer que houve uma boa manipulação digital nessas fotografias!
No Youtube existem registros em video genuinamente coloridos da WWII. É muito bacana!
olá Philipe muito massa essas fotos parabéns pelo post , mais gostaria de fazer uma pergunta pra vc q assim como eu deve se interessar muito por esse tema (segunda guerra mundial ) bem estou a procura de um livro que eu li a muito tempo nem me lembro quando , é a história de uma menina que foi capturada com a sua mãe por soldados nazistas e quando estavam dentro do trem rumo aos campos de concentração, a mãe da menina joga ela pela janela do trem , ai ela conta como viveu se escondendo , pessoas que ajudaram ela com documentos falsos e por ai vai , sei que no fim do livro ela conta que se casou teve filhos e morava em curitiba parana onde ela e o marido tinham uma livraria , no livro tinha tb a data da sua morte . cara não sei se vc vai poder me ajudar mais já tentei de tudo mesmo ne kkkk . cara não sei de onde vc é mais não deixe de vir a minha cidade para conhecer o museu do holocausto que é maravilhoso !
Cara não conheço essa história não, mas deve ser muito interessante (e triste)
olá Philipe achei o livro hoje o nome é (O salto para a vida – A História de Léa Mamber).