Foto gump do dia: Bisões em queda

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Uma foto que evoca os mais estranhos sentimentos, né?

 

Antigamente, os Índios da América do Norte caçavam os bisões assim. Eles estouravam a boiada e os animais corriam em direção a um abismo. Sem conseguir parar, eles caíam diretamente para a morte, às dezenas, empurrados pelos animais que vinham atrás. O método de caça dos índios era brutalmente desperdiçante. A pilha de animais mortos podia conter quase uma centena de animais. E sem uma forma de conservar aquela montanha de carne, tudo rapidamente apodrecia e se tornava imprestável ao consumo.

“Untitled (Buffalo)”, é o nome dessa fotografia, de David Wojnarowicz. Ela é uma das obras mais conhecidas do artista e talvez uma das mais assombrosas reações artísticas à crise da Aids dos anos 1980. O trabalho retrata uma manada de búfalos caindo de um penhasco para a morte. O artista fornece muito pouco contexto para por que e como as criaturas chegaram lá. 

Felizmente, nessa foto nenhum bicho morreu. O trabalho é, na realidade, uma fotografia de um diorama de um museu em Washington, DC, descrevendo a técnica de caça dos nativos americanos. Através da apropriação desta imagem gráfica, o artista evoca sentimentos de desgraça e desesperança, tornando o trabalho extremamente poderoso e provocativo. Feita na esteira do diagnóstico de HIV positivo do artista, a imagem de Wojnarowicz traça um paralelo entre a crise da AIDS e o massacre de bisões na América no século XIX,

Ela foi feita em 1988-1989, mas impressa em 1994 (postumamente)

 

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.