sábado, setembro 6, 2025

Fazendo o xenomorfo parte 1

Modelando em 3d o alien para imprimir.

Sigo trbalhando n minha escultura do xenomorfo. (eu não estou vendo a série nova sobre aliens por causa das putaiadas do Disney+ com propagandas pentelhas.

Sempre gostei do Xenomorfo  como você pode ver por posts como este aqui ou este) e como finalmente consegui comprar minha sonhada impressora de resina grande, (eu ja tinha uma bosta da primeira geração da Wanhao duplicator – uma maquina complicada e temperamental, que só trabalhava quando estava afim) resolvi inaugurar a máquina com alguma coisa nova.

Com seu corpo detalhado em estilo biomecanóide que o consagrou, o xenomorfo parecia uma boa ideia. Fora que ele é magro, o que economiza a resina ($$$).

Parti da ideia de um standing pose, ou seja, o alien numa base paradão. A razão disso é simples economia de espaço, já que o alien, sua cabeça de salsicha mais a cauda, numa pose mais dinâmica, acabam por formar uma área retangular larga e minha casa tem um problema sério de espaço. Então é melhor uma peça mais alta e estreita que mais larga e baixa.
Comecei no zbrush como sempre faço, com uma bolota. Eu vou puxando e distorcendo essa esfera até ela se parecer com o alien. Nâo há grande misterio nisso, quem já viu meus videos de modelagem, como aquele do goblin, vai ve que é a mesma coisa. Só tem que ter SACO, porque o zbrush quebra muito, e nessa peça, ele pifou tantas vezes que cheguei a achar que não ia conseguir modelar.

Uma coisa legal do xenomorfo é que ele sempre varia alguma coisa em cada filme, e isso da uma liberdade de criação, não é preciso ficar tentando replicar esse ou aquele alien, salvo se a peça for exatamente sobre o alien de algum dos filmes, o que felizmente não é meu caso.
Eu coloquei alguns elementos  de referência ao alien 1 – o do primeiro filme, que persegue a Ripley na Nostromo, porque simplesmente acho ele fantástico, e foi feito pelo Giger, então tem que respeitar o velhinho.

Das decisões de design mais básicas que eu tomei na criação do modelo, eu acho que duas foram fundamentais: Não queria ele com aquela boquinha interna pra fora, porque não combina. Nego tem uma tara de fazer o alien com aquela coisa, é impressionante, quando na verdade, no filme ele usa muito pouco esse recurso e não sendo uma figura em ação, não faria sentido lógico.
A outra é que o rabo não irá sair do cu do alien. Parece estranho, mas no alien original, o rabo sai realmente do toba do alien, talvez por alguma dificuldade na confecção da fantasia:
fb58eee9de49a595a54d8d2a9e2338da | Arte | alien, Arte, escultura, Textos
O rabo do meu xenomorfo será uma prolongação da coluna. Definido isso eu também resolvi fazer duas cabeças diferentes para ver. Uma a cabeça normal, que a gente ja conhece e outra com o capuz com aquela transparência que permite ver o crânio interno, uma sacada legal do Giger que mostra que ele “puxou” elementos da anatomia do hospedeiro.

Captura de tela 2025 08 26 105022 | Arte | alien, Arte, escultura, Textos
Por baixo do capuz, o bicho era assim

Eu fiz duas versões porque minha resina cristal fotopolimerisável é velha, dos tempos da wanhao duplicator, e que não sei se funcionará, já que a validade já foi tem séculos.

Nas pernas eu evitei aqueola perna de demonio, mas também não queria aquela perninha do primeiro, a solução foi uma mistura, onde ele tem o pé do alien 1 mas ficando nas pontas dos pés.

Para a base, eu ia fazer um simplório disco preto, mas pensando bem, parece desperdício ter uma máquina capaz de fazer detalhes e eu desperdiçar isso. Então resolvi modelar um tipo de base com algum greeble “espacial” mas nada tão cheio de frufru que entre em desacordo com o corpo do extraterrestre.
A escala foi uma decisão simples: Não queria algo pequeno, mas não dava pra ser nada enorme, porque o espaço vale ouro no meu “apertamento” doméstico e a resina não é barata.
Penso em ficar na media dos 25 a 30cm que é um bom tamanho para estatuetas desse tipo. Mais que isso começa uma sensação de “estátua de praça”.

E então depois de muito puxa daqui, puxa dali, aqui esta o modelo 3d:
xenomorfo boneco.460 | Arte | alien, Arte, escultura, Textos

| Arte | alien, Arte, escultura, Textos | Arte | alien, Arte, escultura, Textos xenoback e1757172002131 | Arte | alien, Arte, escultura, TextosBem, é isso. O modelo 3d está feito e agora vamos para a impressão desse treco!

Se der bom, no próximo post eu mostro como saiu.

Este post tem o patrocínio de… Ninguém. Mas poderia ser a sua empresa. Gostou da ideia? Me chama aí.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com.br
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80

Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso,...

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes...

Viajando sem drogas

É impressionante o poder da mente humana. Nós temos a fantástica capacidade de viajar, de sair por aí em devaneios semi-delirantes, indo onde nenhum outro...

Era uma cerveja de chocolate!

Finalmente ontem descobri o mistério do convite dourado da Bohemia. A Bohemia lançou ontem, lá em Petrópolis, com a presença (minha claro) e de...