Curiosidades sobre aviões que quase ninguém sabe

Os aviões estão em alta, inclusive por causa do jogo Aviator disponível na 20Bet, um jogo instantâneo que parece ser a mais nova trend. Além disso, as mídias sociais estão trazendo
bastante informações sobre o tema, tanto por especialistas, usuários e trabalhadores da área.
O avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, ficando atrás apenas do elevador e possui várias curiosidades interessantes que são pouco conhecidas, apesar de ser um meio de transporte altamente utilizado no mundo.

5 curiosidades interessantes sobre aviões

É normal que raios atinjam os aviões

Muitas pessoas podem não saber disso, mas os raios atingem aviões praticamente todos os dias e, os passageiros muitas vezes não percebem esse fato já que o impacto é distribuído
pela fuselagem do avião. Dependendo da intensidade e do ponto, porém, a fuselagem pode ser danificada mas, ainda sim, a probabilidade de um raio causar um acidente aéreo é quase nula.

Todos os pilotos de voos comerciais precisam falar inglês, mesmo no Brasil

Os pilotos brasileiros precisam falar inglês, assim como a maioria dos pilotos ao redor do mundo, pois a comunicação internacional acontece neste idioma. Vários manuais, aulas e equipamentos também só possuem instruções em inglês então, mesmo que um piloto de avião comercial voe apenas em território brasileiro, ele precisa saber falar inglês em um bom nível.

Aviões podem perder todos os motores durante o voo e ainda sim não sofrer um acidente grave

Essa situação obviamente não é a ideal, mas pode acontecer. Os aviões podem planar, por isso, é possível fazer aterrissagem sem os motores e isso já aconteceu algumas vezes. Hoje, os pilotos possuem aulas em simuladores que conseguem reproduzir situações extremas como essa. Dessa forma, é possível fazer com que os profissionais não só consigam ter o conhecimento técnico do que fazer nesse tipo de situação como também um maior controle emocional caso ela aconteça.

O piloto é o Deus do avião

O piloto tem o poder de tomar todas as decisões durante um voo e, ele foi treinado para isso. Os pilotos passam frequentemente por provas psicológicas e fazem testes em simuladores em situações extremas, pois em situações de emergência sempre é ele que dará a resposta final. Os pilotos também possuem o poder de retirar passageiros que estejam de alguma forma descumprindo com as normas do voo.

Bagagens não reclamadas são doadas ou destruídas

Dependendo do conteúdo dentro de uma bagagem, caso ela seja abandonada, os itens dentro dela podem ser doados, leiloados ou destruídos. No Brasil, as empresas devem doar os itens caso não sejam perecíveis ou ilegais mas, na Europa e em vários outros países como os Estados Unidos, as bagagens podem ser leiloadas e a companhia aérea fica com o lucro da venda. Cada país possui o tempo máximo em que uma bagagem fica à espera do dono, mas normalmente o período máximo é de 30 dias a 6 meses.

Como diminuir o medo de voar

Apesar de ser o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, muitas pessoas têm medo de voar de aviao. Uma das formas mais eficazes de vencer um medo é ser racional a ele e, muitas pessoas começam a estudar sobre acidentes aéreos para perceber que, na esmagadora maioria das vezes um tipo de acidente aéreo ocorre apenas uma vez. Isso porque vários dos grandes acidentes são estudados por todos os países para que, o que causou o mesmo seja reparado e não aconteça nunca mais.

Sendo assim, a perspectiva é que a cada dia o avião se torne mais seguro e não o contrário. No Brasil, o último acidente de avião comercial aconteceu há 15 anos, o que mostra a segurança dos aviões e a força da regulamentação e da vistoria nos aviões no território brasileiro.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Sobre o terceiro item, se chama “Razão de planeio”, que a grosso modo é quanto ele vai pra frente em relação ao que ele vai pra baixo. E hoje em dia antes mesmo de um novo avião ser fabricado e até mesmo prototipado já se tem esse cálculo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos