Coober Pedy – A cidade subterrânea na Austrália

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Imagine só uma cidade onde as pessoas vivem como tatus, enterrados no solo. Essa cidade existe, e se chama Coober Pedy.

coober-pedy-pictures-5

Coober está localizada no sul da Austrália, num lugar bastante conhecido por ser o estado mais seco da Austrália, que por sua vez fica no continente mais seco da Terra.  Coober Pedy foi criada em 1915, quando uma jazida de opala foi descoberto na região. Lembra do meu post das Opalas?

 

A entrada da cidade

Pois é… O lugar era tão horrivelmente inóspito lá que os mineiros começaram a se meter dentro da Terra, não só para trabalhar, mas para descansar e evitar a secura também. Inicialmente eles começaram a cavar as suas casas nas encostas. No início, o objetivo era só encontrar um pouco de descanso do sol escaldante, mas, no processo, isso acabou criando uma pequena cidade para eles. Desde então, o povo de Coober Pedy prefere construir suas casas debaixo da terra, onde é mais fresquinho.

Os verões australianos são sinistros, com temperaturas facilmente passando dos 40 graus Celsius. Para os poucos corajosos que se aventuarm a morar sobre o solo, o ar condicionado é uma necessidade básica, não um luxo. Já no “buraco”, o papo é outro.

Imagina o calor sobrenatural desse lugar.

 

 

A temperatura permanece fresca, constante em 24 graus e a taxa de umidade não ultrapassa 20%. Claro que isso significa que o buraco pode ficar bem frio no inverno, mas as pessoas estão dispostas a fazer esse tipo de concessão.

Embora a cidade subterrânea de Coober Pedy já exista há muito tempo, foi apenas na década de 1980 que a cidade tornou-se popular em todo o mundo. Em 1981, um sujeito chamado Umberto Coro percebeu o potencial de ganhos que poderia vir do estranhamento de passar um tempo no subsolo e então, ele construiu o primeiro hotel de Coober Pedy.

Desde então, as notícias da cidade subterrânea se espalharam rapidamente e pessoas de toda a Austrália e do mundo começaram a visitar. Hoje, é comum encontrar turistas internacionais afluindo para Coober Pedy, em busca de uma estadia no Hotel ou “Caverna do Deserto”. Mas não há só esta opção, existem diversas outras pousadas locais e casas particulares subterrâneas que alojam turistas e visitates. O que atrai mais turistas do que qualquer outra coisa é a chance de dormir debaixo da terra, uma coisa que geralmente, a maioria das pessoas só faz quando “abotoa o paletó de madeira”

No subterrâneo, as salas são espaços frios, escuros e amplos.

Os locais são construídos de tal forma que os interiores refletem as cores avermelhadas da rocha local. As acomodações subterrâneas de Coober Pedy nunca desapontam seus visitantes. As casas subterrâneas tem até “móveis” escavados na rocha, e as igrejas subterrâneas são uma atração adicional.

Enquanto isso, lá em cima, no abrasador calor australiano, tudo o que é visível de Coober Pedy é uma vasta extensão de terra, interrompidas por chaminés que parecem subir do chão, saindo do nada.

A cidade é bem pequena, e toda a população de Coober Pedy é de cerca de 3.000 pessoas (segundo a wikipedia, a população é de 1916, mas a Wikipedia pode estar desatualizada), que vivem tranquilas como tatus ou formigas, enterradas no subsolo, e andando diariamente através de uma rede vasta de túneis intricados. Mas tem tudo, correios, lojas, bares, restaurantes e até hotéis. Tudo debaixo da Terra.

O nome Coober Pedy parece ter se originado a partir da frase aborígene “kupa piti”, que significa algo como “buraco do homem branco na terra”. A cidade é famosa não só por seu charme rústico, quase primitivo, mas também por ser a “capital da opala do mundo”. Coober Pedy é responsável por fornecer nada menos que 70% da Opala da Terra.

Existem até alguns filmes feitos no lugar. Você pode jogar golfe à noite com bolas brilhantes em um “campo” que não tem grama. Coober Pedy tem todos os tipos de instalações garantidos para manter entretidos os turistas, como as famosas lojas de opalas, salas de bilhar, bares, piscinas, museus, a Igreja Ortodoxa Sérvia, e até mesmo o cemitério! Parece piada, mas eles em Coober Pedy enterram os mortos no subsolo do subsolo.

fonte fonte fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

8 respostas

  1. Nem preciso ir pra lá pra sentir um calor sobrenatural porque moro em um buraco, praticamente. Blumenau, a cidade rodeada por morros, com a maioria de seus bairros sem uma brisa sequer e com verões ultrapassando os 40, 42 graus… Ano passado tivemos a sensação térmica de 54 graus, pensem!!!!

  2. Nossa! Deve ser estranho esse modo de vida. Mas vendo isso até senti um “friozinho”, aqui está bem quente, e dá pra ter uma idéia de como é poder ficar em um lugar fresco quando o calor esta de “derreter, rebentar mamona, derreter asfalto, fritar ovo na careca etc”, rsrsrs!
    Mas por outro lado fico pensando: os espaços não podem ser muitos amplos, não é, porque haveria o risco de algum desabamento, sem colunas de sustentração (naturais) em intervalos muito grandes!

  3. Fugindo do assunto,PHILLIPE, fale alguma coisa sobre PITZI, é um clube que trata de consertar, trocar ou repor celulares danificados! Será que “QUENTE”?

    http://www.pitzi.com.br/?utm_source=googledisplay&utm_medium=banner300x250&utm_term=tech&utm_content=retangulo_celularbranco300x250&utm_campaign=displayinteresse&utm_term=tech&gclid=CPfVyvjE0bUCFQjNnAodcT0A-A

    Minha filha teve um problema com o dela (cel meio caro)e não conseguiu nada com a assistencia tecnica, até que em contacto com o fabricante conseguiu outro aparelho (melhor até que o que ela tinha, por sinal). Durante esse processo ela descobrir este lik, e gostariamos de saber da sua veracidade e ou idoneidade.
    Se quiser fica como SUGESTÃO para um post.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

No Content Available

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.