Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Olha só que curioso o design dessa aeronave. Em forma de V, ela é um projeto financiado pela companhia aérea holandesa KLM, que queima 20% menos combustível e pode transportar mais de 300 passageiros.
O que chama a atenção é seu formato incomum. Seu design estonteante tem a mesma envergadura que as aeronaves existentes e é capaz de transportar até 314 passageiros.

A aeronave foi batizada em referência a lendária guitarra elétrica “Gibson Flying-V” usada por muitos músicos famosos, de Jimi Hendrix a Keith Richards. Essa:

O conceito, desenvolvido por cientistas da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, “explodiu” diagonalmente de trás do nariz, criando uma impressionante forma em V. Ao mesmo tempo, um par de motores a jato com turbocompressor é instalado na traseira. Designers dizem que essa configuração exclusiva economiza até 20% de combustível.
As possibilidades dessa configuração são tremendas, pois temos dois “Salões” basicamente. Em seu conceito original o sistema poderá levar num lado o espaço para passageiros, e no outro o compartimento de carga, tanques de combustível e todas as outras infra-estruturas.


É como se o avião fosse somente as duas asas, com passageiros dentro. Em outubro de 2019, os pesquisadores apresentarão um protótipo voador que será usado para testar se o Flying-V pode permanecer estável e confiável enquanto estiver voando em baixas velocidades – durante a decolagem e aterrissagem. 

O Flying-V também oferece aos pesquisadores uma oportunidade única de melhorar a experiência do passageiro em aeronaves, desde a disposição dos assentos nas asas até o design das cadeiras e banheiros. Tudo tem que ser o mais leve possível, para maximizar o ganho de eficiência que o novo formato do avião oferece. Peter Vink, professor de Ergonomia Aplicada e Design na Faculdade de Engenharia de Design Industrial, participa do projeto.

 

“A nova forma da aeronave significa que temos excelentes oportunidades para projetar o interior, tornando o voo mais confortável para os passageiros. Por exemplo, como parte da pesquisa do Flying-V, estamos procurando novas opções para descansar ou fazer refeições em um avião. Oferecer comida em um buffet é uma das opções em que estamos considerando. ”

O tamanho avião, (a envergadura da aeronave é de 65m e o comprimento é de 55 metros) o torna um concorrente comparável ao tradicional Airbus A350 e ao Boeing 787 e poderá usar a infraestrutura existente, incluindo hangares e pistas.

Eu achei o avião maneiro, mas não curti esses motores enormes que vem colados em cima. Não parecem harmônicos com o design, mas como esse treco ainda pode sofrer alterações, é possível que as turbinas acabem migrando para outro lugar.

Sustentabilidade

A aviação global é responsável por cerca de 2,5% do total de emissões de CO2. Esse percentual deve aumentar rapidamente à medida que o número de quilômetros que os passageiros viajam a cada ano está crescendo a uma taxa de 4,5 a 5% ao ano – estamos voando cada vez mais e mais longe. Foi por isso que, em outubro de 2018, o setor de aviação holandês apresentou um plano de ação para tornar as viagens aéreas mais sustentáveis. Vinte organizações de transportes e instituições de conhecimento uniram forças no plano ‘Inteligente e Sustentável’, visando acelerar os desenvolvimentos existentes para tornar a aviação mais sustentável. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 da aviação holandesa em 35% até o final de 2030 

fonte

Conheça o V-Flying, o avião que pode revolucionar a aviação comercial em breve

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Uma ideia sobre “Conheça o V-Flying, o avião que pode revolucionar a aviação comercial em breve

  • 7 de junho de 2019 em 16:38
    Permalink

    Muito bacana mesmo… mas eu estou mais propenso a chutar que ainda precisa de muito teste pra ser considerado uma possibilidade séria.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!