Quando eu fiz aquele post sobre as dez mais loucas versões da musica do Mario, de cara eu sabia que o décimo seria um dos mais impressionantes instrumentos musicais que eu já vi.
O que me impressiona na “arte” deste cara, é o instrumento que ele usa: Nenhum.
É estranho dizer que existe um sujeito que se especializou em tocar musicas sem nenhum instrumento tradicional, usando apenas e tão somente as suas mãos. Tem gente que nem acredita. Melhor do que ficar descrevendo o que este cara é capaz de fazer é mostrar. Veja o manualist em ação, tocando nada mais nada menos que Final Countdoun, do Europe:
https://www.youtu.be/Jvn8wsIrHag
Hahaha. É engraçado, eu sei. Mas como o cara faz isso?
Basicamente o sujeito conseguiu treinar o movimento das mãos de modo que ele consiga aprisionar uma quantidade de ar entre as palmas, e com o movimento do pulso, expulsar o ar de forma controlada, variando a força. Ele consegue então fazer vibrar a pele da mão, produzindo um som de peido, que é bastante engraçado e intrigante, que atinge tons graves e agudos. Variando a velocidade e intensidade, o manualist consegue atingir praticamente toda a escala musical.
O nome do manualist é Jerry Phillips, e faz musica com as mãos há 38 anos. A seguir mais uns videos impressionantes de Jerry:
Bohemian Rhapsody, do Queen:
https://youtu.be/IOyEw9bT8yQ
Stayin Alive, do Bee Gees:
https://youtu.be/TxRPU2SB_sA
A musica da cantina de Mos Esiley (um clássico do flato manual!)
https://www.youtu.be/pBiLAy7mDbw
The enterneiner, do Scott Joplin:
https://youtu.be/TRFlkI7GJ24
Eye of Tiger:
https://youtu.be/7tZH4OvsUqM
Wizard of Winter:
https://youtu.be/ZiPLuIF1cog
Toccata e fuga, do Johan Sebastian Bach (agora ele humilhou)
https://youtu.be/dwMdYN6BtQ8
Pour Elise do Beethoven:
https://youtu.be/12rioESy2fg
Ainda no estilo clássico ele toca Mozart:
https://youtu.be/qBGLgNYAl4o
Jerry Phillips tem dezenas de videos de suas habilidades tocando todo tipo de musica que se pode imaginar. Muitas ali eu nem sequer ouvi falar. Muito gump isso, né?
O mais engraçado é a cara dele, meio impassível, mas sem deixar de refletir a ginga.
Detalhes: é “Entertainer”, e é do Scott Joplin. E o “Lago dos Cisnes”, que é um balé, não é do Beethoven, e sim do Tchaikovsky. Mas de qualquer forma o que ele toca não é nenhuma parte do Lago dos Cisnes, e sim “Pour Elise” (ou “Für Elise” em alemão), que ele chama de “Fart Elise” (Peido Elise), essa sim de Beethoven, como você já havia escrito.
Opa, valeu a dica. Consertei lá.
Philipe, impossível que o Mundo Gump ainda não tenha postado sobre Gizmo:
http://scienceblogs.com.br/100nexos/2007/05/gizmo-imperdvel.php
Confira logo o primeiro doido :)
Ainda bem que ele treinou as mãos pra fazer esses sons… Sério, o cara é bom na arte dele; mas depois de algus minutos pode ser beeeeem irritante essa peidofonia :|
Imagina o que esse cara pode causar de constrangimento num elevador quando acaba a luz, hehehe. Ou num ônibus de viagem.
Desculpe contraria-los, mas pra mim é coma boca. Eu vejo ele com o cantinho da boca emitir o som. Ventricolos tem essa habilidade comum a sua arte. Ele apenas adaptou-a.
Se notarem bem, ele usa muito da respeiração nasal, pra emitir as notas, como se tivesse fazendo um esforço tremendo pulmonar. Pra mim é vem da boca seu som.
Alexandre o cara é bem conhecido. Já esteve até em programas de tv mostrando como faz os sons. Ao que parece é com a mão mesmo.
FakE!
Cara, eu consigo fazer esses sons com as mãos também, mas nem de longe eu consigo fazer o que esse cara faz. Eu faço só os barulhos de peidos msm, sem nenhum ritmo. Até ver esse cara aqui, achava que mais ninguém sabia fazer isso. rsrsrsrsrs
Tenho um irmão que sabe fazer isso, mas peidando. Quase uma Ópera.