sexta-feira, janeiro 17, 2025

Como o Mc Donald´s muda ao redor do mundo

A rede de lanchonetes mais famosa do mundo é conhecida por vender os mesmos produtos em qualquer lugar do planeta. Existe, inclusive, um índice econômico baseado no valor de seu lanche mais conhecido, o Big Mac. Não é à toa que ele é o sanduíche mais popular do McDonald´s no Brasil, com números estratosféricos.
Mas um detalhe que poucos sabem sobre a rede é que, para se adaptar a países – e até a bairros importantes em países estratégicos, o McDonald’s faz algumas concessões em seu cardápio. Seja por respeito às tradições religiosas, por questões locais de mercado ou por causa da concorrência, ela abre brechas que você não pode imaginar.

Conheça algumas delas:

Brasil – Desde a fundação, a lanchonete fez questão de não vender bebidas alcoólicas, mas uma loja localizada num bairro estritamente comercial, em Salvador conseguiu a permissão de vender cerveja apenas nas sextas feiras, por causa do happy hour. A matriz autorizou quando viu que muitos clientes evitavam o local. Poucas lojas conseguiram a permissão também,
em momentos especiais. E aqui vende até pão de queijo.

China – Existe uma tortinha – similar as de banana e maça, vendidas no Brasil – que é recheada de batata doce roxa. Quem quiser experimentar a
Taro Pie tem que ir pra lá.

Índia– Nada como provar o Chicken Masala Sandwich. É um lanche de frango com um molho que tem gostinho de maçã e mel. Há alguns relatos de resistência à rede por conta de preceitos religiosos, mas depois de algum tempo, com habilidade, a lanchonete do palhaço Ronald conseguiu ser aceita.

Itália – O país é conhecido pela pizza, então nada mais simpático do que colocar uma espécie de sanduíche que lembra uma pizza fechada. O Pizzaroto é recheado de muçarela e tomate, mas é um pouco diferente do calzone que nós conhecemos no Brasil.

Coréia do Sul – É possível encontrar um chá bem conhecido no país, o Green Tea Latte, como diz o nome, chá verde com leite. Sem comentários.

Espanha – Sopa de tomate… Socorro!

Noruega – Uma grande pedida: donuts cobertos de chocolate. Este bem que poderia ter no mundo todo, não é mesmo?

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir