Na natureza, muitas vezes a diferença entre a vida e a morte está em se camuflar. Seja para ficar bem perto de suas presas e dar o bote com tranquilidade, seja para escapar dos predadores, disfarçando-se na natureza ao redor. Alguns animais foram evoluindo até se tornarem tão realisticamente mimetizados com galhos, plantas, flores e folhas, que nossos olhos podem nos confundir, mesmo SABENDO que são animais ali.
Aqui está a minha seleção dos cinco animais mais parecidos com folhas. Pode ser que até existam outros, afinal, o mundo natural é bastante vasto e existem animais que nem mesmo foram descobertos vivendo nas florestas. Mas dos que eu conheço e consigo puxar pela memória essa seleção é deveras impressionante. Vamos a eles:
1- O Sapo-folha (Bufo typhonius)
Natural da floresta amazônica, esse animal incrível se mistura com as folhas caídas no solo da floresta com absoluta habilidade. Como um mágico ele se camufla. Sua mais fascinante característica é a forma corporal terminada num bico, e essa linha muito visível dividindo seu centro, como numa folha de verdade. Seu padrão de cores emula uma folha seca e ate com algum líquen. Esse sapo consegue jogar as patas e encolhê-las sob seu dorso, ficando exatamente na forma de uma folha.
Existem outros sapos-folha, além do nosso amiguinho aí em cima. Um igualmente impressionante é o sapo-folha da Malásia (Megophrys nasuta):
Esse é endêmico das florestas tropicais da Península Malaia e das ilhas de Sumatra e Bornéu Protuberâncias sobre seus olhos lembram as pontas das folhas, e seu braço é uma replica perfeita de um pedaço de folha seca quebrado. Um disfarce nada menos que GENIAL.
2- O gafanhoto de folhas mortas
Esse também é um ás em se ocultar. O gafanhoto de folhas mortas ( Chorotypus saussurei ), é nativo da Malásia.
Note como seu cefalotórax conseguiu se adaptar para encaixar perfeitamente com o design da cabeça e pernas, criando uma forma muito perfeita de uma folha meio quebrada. Tentar se parecer com uma folha foi uma saída evolutiva de sucesso, a julgar por outros animais do mesmo gênero que usaram esse mesmo disfarce, como o efetivo (Chorotypus sp.):
3- A traça das folhas mortas
Essa aqui também não brinca em serviço quando o assunto é sumir na natureza. Olha o grau de sofisticação dessa sacana: Ela até tem a folha meio enroladinha!
Trata-se da (Uropyia meticulodina), nativa da China e Taiwan.
4- A borboleta folha
Essa desafia a nossa credulidade. Chega a parecer imagem de inteligência artificial, tão perfeito o disfarce. Talvez o mais perfeito disfarce de folha na natureza.
Seu nome é Borboleta-de-folha-de-carvalho-indiana ( Kallima inachus ), e é nativa das florestas tropicais da Ásia.
A fantástica habilidade em se passar por uma planta morta dessa borboleta pode ser testemunhada na imagem abaixo. Você consegue identificar qual dessas folhas é uma borboleta?
Se você disse todas, acertou. Não tem folha nenhuma aí. fonte
5- A lagartixa-folha
Essa lagartixa também é mestre nos disfarces e pode passar desapercebida de seus predadores e também de suas presas.
Sua habilidade em retorcer o corpo e sua cauda muito similar a uma folha lhe dão vantagens no processo de mimetizar-se. Ela é nativa de Madagascar e pode chegar a 9cm de comprimento.
Por causa dessa habilidade, a lagartixa tem o nome curioso de lagartixa-satânica-cauda-de-folha. (Uroplatus phantasticus). Ela é capaz de mudar de cor! Pode transformar sua cor de marrom claro ou cinza a amarelo, verde ou rosa dependendo do momento e do ambiente ao seu redor. Suas principais características são a cauda em formato de folha, os pequenos “chifres” e olhos geralmente avermelhados, motivos que o levam a ser popularmente denominado como “lagartixa satânica”. Seus olhos são grandes e não possuem pálpebras, apenas são cobertos por uma membrana incolor. A língua é comprida extremamente móvel e as patas têm grande capacidade de aderência.
Bem, eu vou ficando por aqui. Espero que este post tenha sido útil e divertido pra você.
Se você ficou com gostinho de quero mais, aqui tem mais!