Cientistas criam a menor bateria do mundo

Uma equipe de pesquisa liderada por Jianyu Huang no Sandia National Laboratories, em Albuquerque, afirma ter desenvolvido a menor da bateria do mundo:

Difícil de acreditar que isso seja uma bateria, né?

Ela consiste de uma pequena quantidade de lítio que forma um cátodo  de três milímetros de comprimento, um eletrólito líquido iônico, e tem como ânodo de um filamento de óxido de estanho de 10 nanômetros de espessura.

A bateria foi feita dentro de um microscópio eletrônico de transmissão, permitindo que os cientistas possam estudá-la enquanto ela estiver carregando.

Ao seguir a progressão de íons de lítio que viajam ao longo do nanofio, os pesquisadores descobriram que, durante o carregamento, a barra de nanofios de óxido de estanho quase duplica de comprimento. Isso é muito mais do que seu diâmetro aumenta e poderia ajudar a evitar curtos-circuitos que podem encurtar a vida útil das baterias no futuro.

Segundo o pesquisador,

“Os fabricantes devem ter em conta esse alongamento no projeto de design da bateria […] Estas observações provam que os nanofios podem sustentar o grande esforço (> 10 GPa) induzido no processo sem quebrar, indicando que os nanofios são muito bons candidatos para os eletrodos de bateria”

Esta pesquisa ajudará a construir aparelhos com baterias otimizadas e menores, que durarão mais e permitirão uma evolução ainda maior nas tecnologias futuras que dependam de baterias.
Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de 10 de dezembro da revista Science.
fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos