China- Boicotar ou não?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

 

Tenho ouvido muita gente falando sobre a questão da China. As imagens dos monges saindo na porrada com os soldados da China pela libertação do Tibete chocaram o mundo e me mostraram uma coisa óbvia:

Quem tem boba atômica é intocável. Enéas estava certo.

Quando o Saddam invadiu o Kwait, o Tio Sam na figura de G. Bush pai, logo pulou nas tamancas e iniciou uma guerra pela “libertação” do país oprimido pelo bigodudo maldoso. E uns anos depois, o filho do cara foi lá e acabou com o serviço, destruindo quase completamente o Iraque e matando o Saddam. E as estatísticas mostram que a chacina foi firme: 4000 soldados americanos mortos. O povo fica horrizado. Notícas espocam na CNN e demais canais.

“É uma desgraça!” – chora a sociedade americana pelos negros pobres que são mandados para a guerra. 4000 jovens norte-americanos que não voltarão para casa nunca mais.

Só que ninguém comenta é quantos iraquianos morreram:

Se forem incluídas as estimativas de outras mortes, não quantificadas – de rebeldes, da invasão militar do Iraque em 2003, as mortes não assinaladas individualmente pelos meios de comunicação ocidentais, e os que morreram em consequência de ferimentos – então o número de total de mortos pode ir a cerca de 180 000.

Fonte

4000 soldados dos EUA contra as 180.000 pessoas variadas, civis, inocentes, mulheres, crianças, etc. Uma puta duma desgraceira que faz juz ao custo:

…custaram aos Estados Unidos mais do que o necessário para liquidar as dívidas externas de todas as nações pobres do planeta.

A justificativa oficial para tal bestialidade é que os EUA estavam preocupados com o fato de Saddam ter armas de destruição em massa e seu perigo de usar o suposto armamento contra países vizinhos. Os EUA sabiam que o Iraque era uma ameaça a paz mundial. E por isso, Tio Sam foi lá e invadiu. Sim, porque os americanos pensam que a águia que os representa até nas moedinhas é a verdadeira portadora da liberdade. Ocorre que a águia é uma assassina nata também.
Mas calma aí…

Quando o Kosovo se declarou independente, todo mundo reconheceu e apoiou aquele ato. Mas Condenam a Sérvia por querer se impor e impedir. Não é estranho isso?

Então temos a China, que resolve dominar o Tibete usando como argumento que o país era pobre, miserável e com economia de subsistência. Ok. Era uma merda? Era. Não duvido. Mas isso justifica a anexação de território? Se é pra dominar país que é pobre então a essa hora a África já foi toda loteada…

Cadê o Tio Sam para falar alguma coisa? Nada. Nem um pio. Mansinhos, mansinhos… afinal, a China é alguma coisa bem mais parruda que o Iraque. Não é de bom tom mexer com o país com o maior exército do planeta. Um país onde se todos os indivíduos cuspirem ao mesmo tempo, ocorre um fenômeno das cataratas do Iguaçu de cuspe…

Então o povo se revolta e começam as idéias sobre um boicote à China.

Eu acho que a gente realmente tem que ter uma postura crítica com relação às questões políticas da China. Qualquer pessoa de bom senso concordará comigo que os Chineses são um mau exemplo para o mundo em milhões de aspectos. E que são bons exemplos em muitos outros. Eu acho que concordamos que a China abusa do poder ao dominar o Tibete, ao limitar o acesso à informação pelo povo e ao controlar com punhos de aço (e bala na nuca paga pela família) os opositores ao regime.

Agora, só pelo fato de que eu acho uma filhadaputice a China tomar um país que não é dela, colocar crianças para trabalhar em fabricas sob grotescas condições de trabalho, além de piratear deslavadamente material registrado além da monstruosidade suprema de comer cachorro, não significa que devo boicotar os produtos de lá.

Eu não sei. Tipo, imagina se eu estou aqui, tentando levar a minha vida calmamente, fabricando meus sapatos para vender como meu pai, meu avô e meu bisavô fizeram. Eu exporto o meu trabalho e estou ganhando uma graninha. Aí, do nada, no melhor estilo Hugo Chaves de ser, o Lula resolve invadir o Paraguai.
Daí o mundo começa a comentar como são péssimas as escolas do Brasil, como é feio ter crianças nas ruas mendigando comida, como é feio um país com presídios superlotados e condições sub-humanas com uma pena de morte velada que só afeta os pobres. Como é obsceno o universo político do Brasil, etc.

Daí, todo o mundo começa a me escurraçar porque eu sou brasileiro. Começam a falar que eu sou sacana, e que vão boicotar os meus sapatos. O meu ganha-pão.
Então eu me vejo naquela situação de que olho para cima e vejo um governo de merda. Olho para os lados e vejo as pessoas boicotando o meu ganha-pão porque são contra o governo do meu país.

O problema, meus amigos é que nós humanos tendemos a generalizar tudo e todos. Queremos colocar gato e lebre no mesmo saco só porque os dois tem pêlos.
Nem toda fabrica da China explora o trabalho infantil. Nem todo chinês é filho da puta. Nem todo produto de lá é pirata ou é quinquilharia.
Eu acho que temos que lutar e pressionar sim, para que a China reveja suas políticas internas e externas. Um bom exemplo de como obter isso é pressionando para que os Chineses mudem uma série de coisas para ingressar na OMC.

Na minha opinião, os Jogos Olímpicos não deveriam ser usados como plataforma de disputas e protestos. Até porque eles não são propriedade de nenhum país. OS jogos ocorrem em países diversos. Se cada país com conflitos for boicotado nos jogos olímpicos, como é que vai ficar? Não vai ter mais as Olimpíadas?

Os protestos, sobretudo os violentos, no meu entender vão em sentido completamente oposto ao conceito dos jogos olímpicos originais. Se um protesto sobre isso tivesse que ser feito, ele deveria ter sido feito quando a China foi candidata a sediar os jogos.

Vamos pensar para além dos nossos umbigos. Pensemos no atleta.

A vida do cara é toda dedicada para isso. Um bando de outras pessoas que tem seus empregos e trabalhos independentes do esporte, podem achar super-legal boicotar os jogos olímpicos porque a China é boba, feia, má. Mas e o atleta? É justo com o infeliz do atleta que -no nosso país- nem tem incentivo direito para se aperfeiçoar, e impedí-lo de competir porque os jogos acontecem na conturbada China?

A verdade é que é fácil falar quando não estamos envolvidos.

Comments

comments

21 respostas

  1. Wooo q honrra, ser o primeiro a comentar. Perfeito cara, nao discorde de uma virgula no seu texto. E muito facil penssar que e tudo preto e branco e esquecer todos os tons de cinza que existem. Boicote a jogos olimpicos, pan americanos e outros eventos de peso me parece uma mega sacanagem e vontade de pegar uma caroninha na publicidade de tais eventos.
    A solucao e o dialogo, querer sair na porrada nao adianta de nada e so piora o que ja vai mal.
    abracao cara, e respondi seu email ja, aposto que voce olha o mundo gump antes do email hehe.
    Andre

  2. Saudações!!
    Concordo em grande parte com o que você disse. Acho que boicotar os jogos e pregar o boicote não passam de uma atitude extremada de quem quer aparecer um pouquinho. Mas Não acho que, como o amigo acima dissa, os tons de cinza amenizam tudo de negro que existe lá. A China se apossou do Tibet sobre o pretexto mais idiota possível, reprime o povo e brinca de tiro ao alvo com os tibetanos que tentam chegar a India para ver o Dalai Lama. O governo incentiva os soldados a estrupar as Tibetanas para misturar a raça deles. Quer eleger arbitrariamente o novo líder do Tibet. Só pra começo de conversa.
    Estão destruindo um país com uma cultura magnifica, porque acham que ele não pode existir sozinho. Paciencia.
    Não existem direitos trabalhistas na China, no passado, quando era comunista (era comunista, porque não é mais. São governados por um partido comunista que só mantém as aparencias vermelhas. É um capitalismo, mesmo que ainda não seja uma economia de mercado) quando os velhos não podiam trabalhar mais, eram sustentados pelas empresas estatais que serviram ou pelos seus filhos, pois naquela época as famílias eram grandes. Empresas estatais não existem mais, famílias grandes então…. só se pode ter um filho lá. Na zona rural 2. Quem vai tomar conta dos velhos? A china gera 9 milhoes de empregos por ano, porém, chegam 25 milhoes de pessoas anualmente no mercado de trabalho. Pra não falar nas crianças. Desemprego lá, e desemprego em todos os outros países que não tomam atitudes contra os produtos vagabundos que eles exportam.
    Já falei demais. Acho que não é certo boicotar os jogos. Mas não podemos dar colher de chá pra esse país FDP.

  3. Rapaz, a China é que nem aquele filho que cresceu malcriado, você deveria ter dado uns tapas nele quando era moleque mas não deu. O engraçado é que o mesmo aconteceu com os EUA ou com a Inglaterra. O crescimento de toda nova superpotência se dá por ousadia, timing e morte e massacre e alguns pobres. Os EUA desceram a madeira em nós, latinos americanos, com aquele big stick e fizeram uso MUITO oportuno de duas guerras mundiais. Resultado é visível. A China só está fazendo o mesmo que a Inglaterra fez: Se aproveitar da falta de direitos humanos e descer a madeira no povão em nome da produtividade e do industrialismo maluco e frenético. Toda superpotência, dos Mongóis de Genghis Khan até os mongóis de Bush (haha piadinha infame) ,têm como base litros e litros de sangue. Alheio ou do próprio povo. É inevitável.

  4. Olá philipe. como c sabe. moro na china e concordo c absolutamente tudo que vc disse mas andei me informando e por aki nao existe mais essa historia de que a familia paga a bala mais nao. a unica coisa que eu acho realmente foda aki eh a porra do bloqueio. estou a 2 semanas sem poder acessar o youtube por causa do problema no tibet. basta ter um problema que eles logo bloqueia o youtube. a televisao aki toda hora mostra uma porra de uma garota que morreu por conta dos manifestantes (que eles tentam chamar de baderneiros) e meus amigos chineses nao tem ideia do que realmente acontece no tibet e acham que apenas uns poucos vandalos estao acabando c a ordem na pobre “cidade”que foi salva pelo governo. a lavagem cerebral eh nesse nível mesmo, e nem adianta discutir. agora o problema eh que quando a gente para pra pensar qual seria a outra forma de colocar ordem em um país com mais de 1 bi de habitantes e desses, quase todos sao broncos e adoram uma confusao eu sinceramente nao consigo achar nenhuma a nao ser o que o governo faz. desinformacao total e se alguem for contra, bala nele.

  5. Excelente texto Philipe.Concordo com absolutamente tudo o que você disse.Acho que,realmente,não se pode boicotar tudo o que vem de um país pq esse país não respeita os direitos humanos(que,saindo quase totalmente do tema do texto,não deveria existir,pois acho que os direitos dos humanos devem ser absolutamente iguais aos dos outros animais,afinal,somos animais também,como pdoe existir direitos dos animais separado?),pq está dominando outro país.Acho que isso(boicote) só piora as coisas,só faz com que hajam mais revoltas,e com que o país seja pior ainda,além de prejudicar diversas pessoas que não tem culpa do que está acontecendo lá.

  6. Muito sensato o que você disse Philipe. Mas acho uma pena que o povo chines nao se de conta que sao tratados como gado…

    A china sim é o pais do futuro – para o nosso desespero – o seu sistema de governo é na verdade um capitalismo num grau mais avançado! Onde o estado garante a submissao e a exploração das pessoas pelos donos do capital privado!

    Vi uma reportagem uma vez, onde um chines dizia que precisava trabalhar meses para comprar um relogio de pulso vagabundo que aqui é vendido nos piores camelôs. Relógio que ele mesmo fabricou….

  7. ta abrindo sim. normalmente. e o youtube foi liberado hj, gracas a deus, nao aguentava mais. o que nao abre de jeito nenhum desde que eu vim morar aki eh qq blogspot e wikipedia. mas o bloqueio eh instavel, as vezes vc abre um site hj e amanha nao consegue. em uma cidade abre e em outra nao.mas o mundo gump nao tem tido problemas nao. podexa que qd tiver eu te aviso pelo orkut. abçs

  8. [quote comment=””]ta abrindo sim. normalmente. e o youtube foi liberado hj, gracas a deus, nao aguentava mais. o que nao abre de jeito nenhum desde que eu vim morar aki eh qq blogspot e wikipedia. mas o bloqueio eh instavel, as vezes vc abre um site hj e amanha nao consegue. em uma cidade abre e em outra nao.mas o mundo gump nao tem tido problemas nao. podexa que qd tiver eu te aviso pelo orkut. abçs[/quote]

    Se algum país tiver petróleo os EUA estarão de olho:

    “Em 1975 a OPEP concordou oficialmente em vender o seu petróleo apenas em troca de dólares. Um acordo militar secreto americano para armar a Arábia Saudita foi a recompensa.

    Até Novembro de 2000, nenhum país da OPEP ousou violar a regra do preço em dólares. Também, enquanto o dólar foi a divisa mais forte, não havia razão para tal. Mas foi em Novembro que os franceses e outros membros da Zona do Euro convenceram finalmente Saddam Hussein a desafiar os Estados Unidos vendendo aos iraquianos, no âmbito programa petróleo-por-comida, não em dólares, a ‘divisa do inimigo’ como o Iraque lhe chamava, mas apenas em euros. Os euros eram depositados numa conta especial das Nações Unidas do principal banco francês, BNP Paribas. A Radio Liberty do Departamento de Estado americano passou um curto telegrama no noticiário e a história foi rapidamente silenciada. [2]

    Este pouco notado movimento do Iraque de desafio ao dólar em favor do euro foi, em si próprio, insignificante. Contudo, se se espalhasse, especialmente numa altura em que o dólar já estava a enfraquecer, poderia criar uma situação de pânico de liquidação de dólares nos bancos centrais estrangeiros e produtores de petróleo da OPEP. Nos meses anteriores à última guerra do Iraque, ouviram-se rumores neste sentido vindos da Rússia, do Irão, da Indonésia e mesmo da Venezuela. Um funcionário iraniano da OPEP, Javad Yarjani, produziu uma análise detalhada sobre como a OPEP num qualquer futuro poderia vender o seu petróleo à União Europeia em euros e não em dólares. Falou em Abril de 2002 em Oviedo, na Espanha, a convite da União Europeia. Todos os indícios são de que a guerra do Iraque foi aproveitada como a forma mais fácil de enviar um aviso mortal preventivo à OPEP e outros, para não sonharem em abandonar o sistema de Petrodólar a favor doutro baseado no euro.

    Círculos bancários bem informados na City de Londres e noutros lugares na Europa confirmam confidencialmente a significância desse movimento do Iraque, pouco divulgado, do petrodólar para o petroeuro. “O movimento do Iraque foi uma declaração de guerra contra o dólar’, disse-me recentemente um importante banqueiro de Londres. “Logo que se tornou claro que a Inglaterra e os Estados Unidos tinham conquistado o Iraque, ouviu-se um grande suspiro de alívio nos bancos da City de Londres. Disseram em privado, “agora não temos que nos preocupar com o diabo daquela ameaça do euro”.”

    Continuem lendo aqui: http://resistir.info/europa/euro_dolar_port.html

  9. Porque o desenho que ilustra esse texto tem um rapaz com o membro aparecendo? é mensagem sublinhar?

    Bom, esquece isso, acho que minha mente é maliciosa demais…

    Adoro seus textos, sempre venho aqui e sempre saio satisfeito…

    Abraço
    Ricardo.

  10. Hunnn eu posso dizer que é a primeira vez que entro aqui e posso dizer que adorei o texto, mas como sempre é mtu mais facil falar falar e continuar falando sem tomar nenhuma atitude ou procurar uma solução sobre o caso.
    Eu sou descendente de japoneses e entendo um poko sobre a cultura oriental, e digo que sim os chineses na visão ocidental são muito “primitivos”, mas é a maneira que eles foram educados, a maneira que eles enxergam o mundo. Falando de uma forma um poko mais madura sabemos o quanto o sexo é importante para as nossas vidas, tanto na area de saude como o lado emocional e blá blá blá…pensando nisso conseguem entender porque eles literalmente querem comer as “bolas” de outro animal? Porque alguém a muitos e muitos anos atrás disse que comer isso aumentará a disposição na cama. Ae imaginem a população chinesa, pela pequena quantidade de pessoas que ouviram essa história, não ficariam curiosos em saber se realmente faz a diferença ou não? E eles provavelmente escolhem o urso pelo seu tamanho…quem comeria as partes intimas de uma rato, para melhor sua performace na cama? Pq maduramente falando sabemos que prolongar alguns momentos são os melhores momentos!
    E a ideia de comer cerebro de macaco? Melhor vivo!!!! Um absurdo não? Mas pensem na ideia de que comendo aquele cerebro você ficasse mais inteligente, pq é comprovado que somos a evolução do macaco…. entendem?

    Isso tudo é cultura!!!E uma coisa que eu ouvi do meu pai é a máfia, a máfia chinesa…imaginem de um olhar hollyudiano que é a máfia que controla a “publicidade” da china, que eles poderiam ter colocado um dedo quando escolheram a china para sediar as olimpíadas, se olharmos pelo olhar da maçonaria teremos uma outra visão…mas afinal qual é a verdadeira? Quem matou JFK? Alguém no mundo estaria disposto a divulgar esse tipo de informações?

    Bem é isso. Eu não sou a favor em muitos pontos, mas não acho um erro a escolha da China para os jogos, porque eles precisam disso, acredito que durante muitos e muitos anos eles sempre viveram na bolha deles..e muitos ainda vivem dessa forma! Ponto.

    Ps: Eu acredito que no desenho não estamos falando de uma mão e sim da continuação do suitcase do cara!

  11. Olá, é a minha primeira vez aqui no seu blog.
    Dei de cara com esta polêmica.
    Olha, a minha opinião é exatamente esta que vc dissecou tão bem, e alguns arremataram.
    Nem tenho o que acrescer.
    Apenas parabenizar.
    Té mais.

  12. Pois é, cansei de criticar os chinas!

    Vamos deixar de hipocrisia!

    Na china quem brutaliza um animal é mal visto, e quem come carne de caes e gatos é considerado caipira ignorante!

    Toda essa campanha contra china não passa de preconceito racial com interesses políticos e econômicos. Nos anos 30 ate anos 70 fizeram a mesma coisa com os japoneses, diabolizaram e incriminaram injustamente os japoseses, criaram mitos pejorativo sobre os japoneses com propósito de justificar o genocídio que os yankees cometeram na 2 guerra mundial… os yankees justificaram orgulhosamente o genocídio de Hiroshima e Nagasaki, ocultaram Massacre de Dresden, ocultaram o estupro do Monte Cassino, os abusos no Iraque etc…E todo mundo aplaudiu o genocídio. Os americanos financiaram e apoiaram secretamente o regime de Mao tse tung durante a 2 guerra mundial, portanto, os E.U.A tem toda responsabilidade pelo comunismo chines, eles financiam e depois condenam. Ridículo!

    O povinho da china? É justo condenar um povo, um país inteiro por causa do Lula?

    Os asiáticos nunca fizeram nada de ruim aki, nunca soltaram uma bomba aki, nunca usaram ópio para escravizar as pessoas, nunca montaram uma campanha de difamação e calunia contra os outros países, o povo chines são na verdade pacíficos, eles nao querem dominar o mundo, nao pensam em escravizar a humanidade, os asiaticos nao sao um povo racista, eles sao apenas fechados culturalmente (preconceituosos), os verdadeiros racistas somos nós os ocidentais, que valoriza muito a Pureza racial, DNA, Eugenia, Nazismo, Illuminati, Bildenbergs, Hierarquia racial, Lembrando que tem racismo aki também, os loiros escandinavos são endeusados, e os latinos e mestiços são considerados inferiores, Normal?

    São pessoas arrogantes, presunçosos, racistas, sem ética, sem vergonha, sao todos brainwasheds!

    Junta todos eles e manda direto pra câmara de gas, e o que sobrar deles junta em uma cidade e manda uma bomba. Terceira guerra mundial poderia ser evitado. x_x

  13. Olá,Philipe.Sei que barbaridades existem por todo canto dessa droga de mundo, mas os asiáticos são “hors concours” no que diz respeito à crueldade. Estou me referindo a ASIÁTICOS, não só a chineses.
    Sei e,posso afirmar que sei mesmo, que crueldade existe em todo planeta, contra crianças, idosos, animais…Mas os asiáticos, criadores e detentores de anomalias de toda natureza, são absolutamente perfeitos no que diz respeito à crueldade. A crueldade parece fazer parte da “””cultura””” deles.
    Você tem razão,se formos boicotar, teremos que boicotar outros países além da China.Mas…Talvez isso não seja má idéia.Imagine:os estrangeiros boicotam o Brasil por causa da farra do boi catarinense,por causa da exploração da fome do nordeste,do coronelismo e da corrupção.Aí,o Brasil começa a falir e todo mundo é obrigado a andar na linha,porque o ser humano adotou a política da intolerância à injustiça e à crueldade.
    O mundo seria perfeito se todos se unissem pelo bem de todos e contra tudo que há de errado.
    Afinal,o que é mais importante,um pobre sapateiro que precisa de dinheiro ou o bem do planeta Terra e de milhões de seres humanos e não humanos?
    Também acho que não seria má idéia extirpar o ser humano do planeta. Sou radical? E como sou! Sei que sou e pago o preço. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.