Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Pense num lugar silencioso em que você já esteve. Pensou?

Pois saiba que existe um lugar que deve ser no mínimo, umas mil vezes ainda mais silencioso que o lugar mais silencioso que você foi. 

O lugar se chama Câmara anecóica. Ali faz tanto, mas tanto silêncio, que uma pessoa trancada lá pode ficar maluca. Talvez por isso ninguém pode passar mais de 45 minutos sozinho nela.

O lugar fica no Laboratório Orfield, em Minnesota. Ele foi construído para pesquisas cientificas de som, e seu formato bloqueia 99,99% dos barulhos externos. A câmera anecóica – este nome advém do fato dela não dar eco de jeito nenhum – é perfeita para fazer medições de áudio extremamente sensíveis.article-2124581-12741063000005DC-979_634x699

Ela é tão silenciosa que entrou para o Guiness Book como o lugar mais quieto da Terra.

article-2124581-1274105D000005DC-638_634x421

Imagine um lugar tão silencioso que você escuta sua respiração, e até as batidas de seu coração e os sons provenientes de seus órgãos internos! De acordo com o Daily Mail:

“Quando está quieto, seus ouvidos se adaptam. Quanto mais quieta a sala, mais coisas você escuta. Você ouve seu coração batendo, às vezes você consegue ouvir seus pulmões, seu estômago barulhento trabalhando. ‘Na câmara anecóica, você vira o som.’ E essa é uma experiência bastante desorientadora. O sr. Orfield explicou que é tão desconcertante que sentar é uma necessidade. ‘A forma como você se orienta é através dos sons que escuta quando caminha. Na câmara anecóica, você não tem nenhum auxílio. Lhe são tirados os auxílios perceptíveis que lhe permitem se equilibrar e manobrar. Se você ficar lá por meia hora, você vai precisar de uma cadeira.’”

 

images (15)

O chão dessas câmaras costuma ser gradeado, para que o som não se reflita na superfície plana do piso. 

Existem diversas câmaras anecóicas no mundo. Algumas dessas câmaras parecem saídas de um filme de ficção cientifica ou de uma galeria de arte:

Algumas são tão grandes que cabem, aviões, helicópteros e até jatos dentro delas. As câmaras também são usadas para testes de antenas e radares.

NPL HA 0009 anechoic-chamber-e2k-xms58 patrickmoberg_blog_120_400px anechoic-chamber iphone-anechoic-chamber-apple-testing-labs

Hoje existem avanços na criação de produtos mais silenciosos graças aos estudos feitos nestas câmaras.

Você deve estar curioso pára saber porque algumas tem essas pontas e outras essas formas estranhas. A razão disso é quebrar a uniformidade. Sabemos que o som se reflete em superfícies planas. Ao quebrá-la com formatos de pontas, você praticamente “mata” a onda sonora.

O material absorvente é projetado e modelado fisicamente para absorver a incidência de radiação em frequência o mais efetivamente possível, da maior quantidade de direções possíveis. O quanto mais efetivo o material for, menor será o nível de radiação em frequência refletida. É importante qualidade de absorção do material, porque certas calibrações de antenas exigem enorme precisão.

Um dos tipos de materiais mais efetivos são matrizes de peças piramidais. Para funcionar efetivamente, toda a superfície interna da câmara anecoica deve ser inteiramente coberta com o material. Seções de material devem ser temporariamente removidos para a instalação de equipamentos, porém eles devem ser recolocados antes da realização de qualquer teste. Para ser suficientemente atenuante, o material não pode ser um bom condutor e nem um bom isolante elétrico, pois nenhum dos dois tipos absorvem qualquer potência. Tipicamente, o material piramidal consiste de uma espuma emborrachada, impregnada com misturas controladas de carbono e ferro.

Um tipo alternativo de material absorvente inclui placas chatas de ferrite, na forma de tijolos chatos, fixados em todas as superfícies internas da câmara. Este tipo tem um espectro de frequência efetivo menor que o material piramidal e é projetado para ser fixado em superfícies com boa condutividade elétrica. É geralmente mais fácil de montar e mais durável que o tipo de material piramidal, porém é menos efetivo em frequências mais altas. Existe também um tipo híbrido, um ferrite dentro de uma forma piramidal. Contendo as vantagens de ambas as tecnologias, o espectro de frequência pode ser maximizado, enquanto o tamanho da forma piramidal permanece pequeno

fonte fonte

 

Câmara anecóica: O maior silêncio que você pode imaginar

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

19 ideias sobre “Câmara anecóica: O maior silêncio que você pode imaginar

  • 25 de fevereiro de 2014 em 15:58
    Permalink

    Preciso ir a um lugar como esse.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 16:01
    Permalink

    Eu queria entrar nesta sala.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 17:34
    Permalink

    Uma vez vi algo parecido, feito de forma artesanal, na casa de um amigo. Ele toca guitarra e teclado, colou aquelas cartelas de ovos em todas as paredes de um cômodo, incluindo o teto, portas e janela. Pintou, ficou um visual bem extravagante, mas o resultado foi ótimo. Isola o som e fica um silêncio espantoso no cômodo.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 18:03
    Permalink

    Ah que bom é poder curtir o silêncio, hoje em dia cada vez mais raro…Bem que eu gostaria de passar o carnaval em uma dessas, longe de toda a balbúrdia infernal desses dias. Só levaria alguns livros e muitos quadrinhos…

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 18:26
    Permalink

    Vou fazer um quarto desse para o louco do meu marido. Ele dizia que precisava de um quarto do pânico para dormir, mas agora acho que ele precisa é de uma sala assim, sem a maldita TV e o facebook.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 21:51
    Permalink

    O que será que aconteceria se numa sala dessas fosse instalada a grande corneta do post anterior? rsrs

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 23:07
    Permalink

    Quando fiz um estágio na Alemanha no laboratório que eu trabalhei tinha uma destas câmaras. Cheguei a entrar nela inclusive (era igual a da primeira foto, com pirâmides azuis). Ela era utilizada para testes de interferência eletromagnética e antenas.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2014 em 23:20
    Permalink

    Por isso algumas pessoas usam aquelas caixas de ovos como isolante térmico,então: Por causa do formato.
    Bem interessante.

    Resposta
    • 26 de fevereiro de 2014 em 10:24
      Permalink

      Doug, acho que vc. quis dizer “isolante acústico”, né… já que o post se refere a som.

      Resposta
      • 27 de fevereiro de 2014 em 2:20
        Permalink

        Opa,valeu pela correção John!

        Resposta
  • 26 de fevereiro de 2014 em 10:21
    Permalink

    Gostaria de colocar minha cama numa delas. Tem noite que os ruídos da rua são de matar. Também gosto de brincar com um violão, com os amigos, e de há muito se sabe que as velhas cartelas de ovos são ótimos isolantes acústicos. O material (papelão grosseiramente moldado), aliado ao formato em cone, quebram as ondas sonoras, e, se não silenciam o local, evitam as indesejáveis reverberações que tanto atrapalham na execução do instrumento. Solução simples e barata com um ótimo resultado.

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2014 em 21:11
    Permalink

    O que vocês preferem: Dormir em uma câmara dessas ou ao lado de um vizinho que coloca forro e música brega até o talo?

    Resposta
  • 2 de março de 2014 em 13:30
    Permalink

    Para ficar perfeita, minha mulher não deveria saber o endereço! nossa, que sonho ficar num lugar quietinho, onde é possível 'ouvir o silêncio'!

    Resposta
  • 7 de setembro de 2014 em 17:04
    Permalink

    Sou apaixonado pelo silêncio e avesso a barulho. Queria muito morar numa casa anecóica…

    Resposta
  • 25 de dezembro de 2014 em 14:59
    Permalink

    Lá só tem silêncio quando fica quieto, ou quando você fala não ouve a própria voz?
    Me tire essa curiosidade de criança.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!