Brincando de fotografar os animais com a Canon T3i

Sharing is caring!

Estou me divertindo com a técnica que aprendi de usar uma segunda lente virada ao contrário, acoplada na lente principal. Isso me permite fazer super macros, quase microscópicos. Eu tenho postado meus testes la no facebook. É muito massa fotografar bichinhos pequenos.  Ainda estou aprendendo e há um belo chão pela frente na fotografia macro, mas já deu pra ter um gostinho da técnica. (clique nas fotos para ver em melhor definição)

Isso é uma formiguinha do açúcar. No mundo real é ala praticamente cabe entre esses dois pontos aqui –> :

Gostei especialmente do brilho de mel do abdômen dela. Nesta foto ela está bebendo água com açúcar (a única forma que achei de fazer a maldita sossegar o facho para a foto)

Ontem eu estava atrás de uma aranha de poeira que vi no canto do banheiro, mas ela me deu um olé. Sumiu, escafedeu-se, desapareceu. Mas hoje de manhã a Nivea achou a aranha subindo na parede da sala e com isso pude fazer um pequeno ensaio com a dona aranha.

É um perrengue fazer fotos de insetos que se mexem. Essa aranha me deu uma canseira que chegou a ensopar a camisa. Algumas tive que fazer com a maquina na mão, e por conta disso, o foco não é muito eficiente. Nas que consegui fazer no tripé, o foco esta um pouco melhor.

No caso, não usei flash. Usei iluminação direta, com um refletor de led.

Quando a aranha chegou na beira da mesa de desceu fazendo rapel, eu tive poucos segundos para colocar a maquina em baixo e cruzar os dedos para pegar um momento único. Nesta, a pata da frente já está quase alcançando a lente da objetiva.

Já de volta na parede, eu fiz a última foto da dona aranha e a deixei em paz.

Para fazer essas fotos eu usei a Canon T3i com a lente do kit + uma 50mm 1.8 invertida, tripé e refletor de led.

Comments

comments

Luminária Ufo

33 comentários em “Brincando de fotografar os animais com a Canon T3i”

    • Pessoalmente? Vc está certo. Não se compara. Afinal, uma boa lente para macro custa 2500 contos. E inverter uma lente que vc ja tem custa zero reais. Não dá pra comparar 2500 paus com zero reais!
      Na sua opinião o que faz a foto ser boa é a lente? Eu acho que é todo um conjunto de coisas onde a lente é um dos elementos. Para a diferença de qualidade (sutil em muitos casos) compensar o investimento, vc tem que estar vendendo sua foto. Senão, não vale a pena mesmo!

      Pelo que eu pesquisei, a invertida não dá pra ser uma tele. Tem que ser uma fixa e de preferência, clara. A que vai na maquina tem que ser uma tele ou pode ser uma fixa, desde que a medida máxima dela seja superior a medida da fixa invertida. Assim, se eu uso na maquina uma 18-55 com uma 50mm invertida na frente funciona. Mas o contrario não fica bom. A explicação pra isso eu não entendi lhufas, confesso. Envolve uma Matemática do caramba. Realmente, tendo grana pra gastar, o bom mesmo é partir para uma lente própria para macro 1:1, caso tenha 2500 pratas aí e queira me fazer uma doação, estou aceitando!

      Responder
      • Vc está certo, só não quis estender o assunto sobre o que seria boa foto ou não. Limitei-me apenas na lente. Qto aos detalhes técnicos, realmente não sabia que com zoom não funcionasse. Mas suas fotos ficaram bonitas, até a cor do fundo desfocado combinou. Poderia tirar umas fotos macro de parte de algo pra nós descobrirmos o todo. Seria lúdico, muitos “adivinhando” besteiras.

        Responder
  1. Philipe, muito legal as fotos..quando comecei a querer fuçar em fazer macro tbm sai por ae procurando qualquer bixo minusculo pra fotografar..rs

    Vc usa um adaptador pra lente ou segura ela com a mão?
    eu sofri tentando fazer as fotos segurando a lente até q achei um adaptador pra encaixar ela na camera… comprei no ebay.. baratinho..U$3 se não em engano, e ela é bem feito..de metal e trava bem.. http://500px.com/FabioZimmer/stories/10815/macro

    Responder
    • Seguro com a mão mesmo. Mó pobreza, né? Vou comprar um adaptador de duas roscas em breve… Só preciso antes me certificar que vou continuar nesse setup.

      Responder
  2. ta pegando o jeito mesmo hein Philipe,poxa a primeira foto da aranha e a penultima ficaram ótimas mesmo, essa aranha tambem tem um brilho de mel né? que lindo isso!
    O único bicho que acho que não ficaria bonito nem a pau seria uma lagartixa, é um bicho que me dá uma certa agonia e eu já vi bem de perto, mas sem lente claro.Parabéns aí

    Responder
  3. Salve Jovem,

    muito legal a capacidade quase microscopica do seu macro!

    senti falta de voce dizer abertura e velocidade que usou…

    gostei da formiga do açucar, muito legal… tenta pernilongos, sao muito bonitos e costumam ficar beeeeem quietinhos enquanto picam, e moscas tambem sao bons modelos.

    então, as fotos macro apresentam um problema que eu considero um dos mais chatos…

    profundidade de campo!

    se voce observa,r as patas mais próximas da lente sempre desfocam.

    tenho este problema ao fotografar lagostas e camaroes palhaços,  animais que tem o irritante habito de apontar as antenas pra lente.

    costumo contornar isto com uma abertura muito pequena( f8.0) mas acho que voce pode ir mais longe, né? até f16?

    usa flash, de preferencia em angulo de uns 30 graus.

    a vantagem do flash é poder usar umas velocidades maiores, o que resolve o problema de um animal que corre muito ou nao para quieto.

    vejamos seus novos testes com essas ideias.

    boa sorte.

    Responder
    • Exatamente cara! Esse era o problema. Só me liguei disso ontem de noite, quando peguei um parafuso e comecei a fazer testes com a maquina no tripé. Como o parafuso não se mexe, eu tive mais tranquilidade para estudar direito e vi que fiz as fotos da aranha todas com a abertura errada, e por isso foi tão hard core acertar o foco. A minha faz até f32. No F32 da pra botar tudo no foco, mas pelo que eu vi, um F16 ou f18 teriam resolvido. Usei F5 na aranha, (eu acho, não lembro bem) o que complicou minha vida desnecessariamente. O refletor de led que eu tenho, é pra filmar, então é muito potente, permitindo um f18 com ISO 100 ou 200 tranquilo. Se combinar ele com o flash, pode ficar bem legal, mas acho que terei que improvisar um difusor de flash, pq ainda não sobrou grana para comprar aquele wireless, só tenho o nativo da maquina, criado a danoninho.
      Para insetos, uma dificuldade que estou vendo aqui é que a lente invertida te obriga a ficar com a cara literalmente no bicho. Não creio que eu consiga fazer uma mosca, por exemplo. A menos que ela seja do tipo corajosa (ou burra). Talvez coleópteros sejam mais indicados, pois são mais patetões.

      Responder
      • ah que sacanagem, minha gama de abertura vai de f2.8 a f8… nem imagino o que dá pra fazer com f32.

        até tem umas maquinas que fazem isso em foto sub, mas aí o equipamento de flash sai os olhos da cara e mais um rim, então nem rola.tipo, o equip. de foto-sub que eu tava a fim é só uns R$15.000 na versão mais básica, como não ganhei ainda na mega-sena…f5 eu até uso, mas o foco fica bem no centro, qualquer coisa mais perto ou longe, já desfoca.quanto a mosquitos, tenta final de tarde pra pegar a luz natural… insetos ficam lindos nessa luz, inda mais se ele estiver enchendo o bucho com teu sangue.concordo com você, moscas são espertas mas as vezes tem varejeiras que param no ar, ou algumas moscas comuns que curtem ficar pousadas em varais(nem pergunta porque, mas acontece muito).aranhas sao excelentes e relativamente estáticas, principalmente as de jardim em teias, luz de final de tarde é legal também nesse caso.difusor ou rebatedor é relativamente simples, tenta os caseiros, forro de PVC é muito bom.muitas novas ideias, vou aguardar o novo post com isso tudo.te+

        Responder
  4. Maneiríssimo… dá até pra ver a teia saindo da aranha na foto 3…
    Philipe, essa câmera é boa em ISO alto? Quero dizer, ela é boa em baixa luminosidade, ou fica com muito ruído?

    Responder
    • O range de ISO dela vai até 6400, mas todo ISO acima de 100 começa a granular do nivel imperceptível ao perceptível. Eu já fotografei em iso 6400 com ela, e é bem granuladão mesmo, mas com 6400 da pra fazer foto quase no escuro, então é aceitavel que granule nesse iso aí. Combinando o iso com a abertura e velocidade certa do obturador, fica RELAX! Pelo que eu li, as canon tem isos que são multiplos de alguma coisa (não lembro) que dão melhor resultado. Dessa forma compensa mais um iso acima do que vc ia usar, porque quando ela faz a Matemática de conversão dos dados de imagem, apresenta menor granulação.

      Responder
  5. Show cara, dessa tecnica eu tinha ouvido falar, mas nao sabia q a macro ficava tao perfeita, quais lentes esta usando, a q vc fixou e a q vc inverteu, quais sao? show de bola mesmo

    Responder
  6. Nota 10. Sou fascinado por Macro desde que estudava necromancia e me obrigavam a fazer fotos de particulas…rsrsrsrs. Fotografar a vida na mais simples forma que existe. Muito legal. Como conseguimos essas fotos em modo FULL com todos os pixels possivel??? Vc disponibiliza???

    Responder
  7. Bacana! acredito mais na qualidade da lente invertida do que qualquer lente close up!, estou pensando em comprar uma macro mesmo! tem uma 50~250mm Canon, na média de 700,00, sei que ainda é muita grana, mas como tenho um flash macro com luz continua, terei que comprar uma lente mesmo para melhor adaptação.. mas á ideia é ótima..parabéns!..já tinha lido algo á respeito, mas nunca tinha visto fotos, lógico que você invertendo a lente 50mm, na mão já da para ter uma noção!

    Responder
  8. Olá. Comprei uma t3i há pouquissimo tempo e amo fotografias macro. Essas suas fotos me deixaram babando. Eu tenho tirado umas fotos segurando a lente invertida com a mão mesmo. Gostaria de comprar um anel adaptador para fixar a lente invertida, porém não sei qual comprar. Por enquanto só estou com a lente que vem com o kit..vou comprar uma 50mm. Você poderia me indicar algum link aqui no brasil para comprar esse anel adaptador que ligue uma 18-55 numa 50mm? Muito obrigado

    Responder
  9. Olá!! Estou precisando da sua ajuda! Comprei a mh maquina T3i ontem.. estava toda feliz e tirei as fotos rsrs..dai, de repente eu vi, acho que apertei o portão sem perceber.. ai tela no fundo sumiu, só que apareceu informação, tipo, só pra usar p olho pra bater a foto, sabe? mas não queria.. queria exatamente ver a imagem de tela pra bater a foto.. tem como voltar normal? Me ajuda! Estou precisando!
    Desde já agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.