fbpx

ciência, Curiosidades, Tecnologia

A história do traje espacial

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >


Outro dia a minha amiga Denise ficou bolada quando me ouviu falar que se eu ficasse rico como o Bill Gates eu iria comprar um traje de EVA russo para decorar a minha casa.
Um traje de EVA é o traje pressurizado espacial que os astronautas vestem em operações no espaço, do lado de fora da nave. Esta minha fascinação e desejo de consumo por um traje espacial sempre me acompanhou desde que eu tinha mais ou menos uns nove anos e li num dos Tesouros da Juventude do meu pai uma aventura incrível com dois astronautas que fazem uma expedição à lua.
Quando eu nasci, o homem já tinha ido, voltado, ido novamente, andando de carrinho, jogado golfe e até tido problemas para voltar de lá. Só que o livro que eu li era de um tempo em que ir até a lua era pura ficção científica. Então tinha aquele monte de coisa viajante e errada mesmo, como partes da nave pegarem fogo no vácuo, aliens, etc.
Mas de que importam essas inconsistências se a aventura parece suficientemente instigante para deixar um garoto de nove anos sonhando em ser um astronauta?

O fato é que eu sou um astronauta frustrado. O mais perto que cheguei de me tornar um astronauta foi quando meu compadre Americo me deu uma camisa do Expedition crew, que ele comprou do astronauta brasileiro. Esta camisa é igual a usada pelos cientistas à bordo da estação espacial internacional.

Assim, se eu ficar rico um dia com o Mundo Gump, eu juro que vou comprar um traje de EVA usado ou mesmo que isso não seja possível, encomendarei uma réplica para decorar a minha casa. Algumas pessoas sonham com carros esportivos, outras com viagens aos confins do planeta. Eu queria ver a Terra do espaço. E voltar com a roupa de astronauta. Só isso.
Coisa de nerd.
Quem sabe se com aquele esquema de viagens sub-orbitais eu ainda consiga realizar este sonho.
Bem, de qualquer forma, aqui está uma interessante dica sobre a história dos trajes espaciais.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Hackers atacam a radio misteriosa UVB 76

em Curiosidades
  ·   33 segundos de leitura

3 respostas para “A história do traje espacial”

  1. Eu compartilho desse sonho seu, mas farei uma pequena correção. EVA(Extra Vehicular Activity) ñ é o nome do traje é o nome da operação, td vez q o astro ou cosmonauta precisa dar um rolé fora da nave ele veste seu traje pressurizado e realiza uma EVA. Se vc estiver na lua e fizer um passeio fora do módulo lunar vc realiza uma LEVA (Lunar Extra Vehicular Activity), c fosse em Marte seria uma MEVA e assim por diante.

  2. Aproveitando o espaço eu passo essa dica d jogo: http://www.orbitersim.com
    É um simulador d voo espacial grátis q tem algumas naves báscias como o space shuttle e uns 3 veículos fictícios, mas ele ñ tem limite d expansão, já q os fãs podem criar seus próprios add-ons.
    Vale a pena dar uma conferida, se vc tiver um tempo d sobra já q a curva d aprendizado é bem generosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.