A doença bizarra que faz seus dedos ficarem brancos

Existem muitos tipos de doenças estranhas no mundo, mas essa aqui é especialmente esquisita.
A síndrome de Raynaud, também conhecida como “fenômeno de Raynaud”, é uma condição médica rara que limita o suprimento de sangue para os dedos e, às vezes, para os dedos dos pés, fazendo com que fiquem temporariamente brancos, ou azuis.

Batizada em homenagem ao médico Auguste Gabriel Maurice Raynaud, que a descreveu pela primeira vez em sua tese de doutorado em 1862, essa condição rara pode ser descrita como uma reação exagerada a estímulos como frio ou estresse. No primeiro caso, o corpo tenta conservar o calor diminuindo o fluxo de sangue para os pontos mais distantes, como os dedos. Para isso, as pequenas artérias que levam sangue a esses pontos se contraem, fazendo com que as extremidades fiquem temporariamente brancas e depois azuis, devido à falta prolongada de oxigênio na área afetada.

O fenômeno de Raynaud geralmente dura cerca de 15 minutos, mas pode durar várias horas, após o que as artérias relaxam e o sangue chega novamente às extremidades da pessoa afetada. A dor às vezes ocorre durante esses ataques, mas geralmente é apenas uma sensação de formigamento na área afetada, após a qual os dedos ficam vermelhos, antes de voltarem à sua cor normal.

 

      

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos