10 lugares da Terra que parecem outro planeta

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Night mode

O planeta Terra possui belezas extraordinárias. A prova disso é que existem certos lugares do nosso planeta que são tão incomuns que chegam a dar a impressão que estamos em outro planeta, ou em um cenário deliberadamente criado para não parecer a Terra que nós conhecemos. Confira dez lugares bem curiosos da Terra:

1- A floresta de pedra de Madagascar

Milhares de picos de calcário foram cortados pela chuva ao longo de milhares de anos para formar esta paisagem absolutamente incomum em Madagascar. A chuva vai minando a rocha e produzindo as formas pontiagudas, que dividem-se em formas de quarteirões. Uma absurda variedade de animais vive neste ambiente curioso. Animais adaptados à vida desértica habitam os picos, enquanto criaturas que vivem na umidade e sombra habitam as partes baixas.

2- A Ilha Socotra

Parte de um arquipélago do oceano ìndico, a ilha Socotra manteve, do mesmo jeito que Galápagos, uma incrível diversidade própria, produzida através de milênios de isolamento de outras ilhas. Graças a isso, a vida animal e vegetal em Socotra é única. Com cerca de 3.600 km quadrados, esta ilha surpreende a todos com suas paisagens alienígenas. As plantas da espécie Dracaena cinnabari que existem lá tem esta forma natural de cogumelo.

Elas não são esculpidas por um jardineiro, mas pela evolução, ou talvez quem sabe isso seja a prova derradeira de que “…o jardineiro é Jesus…” Hahahaha.

3- Solar de Yuni, o lago de sal boliviano

Aqui mesmo na América do Sul existe um lugar incrível. Um enorme lago salino que parece mais um efeito 3d dos primeiros softwares de criação de paisagens procedurais.

À parte do lago salino, existe um belo deserto, muito plano com verdadeiras esculturas criadas pelo vento.

O local também abriga alguma atividade vulcânica, que produz gêiseres formando paisagens de rochas e vapor que nos remetem imediatamente aos planetas mais distantes no espaço.

4- Dry Valleys na Antartida


O vale seco da Antártida é considerado por geólogos o local mais parecido com o solo marciano no nosso planeta. Curiosamente, este lugar da Antártida quase nunca neva e apenas faz um frio de doer. Não há qualquer planta visível num raio de quilômetros.

Isso faz com que o solo do lugar seja único.  Há ali um lago permanentemente congelado que tem vários metros de espessura. Com o congelamento, centenas de rachaduras surgiram no gelo, produzindo uma espécie de marmorizado bastante curioso. Abaixo deste gelo todo, estão microorganismos vivendo numa água absurdamente salgada. Esses animais vem sendo pesquisados pelos cientistas, pois eles vivem em ambientes tão hostis que alguns especulam que eles poderiam sobreviver em outros planetas.

5- Kilkuk – Canadá

Todo ano, durante o intenso calor do verão,  a água do lago Spotted, localizado na Colubia Britânica, no Canadá evapora, deixando pequenos lagos coloridos de grande concentração mineral. É um fenômeno raro no planeta. Em sua maioria os minerais depositados nos lagos são sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e sódio, além de prata e titânio entre outros minerais. O local do lago mede cerca de 15 acres, e fica numa propriedade privada.

6- O campo de golfe do diabo – Vale da morte, USA


O campo de golfe do diabo recebe este nome curioso por se tratar de um lugar desértico, praticamente desprovido de vida e com uma formação rochosa peculiar, que produz cristalizações e fendas intercaladas. Um visual absolutamente incrível. O lugar fica no fundo do Vale da Morte, próximo à Califórnia, e é o local mais profundo dos EUA.

O parque nacional do vale da morte é um dos lugares mais quentes e mais secos do planeta.

7- Columnar Basalt


Este é definitivamente um lugar esquisito. É formado pela lava vulcânica que subitamente se resfriou e contraiu, formando milhões de colunas hexagonais de basalto. Um cenário tão estranho que parece saído dos sonhos surrealistas de Salvador Dali. O local abaixo fica ao norte da Irlanda.

Esta é a caverna Fingal, que fica na Escócia. Impressionante que as colunas de basalto vem de baixo para cima e de cima para baixo, lembrando a entrada de uma catedral gótica.

Estima-se que estasa formações foram geradas a 60 milhões de anos. Sua aparência é tão curiosa que parece ter sido esculpida pelo Homem, ou – no caso da paisagem extraterrestre, pelos aliens.

8- Mina Naica, a Caverna de cristal – México

Esta é a caverna com os maiores blocos de cristal de selenita conhecidos no mundo. Alguns afloramentos passam dos 11 metros de altura e ultrapassam as 55 toneladas. Ela ganhou o apelido de “Fortaleza da Solidão”, em homenagem a “casa” do Super Homem. Certamente que na vastidão do Universo devem existir cavernas com verdadeiras montanhas de cristal em seu interior. A Caverna de cristal, chamada Mina Naica, fica em  Chihuahua no México foi descoberta acidentalmente, por trabalhadores que perfuravam um túnel de acesso à mina de prata. Agora é um patrimônio da humanidade e também uma breve  pista das maravilhas do universo, em sua ampla maioria, que nunca serão vistas pelos olhos humanos.

9-Plitvice Lakes – Um lugar tão bonito que nem parece a Terra

Plitvice Lakes fica na Croácia e é um parque nacional formado por cerca de 16 lagos e dezenas de cachoeiras maravilhosas. Certamente este é um dos lugares mais bonitos que existem. Quando eu penso em “Jardim do Éden”, penso em Plitvice Lakes.
Sua formação geológica formada pelo carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora.

10- Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – Brasil


Para encerrar, um lugar muito pouco conhecido dos brasileiros. O Vale da lua recebe este nome pela sua paisagem. Esculpido pela chuva e pelo vento, o local atrai turistas de todo o mundo que vem para o Brasil conhecer esta incrível conformação de rochas, que lembra muito a paisagem lunar. O lugar é cheio de piscinas naturais deliciosas onde se pode tomar banho. Ele fica a 38 km de Alto Paraíso, em Goiás. As formações rochosas são em grande parte de quartzo, com aflorações de cristais para todo canto. Um lugar com uma paisagem definitivamente de outro mundo.

Certamente devem haver outros lugares tão ou mais estranhos que estes, afinal nosso planeta esconde maravilhas em diversos lugares, alguns inacessíveis o suficiente para manter o mistério até os dias atuais.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

29 respostas

  1. Chega fiquei feliz quando vi o vale da lua na lista, já que sou de Alto Paraíso. E também digo que esse não é o único lugar exótico de lá, que tem dezenas (sem exagero) de atrativos, um mais bonito que o outro.

  2. Impressionante os locais. Alguns eu conhecia (de fotos…) Isso me faz amaldiçoar o fato de não ser filho do Bill Gates. Mas aquela foto do Dry Valleys onde os caras estão de pé parece photoshop! Muito louco, dá até medo pisar ali.

  3. No Vale da Lua fui no último carnaval. Lugar sensacional, asim como toda a beleza da Chapada dos Veadeiros.
    Fiz algumas trilhas, as menores, pois estava com minha filha, na época com 8 meses a tiracolo (na verdade no canguru), então era um sobrepeso a carregar.
    Mas vale a pena o passeio.
    Se eu acertar a mega sena, prometo que irei visitar esses outros lugares, ok?

  4. Beleza de Post Philipe,
    muito legal mesmo… essa caverna de cristal, viuma matéria sobre ela e dizia que era bem quente dentro dela… alem de ser muito profunda… fico imaginand quantes mais dessas existem por ai.

    vou mandar pro teu mail umas fotos de uma praia aqui de perto, em alagoas.
    chama morros de camaragibe e parece de outro planeta… se valer voce acrescenta aqui.

    UmPonto

  5. so pra complementar o numero 7, segundo o folclore local essas rochas seriam ruinas de um caminho construido por um gigante para permitir o acesso entre a praia e uma ilhota onde ele construira uma casa para morar com sua esposa, nesse mesmo caminho de pedra existe uma formação rochosa semelhante a uma bota, que dizem ter sido deixada para tras quando seu dono fugia de medo, o fujao era rival do carinha fez estrada de pedra.

  6. Realmente um Planeta lindo!!! Mas, num súbito ensandecido de “sabe-se lá quem”, maculado foi pelo Homem. Haja vista seu post “Algo que a China não quer que vc saiba”. Consigo ver um antagonismo bárbaro aqui. Sem palavras para descrever lugares tão lindos!! Apenas uma referência dentre tantas. Será que merecemos um lugar assim, pra despejarmos todas as nossas impurezas?

  7. Realmente no mundo tem muitas belezas, mas existem muitos lugares no nosso Brasil que é de deixar qualquer de boca aberta.
    Você poderia colocar tambem as Cataratas do Iguaçu, aquilo é um show natural, Deus é muito sabio no que faz.
    Gruta Azul (BONITO -MS)
    FERNANDO DE NORONHA
    LENÇOES MARANHESES
    JALAPÃO

    entre outros….
    A tantas coisas a descobrir, mas por um lado é bom estar intacto pois alguns seres humanos são terriveis.

    Preservando essas belezas encantadoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

LUMINÁRIA UFO 

compre a sua em www.obscura.art.br

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.