Vazamento nuclear no Brasil – Angra 2 e o incidente

Sharing is caring!

Puuuts! Aconteceu o que todo mundo sempre temeu.

Vazamento nuclear no Brasil - Angra 2 e o incidente

OCORREU UM VAZAMENTO NUCLEAR NO BRASIL!

A coisa se deu no dia 15, mas só foi noticiada agora. uma vergonha, pois isso deveria ser noticiado NA HORA!

Segundo o G1,

A Eletronuclear comunicou nesta terça-feira (26) um vazamento de material radioativo na usina nuclear de Angra II, no dia 15 de maio. Segundo a empresa, seis funcionários foram monitorados e nenhum apresentou níveis de contaminação “acima das normas reguladoras”. Dos seis, três teriam sido contaminados sem gravidade.

O comunicado da empresa divulgado às 18h42 desta terça-feira (26) diz: “Os seis trabalhadores que estavam próximos à sala foram minuciosamente monitorados e verificou-se que o nível de radiação a que se submeteram foi muito abaixo dos limites estabelecidos nos procedimentos da empresa e nas normas reguladoras”.

A assessoria de imprensa da Eletronuclear reiterou que, dos seis funcionários que estavam próximo ao que chamou de “evento não usual”, três foram contaminados.

Anteriormente, a Eletronuclear informara que três funcionários haviam sido contaminados, enquanto o Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou que quatro pessoas teriam sido atingidas pelo vazamento.

Segundo a Eletronuclear, os contaminados foram examinados e passaram por um processo de descontaminação, ainda que o material não oferecesse risco à saúde.

A Eletronuclear garantiu também que o vazamento foi insignificante e que a prefeitura de Angra dos Reis, a Comissão Nacional de Energia Nuclear e o Ministério de Minas e Energia foram avisados.

Segundo a empresa, uma peça contaminada era raspada para a retirada de material radioativo. Este trabalho seria um processo rotineiro. Um funcionário não desconectou o sistema de ventilação para evitar que as partículas raspadas se espalhassem pela usina. As partículas acionaram o alarme de Angra II.

De acordo com a Eletronuclear, o evento foi classificado como nível 1. Isso significa que ele teve pequenas proporções e que não há necessidade de ações reparadoras. São tomadas apenas medidas preventivas para evitar que incidentes similares ocorram novamente.

A Eletronuclear informou que os funcionários foram levados para Mambucaia, onde foram examinados e passaram por descontaminação.

fonte

Contaminados e vítimas da radioatividade

Ao que parece, não ocorreram vítimas. A Prefeitura de Angra dos Reis informou que o acidente foi considerado como evento não-usual – porém, sem danos ao meio ambiente ou à saúde das pessoas. A assessoria afirmou, ainda, que a Defesa Civil do município foi acionada no mesmo dia, e que não há registros de funcionários contaminados.

A Eletronuclear divulgou nota informando que o incidente foi de pequenas proporções e sem maiores riscos, e minimizou o episódio.

È natural que a assessoria de imprensa da Eletronuclear haja assim, já que seria um tiro no pé fazer alarde com isso. Mas a questão que fica é: Existe incidente em usina nuclear de baixo risco?

Quero dizer, é certo considerarmos normal que haja algum vazamento radioativo, por mais insignificante que seja e que a população geral só fique sabendo disso dez dias depois?

Eu sempre achei uma idiotice completa instalar uma usina nuclear num paraíso natural com uma ilha paradisíaca para cada dia do ano…

Vazamento nuclear no Brasil - Angra 2 e o incidente

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

6 comentários em “Vazamento nuclear no Brasil – Angra 2 e o incidente”

  1. Eu acho que alarmar a população da cidade sem antes saber exatamente o que aconteceu seria muito precipitado, pois desde o início eles sabiam que não era um vazamento de grandes proporções pois se tratava somente da limpeza de uma peça contaminada, e não de um rompimento em algum silo ou recipiente contendo material radioativo! Conheço gente que trabalha lá e não houve muita preocupação em momento algum! Se trata de uma usina Super segura, que passa por manutenção todos os anos…

    Responder
  2. Cara, numa boa, sempre leio o blog, mas nunca comento, porém desta vez o tema foi sensacionalista e faz parte da minha área. É como costumo dizer: ninguém que está em um cargo alto (como o de uma usina), faz algo sem saber. O negócio é que dessa vez (é minha opinião) até mesmo você se deixou levar pelo sensacionalismo. Quanto a idiotice de instalar a usina, não acho idiotice, acho desnecessária, o Brasil tem um vasto potencial hidro-elétrico, realmente não havia a necessidade das “Angras”, mas de certa forma é bom, pois gera algum desenvolvimento científico (só por curiosidade, o nosso método de concentração de Urânio “pesado” foi o melhor já desenvolvido e por isso bastante copiado ^^’)

    Responder
    • Eu não disse que acho idiotice construir usina nuclear. Eu sou totalmente a favor de todo o desenvolvimento científico-tecnológico. Eu acho é idiotice fazer uma usina em Angra dos Reis.
      Sobre a questão do sensacionalismo, acho que não. Houve realmente um vazamento. O texto deixa claro que foi de baixo risco mas eu continuo insistindo que a notícia deveria ser transmitida imediatamente, pois levar uma semana entre o incidente e a divulgação me parece uma enorme bobagem. Eles pensam que assim evitam o pânico, mas isso tem como resultado a diminuição na confiança pelas pessoas que vivem perto. O cidadão pensa: Se num acidente de pequenas proporções levam dez dias para avisar, o que dirá num grave… A demora em divulgar transmite uma sensação de lerdeza, de incompetência e isso é sério apara a imagem da Eletronuclear. É isso que eu critico.

      Responder
  3. Meu Deus do céu… é impressionante, e seria também hilário se não fosse triste, o desconhecimento, a ignorância que os Pseudo-ambientalistas tem sobre a energia nuclear. Falam em acidente nuclear, o que absolutamente não ocorreu, criticam a tecnologia com absoluto desconhecimento de causa… vocês são contra as usinas? OK, façam o seguinte: cortem o vosso consumo de energia elétrica pela metade, se vivem no RJ. Parem de ver um filme no meio; se tomam banho de dez minutos, tomem em cinco. Porquê? Porque o equivalente a metade da energia elétrica consumida no RJ vem das usinas nucleares.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vazamento nuclear no Brasil - Angra 2 e o incidente

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.