TUTORIAL – Como converter video para celular

Muita gente me pergunta isso. Hoje em dia, os celulares estão potentes e ver televisão no celular, rodar filmes, animações, videos do You tube, o caramba a 4 é possível. Com isso temos muitas pessoas com celulares capazes de assoviar e chupar cana simultaneamente, mas na hora H, como fazer para colocar aquele video maneiro no celular?

Então como meu cunhado me pediu a dica, resolvi aproveitar e colocar a dica aqui porque pode ajudar mais gente.

A primeira coisa que você tem que fazer é pegar seu video original. (pode ser uma filmagem sua mesmo ou algo baixado no You Tube. Para baixar do you tube, tem muitos jeitos diferentes. Existem programas que fzem isso automaticamente pra você.  Existem sites como o keepvid, que você aponta para o link do you tube e ele baixa o video em formato .htm para sua maquina.  Aí é só entrar no prompt e renomear o arquivo .htm para .flv que vai funfar. ( desde que você tenha um codec , que é codificador, um tipo de compressor que junta todos os frames do filme em um jeito que fica mais leve, para ver no formato .FLV – Flash Video) isso tabém é facil de achar. Clique aqui e instale o codec.

Sobre codecs, existem milhares deles. Alguns são otimizados para determinados padrões de arquivo, outros são genéricos. O importante é sempre saber qual o codec usado num video, porque se você compacta com um vai precisar ter ele na maquina que vai executar o video, de modo que ele consiga entender como a parada foi compactada, sacou? Então, certos celulares oferecem codecs gravados nos chips internos. Alguns celulares (muitos deles) tem diferentes codecs internos, e algumas operadoras SAFADAS como a VIVO bloqueiam certos codecs melhores, impedindo assim que você desfrute a qualidade do celular que pagou com seu dinheiro. A Vivo quer te obrigar a pagar um aparelho ainda MAIS CARO para ter acesso a algo que já está no seu. Para saber se seu celular oferece novos tipos de codecs, entre na comunidade do orkut do seu aparelho e pergunte lá. Muita gente sabe como desbloquear o celular. è um procedimento seguro que usa softwares dos fabricantes para liberar os bloqueios.  Neste tutorial não falarei disso, ja que cada celular tem um procedimento de bloqueio. O que eu vou falar é de um formato que é digamos, “genérico” aos videos da maioria dos celulares medianos para frente disponíveis no mercado hoje.

Bom, uma vez que você tem o video,  o que precisa fazer é conseguir o programa de compactação.

Para sua sorte e felicidade eu vou te dar mastigadinho. O Software é o TOTAL VIDEO CONVERTER.

Por que este programa? Porque ele é muito poderoso. Mas as configurações funcionam em qualquer outro programa, como o Itoo, o SUPER, XILISOFT, etc…
O Total Video Converter converte todo o tipo de arquivos de vídeo: 3GP, MP4, PSP, iPod, SWF, FLV, DVD, VCD e AVI.

Suporta a leitura e reprodução de qualquer formato de áudio e vídeo. Alguns recursos: Converte todos os tipos de vídeo e áudio para telefones celulares, PDAs, PSPs e iPod (mp4, 3gp, xvid, divx mpeg4 avi, amr audio) Alta compatibilidade e eficiência ao importar arquivos RMVB ou RM Converte vários vídeos para o formato MPEG padrão para DVD, VCD e SVCD Ripa DVDs para todos os formatos de vídeo Extrai áudio de vídeos e converte-os entre os formatos MP3, AC3, OGG, WAV e AAC Um ótimo recurso de Total Video Converter é o suporte completo a vários arquivos de vídeo em jogos. Trabalha com: .4xm, STR Id RoQ ,Interplay MVE, WC3, Sega FILM/CPK, VQA/AUD, .cin, VMD,  .sol, WVE,UV2,  NSV.

Tamanho: 5MB
Rapidshare [Link Direto]

Ok, uma vez baixado e instalado,  abra-o
click hein NEW TASK>import files
escolha o video que você quer converter.
Talvez ali tenha a opção para escolher seu aparelho. Escolha MP4!

SEGUNDA PARTE agora vamos fazer uma modificação nos parâmetros de conversão: click em SETTINGS.
vai abrir uma nova janela vamos fazer umas modificações nesses números

AUDIO OPTION

audio channel (double channel)
audio Codec (aac)
SAPLING*RATE Custon (16000) frames/second
BIT RATE custon (40)Kbits/s
volume 255 level
VIDEO OPTION obs: a bolinha preta tem q estar na selecionada
Video Codec (mpeg4)
Frame rate (13) frames/second
Bit rate Custon (160) Kbits
VIDEO RESIZE

QCIF(176X144)
Aspect normal

Após ter feito esta configuração, clique em SAVE. Aí é só meter bronca na conversão.

Se no seu aparelho o audio ficar ruim, é possível dar um ganho nele Em “BIT RATE custon (40)Kbits/s” altere para 64 ou ainda se preferir 128, isso vai melhorar e muito a qualidade do áudio no video, aumentando o peso no arquivo. Só faça isso se o som ficar ruim, porque o default do tutorial gera arquivos bem mais leves, e como o formato AAc é muito bom, voltado para gadgets e celulares, o som costuma ficar bem legal.

Caso seu celular tenha display grande e boa memória, você pode ajustar o formato da janela para um compativel com seu display.  O meu roda videos de 320×240 numa boa. Vejo filme normal nele com essas configurações.

Uma outra coisa comum de acontecer é o desinc do audio e do video. Isso é uma dessincronização causada pela lentidão do processador do celular. Ocorre quando o video está pesado demais para ele ou quando a padronização dos setting está incorreta.

<<<<<VIDEO E AUDIO SINCRONIZADO>>>>>>>>>

Para evitar isso, tente esta configuração:
(mp4 com audio estereo) que  para o cel NOKIA 6265 (o meu) é a melhor resolução em video (mp4) e audio estereo (aac) com um tamanho otimizado
em GENERAL:
duration: full
start time: 00:00:00

em VÍDEO: nesse caso quanto maior os frames maior o tamanho
video codec:mpeg4 deixe entre este para ñ ficar com péssima qualidade
video size: 176×144
bit rate:160
frame rate: 13

em AÚDIO:
audio codec: mpeg4acc
bit rate48
sample rate:(16000) ótima p/estereo
disable audio: false

A QUALIDADE DO VIDEO

Não preciso dizer que um video ruim convertido para celular será na melhor das hipóteses um video ruim para celular.  Assim, o video que você vai converter  tem que estar em uma otima qualidade, pois só assim ele vai manter a qualidade quando for reduzido para o formato de celular. Entçao, quando for escolher o video do youtube para seu cel, vá lá e perca alguns minutos em busca de videos de boa qualidade,  sem defeitos de imagem ou problema sonoros.

Boa sorte

Artigos relacionados

105 Comentários

Compartilhe suas ideias