Propaganda subliminar

O que é uma propaganda subliminar?
Uma propaganda subliminar se baseia no conceito do que o invisível atua no visível de maneira contundente.
O que quer dizer isso?
Quer dizer que a propaganda não atinge seu lado consciente de maneira direta, mas é percebida de alguma forma pelo seu cérebro, e isso pode afetar em maior ou menor grau as suas decisões de compra mais tarde.

Nem todas as mensagens subliminares tem como o objetivo vender, é claro. Algumas não passam de brincadeiras pervertidas para simplesmente sacanear e provocar saias justas no sistema opressor de uma grande companhia puritana como a Disney.

(Quanto a ser puritana, há controvérsias – LEIA: PARA ENTENDER O PATO DONALD) .
Vamos aos exemplos.
Neste quadro capturado do filme “O rei leão”, vemos o leão deitado com as estrelas ao fundo.
Mas o mais legal é quando mudamos o contraste e a palavra SEX surge no céu.

A Disney acabou adimitindo este problema e culpou os animadores pelo “incidente”.
Mas não foi só isso.
Olha só pra janela deste desenho e veja uma mulher com os peitos de fora.
Claro que isso passa numa fração de segundo, mas segundo os especialistas, é mais que suficiente para seu subconsciente registrar.
O uso de imagens sexuais nos produtos da Disney alcançou o ápice no filme A pequena Sereia, quando uma série de cenas mostravam conteúdo erótico velado, como ereções e etc.
Até no pôster havia um claro pênis desenhado no meio do castelo. Fato que gerou comoção nos Estados Unidos, fazendo com que a Disney tivesse um prejuízo milionário tendo que reimprimir os pôsteres do filme.


Alguns sites que tratam do assunto da propaganda subliminar são taxativos com relação a existência do uso de mensagens subliminares auditivas nos grandes magazines, como forma de gerar compulsão pela compra de certos objetos ou para inibir os roubos.
Neste caso, uma voz repete ordens diretas como NÃO ROUBE!, ou a mais direta possível: COMPRE! Em um tom monocórdio e repetitivo que é tocado em loop numa escala de frequencia que está abaixo da compreensível quando estamos atentos.
Este tipo de ordem por repetição pode afetar o inconsciente humano reduzindo as defesas da mente consciente. É mais ou menos como na hipnose, onde o hipnotizador repete a ordem DURMA, DURMA, DURMA… Tantas vezes que o cérebro do paciente se rende e acata.

Embora muita gente fale sobre o assunto, não existem garantias de que isso realmente funcione.

Mas eu escrevi isso tudo para comentar sobre uma descarada propaganda subliminar bem no meio de um programa de culinária com muita audiência nos EUA.
Saca só:

Caso você se interesse por isso e queira conhecer uma bibliografia sobre o tema, aqui está:

http://www.solute.com.br/livro.htm

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara.
Propaganda Subliminar Multimídia.
6. edição, São Paulo, Summus Editorial, 1992.
Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol. 42

—-. Teoria da Comunicação Subliminar. Trajetória e questões
contemporâneas da publicidade brasileira; org. por J. B. Pinho.
São Paulo, Intercom, 1995. p.147-161.

—-. Subliminal for a new world . Comunication for a new
world: brasilian perspectives; edited by José Marques de Mello.
ECA-USP , 1993. p.77-87.

—-. Propaganda Subliminar Multimídia. Anuário de Inovações em
Comunicação e Artes. ECA-USP, 1991, p.343-353.

—-. As mensagens subliminares nas histórias em quadrinhos.
Leopoldianum.Unisantos , 18 (51) : 47-50, 1991.

Wilson Bryan Key:
Subliminal Seduction
Media Sexploitation
Clam Plate Orgy
Age de Manipulation

Vance Packard,
The Hidden Persuaders

Harold Bayley,
Lost Language of Symbolism

Robert Cirino,
Don’t Blame the People

Norma Dixon,
Subliminal Perception

G. Gordon,
Semantic Determination by Subliminal Verbal Stimuli

Carl G. Jung,
Psyche & Symbology

Claro que você não precisa concordar com isso. Para quem não está de acordo, ou quer saber mais e ver um contraponto às idéias de uma possível manipulação mental no nível abaixo do limiar da percepção, sugiro os seguintes links sugeridos pelo nosso leitor Supercético:

Mensagens subliminares, parte 1
Mensagens subliminares 2: Discursos invertidos
Mensagens subliminares 3: Sexo na Disney

Para tudo existem dois lados da moeda, e nem sempre conseguimos saber quem está com a razão. Quando é assim, o melhor a fazer é mostrar os dois e deixar o leitor raciocinar por conta própria.

9 Comentários

  1. Anonymous 1 de fevereiro de 2007
  2. Anonymous 2 de fevereiro de 2007
  3. Philipe 2 de fevereiro de 2007
  4. Fabio 2 de fevereiro de 2007
  5. Anonymous 6 de fevereiro de 2007
  6. Anonymous 7 de fevereiro de 2007
  7. Rebecca 10 de outubro de 2008
  8. Anooonimo 24 de fevereiro de 2011
  9. Olddinossaur 29 de agosto de 2014


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *