Pessoas que moram dentro de caixas dágua

Sei que este título é estranho, mas por mais esquisito que seja, é a pura verdade. Há pessoas que moram – (e bem!) – dentro de caixas d´água abandonadas.
Para entender como isso acontece é preciso compreender a razão pelo qual as cidades, antigamente, precisavam de caixas dágua.
Muitos lugares tem problemas geográficos para fazer com que a água chegue até as casas com a pressão necessária. Na maioria das vezes, a água vinha até as casas por meio da gravidade, mas para isso, era preciso que esta água estivesse num reservatório, natural (como um lago)  ou artificial (que é o caso aqui) que ficasse acima do nível das casas, de modo que a gravidade puxasse essa água do reservatório até a torneira. Geralmente, essas grandes caixas d´água se chamam formalmente “Castelo d’água”. Quase sempre, pela razão da pressão e alimentação por gravidade,o reservatório de água é elevado, e constituído de uma torre com uma grande caixa d’água na parte superior.

Os maiores castelos de água podem conter dezenas de milhares de metros cúbicos de água. Muitos deles foram construídos durante a Revolução Industrial e alguns são atualmente considerados como simples marcos arquitetônicos e monumentos, não tendo atualmente a função original.
Durante séculos os castelos de água foram parte da paisagem das cidades, de todos os tamanhos. Ainda parecem bastante em séries e filmes que mostram cidades pequenas nos EUA, como na série Under The Dome e SmallVile.

under-the-dome

Nos anos 70, os castelos de água começaram a perder espaço. Eles foram gradualmente sendo abandonados diante da melhoria das técnicas de engenharia hidráulica, bombas e sistemas automatizados de alimentação. Graças ao seu alto custo de manutenção e construção, os castelos d’água foram colocados em discussão, e sobretudo sofriam ataques tanto do ponto de vista estético, considerando seu impacto sobre a paisagem, como do ponto de vista financeiro, e pratico.

Seus defensores no entanto argumentam que eles constituem um elemento de “segurança” em caso de problemas na estação de produção de água, podendo assegurar a distribuição para um bom numero de casas, durante um curto período (geralmente de 12 a 24 horas). Além disso, asseguram uma pressão constante na rede e constituem um elemento de segurança da qualidade da água, funcionando como uma bacia de decantação suplementar. Gradualmente, os reservatórios enterrados, chamados cisternas, tomaram seu lugar a partir dos anos 1980.

Com o passar do tempo, muitos castelos dágua foram sendo abandonados e acabaram em ruínas. Alguns chegaram mesmo a desabar. Mas nem todos. Vendo neles uma oportunidade de moradia bacana, muitas pessoas engenhosas conseguiram contratos com as prefeituras para “tomar posse” de castelos de água abandonados, que foram reformados para virar residências. Na maioria dos casos as pessoas os compram barato em leilões.

Agora pega seu babador aí!

MORANDO NA CAIXA DÁGUA

Uma casa de 40 m de altura no castelo dágua de Munstead , perto de Guildford, UK

Esta torre de tijolo com 64 janelas foi erguida em 1898, e usada durante 70 anos. Abandonada pela administração municipal, ela foi comprada em 1989 por Elspeth Beard da Elspeth Beard Arquitetos, que renovaram toda a estrutura de seis níveis.
ku-xlarge (1)

Claro que para morar num lugar desses você não pode ter medo de escada. Só para ir da entrada até a cozinha você precisa subir 88 degraus.

wt_g_floor

wt_set1

ku-xlarge (5)

ku-xlarge (4)

ku-xlarge (3)

ku-xlarge (2)

 

O reservatório de água de Balmoral virou uma casa, remodeladas pela Riddel Arquitetura em Brisbane, Austrália

Neste caso aqui, o reservatório era baixo e largo. Largão mesmo, o que permitiu uma “casa” mais ampla e com menos escadas que o castelo acima:

ku-xlarge (6)

 

Grandes janelões permitem a entrada de muita luz na casa, que lembra um bunker, mas com grande espaço interno.

remodel-open-floor-plan

Outra casa maneira numa caixa dágua de Joachimstal, Alemanha

Esta casa é simplesmente alucinante.

ku-xlarge (14)

Pra começar, o visual da torre já lembra alguma coisa meio James Bond.

ku-xlarge (13)

Me parece que há uma estrutura com elevador do lado de fora que permite o acesso a partes estratégicas da “caixa dágua” transformada em casa.

 

Lá dentro, tem três andares básicos, sendo que nos primeiros estão os quartos (porque nesta torre você entra pelo meio e não pela base) .

ku-xlarge (9)

 

Depois vem a cozinha.

ku-xlarge (11)

Há janelas ao redor de toda a área da cozinha:

ku-xlarge (10)

ku-xlarge (12)

Sobre sobre a cozinha,  tem uma sala de estar bem equipada com vista de 360 graus! Perfeito para ver o dia amanhecer. 
ku-xlarge (8) ku-xlarge (7)

 

Curtiu? Espere então para  ver a próxima torre de água convertida em casa:

Uma torre de água construída pela Hungarian State Railways em 1895

Essa torre de água foi feita pela ferrovia, e largada apodrecendo por 35 anos, mas alguém com visão converteu o treco numa casa em 2004.

48-27

 

A torre era super legal, mas estava quase desabando quando foi comprada por uma ninharia. Logo, começaram as obras:

48-75

E então, pouco tempo depois:

ku-xlarge (15)

Pode falar, ficou foda, né?

Lá dentro, uma confortável casa foi instalada.

ku-xlarge (17)

48-133

48-121

48-124

De uma trapizomba feia demais para uma casa alucinante/conceitual show de bola

Isso que é valorização de área, meu amigo.  Jo Crepain viu que a torre de água abandonada na vizinhança, montada sobre quatro pernas de aço compridas estava enferrujando e enfeiando ao ponto de desvalorizar as casas ao redor. Assim, ele comprou a caixa dágua por uma ninhariana Antuérpia, Bélgica, entre 1991 e 1996.  As longas pernas funcionaram como estrutura metálica de uma enorme casa vertical com paredes de vidro jateado.

ku-xlarge (19) ku-xlarge (18)

 

Torre de Viver em Soest nos Países Baixos, convertida em casa por Zecc Architecten em 2004

Essa estrutura monolítica da grande torre de Soest deu uma casa muito bem montada, com direito até a terracinho.

ku-xlarge (22) ku-xlarge (21) ku-xlarge (20)

Dava pra ter feito uma piscina na cobertura, hehehe.

Casa nas nuvens

Essa aqui ficou bem legal também, porque realmente tem uma CASA montada no alto da torre. Olha só que louco:

ku-xlarge (23)

Construída em 1923, a torre de água de Thorpeness, Suffolk, no Reino Unido virou um belo edifício de 5 quartos, 3 banheiros, e ainda de brinde veio o terreno privado 1 acre.

ku-xlarge (24)

Sinuquinha e tudo, véio!

É maneiro quando o cara consegue manter a casa inteira dentro da torre de água, mas não menos legais são os projetos que partem da torre e expandem ela em projetos mais complexos, como este aqui em baixo.

Uma casa de luxo em estilo contemporâneo contrasta com sua torre de água abandonada em Lymm, UK

ku-xlarge (29)

Baba aí meufí

ku-xlarge (28) ku-xlarge (27) ku-xlarge (26)

Até pianinho de cauda tem!

ku-xlarge (25)

Esse estilão super clean é até maneiro, mas eu achei pouco aconchegante. O quarto especialmente me deu uma sensação de uma cela. Sei lá. Se fosse eu faria o quarto na torre.

Torre de água de Essen-Bredeney, Alemanha

Aqui tem mais um caso em que o cara pega a torre e dá uma reformada. O legal dessa é essa lateral inteira como um mega-janelão. Cara essa dava pra fazer um observatório maneiraço no topo, hein?

krischerfotografie

A antiga torre de água no sul do distrito de Bredeney em Essen, cidade alemã, enfrentou dois problemas: ela não poderia ser demolida porque obteve título de monumento histórico através de leis de proteção, e também não poderia ser significativamente alterada por causa das mesmas leis. Após muitas décadas sem ser utilizada, a estrutura foi finalmente convertida num prédio de oito andares, em 2002.

Muito pouco alterada na concepção original, a antiga torre foi transformada em quartos vivos. Agora abriga um escritório no andar térreo, com uma sala de conferências no piso superior, com as vistas incluídas. Os seis andares restantes são ocupados por três apartamentos de dois andares, com pé-direito alto e muita luz natural. Uma moderna escadaria exterior conecta cada apartamento, garantindo a privacidade. O que é notável sobre este projeto é que ele foi capaz de incorporar os princípios de construção verde com facilidade.

 (Friedhelm Krischer/Divulgação)


ku-xlarge (30)

 

internadacsa

Essa próxima torre de água é o típico caso em que parece que vai ficar ruim mas dá certo. A torre era bem feiosa, e o arquiteto, vendo uma boa oportunidade, tornou numa casa sensacional, um dos melhores interiores que eu vi nas casas feitas com caixas dágua abandonadas. Olha só:

Torre de água da Segunda Guerra, em Chateau d’Eau em Steenokkerzeel, Bélgica

Esta torre de água gerou um grande espaço interno. A caixa d’água de 98 metros de altura, construída entre 1938 e 1941, funcionou até a década de 1990. Em 2004, foi protegida como monumento público e, quatro anos depois, começou a conversão para uma morada familiar.Veja só:

Château d'eau de Steenokkerzeel

Para manter a identidade do edifício como uma torre de água, elementos como o concreto no interior, nos tetos, escadas e a bacia de água, foram preservados. Após a reformulação, ficaram mais de seis andares, em uma área de 1.476 m², que incluem uma garagem para dois carros, quartos, escritório, banheiro, sala de jantar, sala de estar, cozinha, além do terraço onde se chega por uma ponte de aço, que oferece uma vista panorâmica com a qual a construção se integra perfeitamente.

ku-xlarge (35)

Water-Tower-House-17-1-Kind-Design-600x400 Water-Tower-House-16-1-Kind-Design-600x398 Water-Tower-House-15-1-Kind-Design Autosave-File vom d-lab2/3 der AgfaPhoto GmbH Water-Tower-House-11-1-Kind-Design-600x400 Water-Tower-House-10-1-Kind-Design-600x398 Water-Tower-House-06-1-Kind-Design Water-Tower-House-05-1-Kind-Design-600x400 Water-Tower-House-04-1-Kind-Design-600x400 Water-Tower-House-03-1-Kind-Design Water-Tower-House-02-1-Kind-Design-600x400

ku-xlarge (34) ku-xlarge (33) ku-xlarge (32)

Nada mal, hein?

E que tal um estilo mais clássico, tipo aquelas grandes torres de água do velho oeste? Será que tem? Tem!

Sunset Beach Water Tower, California

Esta casa foi feita numa torre de água que tem o desenho da torre de água classica que vemos em muitos filmes antigos. Ela é toda de madeira, como um enorme barril.  A torre original foi construído em 1800 para armazenar água para os trens a vapor. A torre quase acabou, mas foi reconstruída na década de 1940, e  funcionou até 1975, quando foi convertida nessa casa super maneira com 3 quartos e 4 banheiros, com vista para o mar em 1984, vendida depois por 4,5 milhões de dólares!

 

ku-xlarge (37)

Nem sempre a torre de água vira uma casa. Ela pode ser tão grande que vira um hotel. Este é o caso dessa monstra torre abaixo:

Torre de água de Jaegersborg, convertida em um hostel para estudantes por Dorte Mandrup Arkitekter Aps, Gentofte, Copenhagen, Dinamarca, 2006

ku-xlarge (41) ku-xlarge (40)

20120918131841627286o

ku-xlarge (39)

Se liga só na paisagem de cada quarto:

ku-xlarge (38)

 

Tudo bem que o prédio final não ganha o oscar de mais bonito do mundo, mas ora bolas,  isso aqui é um aproveitamento, né? Não é por acaso que em algumas vezes, quanto mais feio e sem graça é a caixa dágua, mais alucinante fica quando convertida em casa. Olha só para esta aqui, onde o arquiteto ao meu ver, gabaritou:

Torre de água de Messana O’Rorke (Brian Messana O’Rorke e Toby) em Nova York

Era só um apartamento simples no alto do prédio, onde estava a caixa dágua, que se resumia a um tambor feioso. Três amigos se juntam e:

ku-xlarge (44) ku-xlarge (43) ku-xlarge (42)

 

A caixa dágua virou uma espécie de sala de leitura, que pode ser usada com muitas finalidades, até para hospedar aquele seu primo mala.

 

messana-o-rorke-tank-house-01

700_messana-o-rorke-tank-house-14

messana-o-rorke-tank-house-11

 

Pausa para o merchã. 

[wp_ad_camp_4]

 

A torre de água de  Lambeth Workhouse e Hospital

A torre de água de oito andares foi projetado para o  Lambeth Workhouse e Hospital, e já  foi a mais alta torre de água em toda a Londres, quando foi concluída em 1867.

Mas a torre caiu em desuso no século 20, e tornou-se o lar de milhares de pombos. “Havia mais de 2.000 pombos mortos lá dentro, tanto cocô que chegava nos joelhos das pessoas! ” .

Converter a torre de água em algo mais propício para as atividades humanas não foi tarefa fácil. Os trabalhadores tiveram que remover uma grande quantidade de tijolos para criar espaço suficiente para habitação.  O escritório também acrescentou uma cozinha moderna, sala de estar e um ginásio na casa. Um novo elevador foi adicionado, que liga-se com a escadaria de torção inicial. O topo que anteriormente guardava  750.000 litros de água, foi convertido num salão espetacular, com vista de 360 graus de Londres.

water-tower-house-1 water-tower-house-11 water-tower-house-10 water-tower-house-9 water-tower-house-8 water-tower-house-7 water-tower-house-6 water-tower-house-5 water-tower-house-4 water-tower-house-3 water-tower-house-2 london-water-tower-renovation

Incrivelmente, a conversão da torre de água em casa só levou oito meses.

Torre de água de Congelton, no reino Unido

A Adiretora do EW Architects, Andy Critchlow, teve a ótima ideia de converter uma velha torre de água abandonada em Congelton.  Andy comprou a propriedade, sem nem olhar como era por dentro, em um leilão em Janeiro de 2010.

SONY DSC

A torre de tem  15 metros de altura e 11 metros de diâmetro e foi abandonada pela United Utilities no início de 2000 e ficou vazia desde então.

A conversão do edifício criou uma casa de quatro andares, com cinco quartos, sala solar na cobertura e tem de brinde uma vista capaz de cobrir sete cidades ao redor de Congelton.

SONY DSC SONY DSC SONY DSC AEW-Residential-Forge-Lane-Water-tower-1

A torre de água de Malibu

São muitos exemplos legais de caixas d´água virando casas. Veja essa aqui em Malibu, com vistão para o mar do Pacífico! Nada mal, hein? COm 4 quartos e 3 banheiros ela  pode ser sua se você tiver aí 3,2 milhões de dólares.

12-630217_11_1 12-630217_10_1 12-630217_32_0 12-630217_28_0 12-630217_30_0 12-630217_24_0 12-630217_6_1 12-630217_4_1 12-630217_19_0 12-630217_26_0 12-630217_21_0 12-630217_1_1

 

Outra torre de água espetacular em Londres

Londres tem umas torres de água espetaculares, e não raro elas geram casas fabulosas vendidas bem caro. Esta aqui está disponível, pela bagatela de 1,2 milhões de libras!

slide_355401_3898088_free

A Grade II Landmark Tower, tem oito andares, e precisa disposição para subir os mais de 100 degraus até o topo, embora ela ofereça para os preguiçosos o  seu próprio elevador. O monumento, que está no mercado pela primeira vez, situa-se no  Woodford Green, uma área chique ao norte de Londres,  e está a pouco mais de duas vezes o preço médio de um imóvel na capital.

 

slide_355401_3898092_free slide_355401_3898093_free slide_355401_3898091_free

article-2666922-1F127A5C00000578-101_964x641 article-2666922-1F12787E00000578-204_964x641

salao
Bq6LhTZIUAABbRU

Torre de água de St Albans

Esta aqui também é uma acachapante conversão de torre de água abandonada em uma casa verdadeiramente impressionante, porque além de elevador externo que serve a todos os nove andares da torre, ela é enorme, e conta com um jardim gigantesco ao redor.

water-tower-1

Sem falar na piscina ‘Sky’ no 4º nível, há também uma academia e sauna na no quinto andar e uma sala de recepção espetacular no 6 º andar, com um teto abobadado impressionante.

water-tower-5 water-tower-6 water-tower-7 water-tower-8
water-tower-2 water-tower-3 (1) water-tower-4 water-tower-3
O que é mais impressionante, porém, é o espaço – esta é uma estrutura poderosa vitoriana e os quartos são adequadamente grandes. Você leva pra morar por dois milhões de libras.

Outra torre de água na Alemanha

Essa torre também está a venda por 850,000 euros. Ela tem  7 andares e 4 quartos, além de 5 banheiros.

water_tower_09

water_tower_10 water_tower_02 water_tower_03 water_tower_07 water_tower_06 water_tower_05
water_tower_04 water_tower_08 water_tower_14 water_tower_12 water_tower_13 water_tower_11 water_tower_01

 

Não duvido que depois deste post você pensará que pode ser uma boa ideia morar numa caixa dágua.

 

Este post me deu um trabalho do caramba. Se você achou legal, mande para um amigo.

fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte

Related Post

6 comentários em “Pessoas que moram dentro de caixas dágua”

  1. Aqui em Minas Gerais tem um povo que fez parecido. Com menos glamour, é claro:
    http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/inusitado-casal-vive-dentro-de-caixa-dagua-em-minas-gerais-21032014

  2. Taí uma coisa que eu nunca imaginei que alguém fosse fazer e, mais ainda, que fosse ficar tão bom! E tudo isso a partir de uma pesquisa louca indo direto para a página 12 do google, eheheheheh…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares