Os peixes de maior profundidade conhecidos

Usando submarinos controlados remotamente, os pesquisadores oceanográficos japoneses descobriram peixes até então desconhecidos do ser humano. São animais brancos que vivem em um lugar onde a luz nunca alcança, numa profundidade de 7,7km. Os peixes medem em media 30cm e lembram girinos brancos gigantes.

O peixe cujo nome é Pseudoliparis amblystomopsis, vive em altas profundidades se alimentando de crustáceos e camarões.

Os peixes de maior profundidade conhecidos

Até agora op recorde conhecido para um peixe era o do Abyssobrotula galatheae, que foi obtido por uma sonda a uma profundidade de 8km da superfície no ano de 1970. Entretanto, este peixe chegou morto à superfície. A maior profundidade que um peixe já foi visto vivo era de 7km.

O projeto Hadeep começou em 2007, em uma colaboração do laboratório Oceanográfico da Universidade de Aberdeen e do Instituto de pesquisas Oceânicas da Universidade de Toquio (ORI) e tem como objetivo o estudo da vida em altíssimas profundidades.

As pesquisas se concentram numa região chamada Hadal, que é estreita e muito profunda, com fendas na faixa dos 6km aos 11km de profundidade.

Após da descoberta dos peixes em 7,7km, os pesquisadores ficaram animados e esperam que dentro em breve consigam estabelecer um novo recorde, registrando peixes em ambientes ainda mais profundos, abaixo dos 8km.

fonte

Related Post

9 comentários em “Os peixes de maior profundidade conhecidos”

  1. Realmente, lembra bastante um girino. É impressionante percebermos como ainda não conhecemos tanto assim do nosso planeta. Já fomos a lua, levamos robos a marte mas não sabemos o que reside no fundo do oceano. Deve ter muita coisa que ninguem imagina lá embaixo…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares