• kbbin

    o do touro fico foda
    tinha uns que tinham talento

  • http://tecnolarica.blogspot.com Pedro Padilha

    Estranho…
    Então existia uma meia dúzia com essa pretensão artística e todo o resto só fazia tracinhos?
    Acho muita diferença.

    Outra coisa que acho estranho é que nunca vi desenhos de rostos pré-históricos… será que o homem via mais importância num animal do que em si?! :meh:

    Um abraço amigão!
    Seu blog é show, estou sempre acopanhando… querendo, visite o meu!

  • http://www.mundogump.com.br Philipe

    POis é. Me parece que existiam alguns caras que se dedicavam mais a retratar o mundo que eles viam. talvez isso fizesse parte de celebrações rituais pelo alimento, como os clássicos rituais de fertilidade. Algo que leva a pensar sobre isso é que muitas figuras humanóides são representadas com pênis enormes e eretos – Uma relação direta com a questão da fertilidade/prosperidade/abundância de alimento e fecundidade.
    Eu não sei explicar por que os homens primitivos não representavam rostos e sim corpos. Talvez isso tenha algo a ver com sua maneira simples de ver o mundo. Talvez não. Pode ser uma dificuldade técnica em função da falta de ferramentas, pois eles pintavam basicamente com as mãos.
    Outra coisa que me intriga é que a questão corporal parecia mais importante para eles mesmo, porque se você olhar esta escultura do mesmo período da época, vemos uma mulher representada, com peitões ancas largas e bundão. Mas não tem rosto.
    http://plaidnet.greenwichacademy.org/arthistoryslides/slideidgal/euro_pre_web/images/willendorf.jpg

    Minha hipótese é a seguinte. Durante alguns milhares de anos, o foco da atenção humana para com o outro migrou brutalmente. Quando você é um ser primitivo, suas ações refletem isso. Há o permanente medo e risco de conflito. Você se atém de modo permanente ao outro.
    Com a evolução social, os sinais tornam-se deveras mais sutis. A percepção do outro se torna maior e mais focalizada. Uma certa segurança social te tranquiliza que o cara do seu lado não vai morder seu pescoço (a menos que você queira). Surge o uso de roupas ocultando o corpo e então rosto que começa a assumir o foco da atenção direcionada para o corpo. Os sinais deixam de surgir no corpo de modo geral e surgem em pequenos detalhes como o olhar, expressões da boca e dos musculos orbiculares dos olhos, como frontal e zigomático. Surge a noção interpretativa e antecipativa entre um sorriso e uma expressão de ódio.
    è quando a cabeça passa a ser uma importante parte do corpo que as representações artísticas começam a incorporá-las.
    Eu só posso tecer teorias malucas que explicariam isso, mas é como todo o resto, carece de um embasamento técnico, embora pareça fazer sentido.

  • Sarcastic

    Tudo muito bom, tudo muito bem.. Mas cade o Relato de um MIB???
    Grandes abracos e continue assim!!!

  • http://www.mundogump.com.br Philipe

    [quote comment=""]Tudo muito bom, tudo muito bem.. Mas cade o Relato de um MIB???
    [/quote]

    Eu também queria saber isso, hehehe. Acho que em breve vai rolar, mas não sei dizer quando.

  • Hunteriunn

    Fala para o Vortex que demorou já rsrsrs…Concordo plenamente com o que disse referente a pintura da face a partir de quando se torna totalmente compreensível a expressão a que ela se refere, se vê muito o uso da expressão nas pinturas orientais que procuravam distinguir dependendo da situação em que a figura estava se ela estava feliz ou zangada etc. Seriam os orientais os primeiros a pintarem faces retratando sentimentos? :raisebrow:

  • Ed

    Se pensarmos que naquela época não existia a escrita (letras e palavras), os desenhos primitivos (aqueles simples do início deste pst)
    Podemos dizer que era a escrita da época. Para ficar mais claro a minha teoria, atualmente qualquer um consegue aprender e a escrever devido a sua simplicidade e tais desenhos mais simples seriam isso, apenas uma forma de registrar o dia-a-dia, uma espécie de diário.

    Já os desenhos mais elaboras é o que o Philipe disse mesmo. 😛
    Como hoje existe aquele que não sabem desenhar e aquele com dotes artísticos avantajados, creio que naquela época não era diferente.

    • Fernanda Frs03

       vc e muito linda e muito gata eu quero conheçe  vc u meu nome e gabriel

  • Fernando

    Philipe,

    Já leio seu blog há algum tempo e de certa forma fiquei fascinado com as “matérias” do mesmo. Achei esse post excelente! Gostaria de poder contribuir ao blog , entretanto como sou um mero universitário, ainda não tenho condições para tanto. De qualquer forma, continue com o ótimo trabalho.

    Abraços

  • http://www.mundogump.com.br Philipe

    [quote post="1981"]Fala para o Vortex que demorou já rsrsrs…[/quote]

    Pior é que entre a parte 1 e a 2 foram nada menos que nove meses de espera. O chato do Relato é isso. Não é só vocês que tem que esperar.

  • Zezão

    Este post é uma boa curiosidade, mas passa longe de ser uma novidade.
    O ser humano incialmente buscava retratar o mundo que o cerca da forma mais fiel que lhe fosse possivel. Claro que por falta de técnica e estudo não era perfeitinho, mas bem mais sofisticado do que a idéia que temos dos primitivos.

    Enfim segundo historiadores, a abstração só passou a surgir lá pelo neolitico, quando a função do Xamã passou a ser de uma importancia maior que a do resto do grupo. Quando ele se tornou hierarquicamente superior era mais bem alimentado e estava liberado das tarefas pesadas. A alimentação rica em proteinas e o tempo disponivel que dipunha o tornou capaz de simplificar a forma. E eis que nasce o famoso homem palito!

    O mesmo vale pra outras culturas antigas. Figuras egipcias com seus corpos laterais eram comuns em templos, e locais cerimoniais, e tinham uma razão pra ser do jeito que são. Mas, é claro que existia a retratação realista naquela epoca. Repare como os bustos de faraós são realitas, quase não há sinais de estilização.

    A caverna de Lascaux na frança possui desenhos bem curiosos, vale a pena conferir.

  • http://www.mundogump.com.br Philipe

    [quote comment=""]

    A caverna de Lascaux na frança possui desenhos bem curiosos, vale a pena conferir.[/quote]
    Alguns desses desenhos aí são de lá.

  • Guest

    Puxa, as imagens deste post já sumiram. Não estavam no servidor do Mundo Gump?

    • Philipe3d

      Não estavam. Aconteceu com um montão de posts. à medida que a galera nota e me avisa eu vou corrigindo, pq não tenho como ver manualmente quase 4000 posts.

  • BEZALEL

    Bom, no meu entendimento, em relação às pinturas ruprestes parecece que não era muito importante detalhar e caprichar na figura humana, ao contrário dos animais. Por outro lado também podemos concluir que o pessoal por lá não era muito “versado’ na arte da pintura,e que as pinturas mais detalhistas começaram a aparecer muitos anos depois desta que parecem infantis, é obvio, mas talvez em uma região diferente onde a cultura tivesse outra dimensão.
    Quanto às egípicias; quem sabe não havia algum impedimento (religioso talvez?) que não permitisse que as pessoas fossem representadas de frente?