21 Comentários

  1. Anonymous

    gênio é qem descobre u obvio, más, porque será que um grande jornal não publica tua analise na primeira pagina repetidamente até ser reconhecida a situação de miséria social em que nos encontramos? Aé a atividade denunciatoria tería o seu mérito merecido.

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  2. Anonymous
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  3. Taís

    É porque no Brasil, tudo é tão demorado e criar leis que mexam com a grana dos empresários e pretigios de politicos é inviável num país onde corrupção é uma cultura, portanto criam essas medidas mal arrumadas pra dar uma enganada básica na população e ainda eleger o próximo candidato, porque o cara ainda usa isso como marketing pra campanha politica.

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  4. Anaiza

    Amigo, gostei do seu argumento. Eu morro em Toquio -Japao, e aqui, so nao existe vagoes só para mulheres nos metros e trens, como um policial apaisana dentro dos vagoes ,tamanho é o asedio dentros dos trens. Agora tambem existe uma nova lei que pune as pessoas que ficam tirando fotos nos celulares dentro dos trens…Ah,onde se come cachorros é na Coreia. 🙂

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  5. Gosto do seu blog, principalmente pelo seu estilo narrativo. Inteligente, leve e direto. Mas vamos ao tema em questão. Concordo com suas colocações, a criação do vagão feminino é o que se pode chamar de “clássica lei brasileira”, ou seja, idiota e que não resolve o problema, mascara-o. Os homens que abusam de mulheres – em metrôs, ônibus, barcas, e quaisquer outros lugares – devem ser punidos com rigor. A criação desse vagão especial de certa forma legitima a prática infame desses indivíduos uma vez que separa as mulheres, como se elas, inevitavelmente, ascendessem esse comportamento criminoso. É a maldição de Eva reafirmada, mas sutilmente travestida em uma lei “pró-mulheres”.

    Em suma:

    Boa análise, rapaz 😉

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  6. Marcos

    Brother,

    Eu sou de São Paulo. O Metrô no Rio tem vagão só para mulheres? E ainda falam que aqui é a selva de pedra? Coisa primitiva, atacar mulher em transporte coletivo. Tá igual a África, onde os caras tem por hábito estuprar as mulheres que estão sozinhas. Chocante, meu!

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  7. Julio

    ‘Some-se a isso a falta de educação crônica que assola as zonas periféricas das grandes cidades’

    Tá, como se fosse só na periferia que o transito, os transportes públicos e a merda toda tivesse gente mal-educada. Isso pra mim chama preconceito mesmo. Mas esperava isso de tu quando vi teu perfil. Niteroiense é uma raça de elitista preconceituoso mesmo. Ainda que vivam a mecê do Rio.

    Se toca!

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    1. Julio, o fato de haver uma falta de educação crônica nas periferias não significa que não exista também nas áreas ricas. A questão da educação do Brasileiro é muito ampla, e transcende os aspectos financeiros. Mas é fato que nas zonas pobres há um déficit maior nas questões educacionais, porque os governantes dizem que governam para o povo na campanha, mas assim que assumem o mandato, passam a governar para uma camada elitista ligada a quem realmente financiou a campanha dele, esquecendo da massa.
      A massa no Brasil é controlada como massa de manobra. Reconhecer isso não significa concordar com a prática.
      Ao dizer que a falta de educação, saneamento e qualidade de vida é crônico nas periferias eu não estou atribuindo aos demais lugares condições opostas como você interpretou, mas estou realmente apontando o dedo e dizendo que a periferia das grandes cidades é o local de menor investimento público.
      Quanto aos ataques pessoais, creio que você na tentativa de enfatizar seu ponto de vista não obteve argumentos suficientes para justificá-los e precisou apelar.
      Chamar o niteroiense de preconceituoso é em si um preconceito. Aliás, palavras agressivas para quem tem um IP de Niterói e usa predialnet, hein?
      Quando faltam argumentos sobram ofensas. Na próxima vez, tente ser mais educado.

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  8. Wagner Ivo

    Putz, coisa de carioca…
    Os caras são tão animais que tem que fazer vagões especiais pras mulheres.

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  9. Acredito que qualquer tipo de segregação é lamentável. A rede de metrô deveria se expandir monstruosamente em todas as grandes cidades brasileiras. É nada mais nada menos que um investimento, pois as pessoas serão assim mais produtivas e a longo prazo as cidades lucrarão com a medida. Os benefícios do transporte público de qualidade são inegáveis. Em grande parte, isso contribui para os países ricos serem ricos e fornecerem muito maior qualidade de vida aos seus cidadãos.

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  10. Nadaofficial

    Se os homens respeitassem as mulheres não haveria necessidade de haver vagões femininos, assim se as pessoas respeitassem os idosos, mulheres grávidas não precisaria haver assentos preferênciais. O fato é que isso não resolve a falta de respeito dos homens, mas é uma medida paleativa para as mulheres que precisam trabalhar e utilizar o transporte. As pessoas que se incomodam com os vagões para as mulheres deveriam colocar suas filhas adolescentes, ou sua esposa ou sua mãe para viajar nos comboios mistos na hora do rush, ou para uma simples volta de Botafogo – Pavuna. Tenho certeza que só assim vão apoiar a idéia.

    http://nada-official.blogspot.com.br/2012/04/o-que-ha-por-tras-do-vagao-feminino.html

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