O rio mais poluído do mundo

%name O rio mais poluído do mundo
O rio mais poluído do mundo é o rio Citarum, que fica próximo a Jacarta, capital da Indonésia. O Citarum é bem mais poluído do que o Tietê.
Mais de 500 fábricas, muitas delas de produtos têxteis que exigem tratamento químico específico segundo as regulamentações internacionais, não o fazem, lançando “in natura” produtos químicos altamente tóxicos no rio. Enquanto os produtos químicos tóxicos fazem seu passeio rio abaixo, os detritos humanos (lixo) de todos os tipos são adicionados a eles. Nas cidades que margeiam o rio, não há absolutamente nenhum tratamento de esgoto ou coleta de lixo. O rio resolve. Vai tudo lá pra dentro.

%name O rio mais poluído do mundo
Agora vem o mais bizarro. Ao longo do rio famílias inteiras de plantadores de arroz retiram água desse rio imundo para irrigar suas plantações, além de beber, tomar banho e cozinhar com esta água.
Fonte

Comments

comments

66 comentários em “O rio mais poluído do mundo”

  1. pow impossível esse pessoal beber tomar banho e comer com essa água cara e se for verdade esses caras vão ser os únicos q vão sobreviver a um desastre nuclear

  2. Rapaz… Isso aí que vc falou dá base para uma tese de seleção natural. Será que as crianças lá são mais resistentes a doenças? Em tese seriam.

  3. philipe, seria uma seleção não-natural, mas ainda assim, seleção. e qqr modo, eles não teriam como desenvolver defesas contra doenças presentes apenas na américa, por exemplo.

    bizarro é que não dá para ver a superfície do rio (linha d’água), de tanto lixo. eu, como bióloga, só lamento.

  4. Negentropia, fiquei na dúvida agora. por que não seria uma seleção natural? Não aconteceria algo tipo uma resistência aos metais pesados e aos micróbios presentes naquele local? Isso não é uma seleção natural uma vez que uma evolução humana ocorre influenciada por fatores ambientais alterados indiretamente pelo homem?
    Pensando bem, eu acho que levaria alguns milhares de anos para uma comunidade vivendo sob estas características bizarras sofrer mutações que fossem consideradas uma evolução, né?

  5. de fato, mutações como essas que vc descreveu levariam alguns milhares de anos, e muitas gerações.

    eu digo que é uma seleção não-natural, pq não não considero esse tipo de fator ambiental como um fator ‘natural’, entende? seria um tipo de seleção artificial. aliás, não sei sequer se podemos afirmar que a evolução, como darwin descreveu (acertadamente, claro), ainda existe – principalmente em nós, o Homo sapiens.

  6. Negentropia, só pra botar uma lenhazinha na fogueira, na minha cabeça, se fosse uma seleção artificial, a poluição e a exposição de seres humanos a ela deveria ter como objetivo o desenvolvimento de pessoas com maior resistência a doenças. Isso sim seria artificial. Uma vez que as hipotéticas alterações acontecem espontâneamente em função a uma exposição aos dejetos químicos e orgânicos, eu acho que isso é uma evolução natural mesmo.
    Eu entendo que você estabelece como critério de evolução natural uma evolução gerada por alterações naturais, sem a interferência do homem. Porém, no meu enttender, o homem é parte integrante da natureza. E a degradação que geramos é tão natural quanto o cocô de um coelho selvvagem na floresta. para a nnatureza, tudo é produto de si mesma. Afinal, os plásticos, os metais, o lixo orgânico que está poluindo o rio, tudo tem origem natural. E nós humanos ao processarmos e industrializarmos a matéria prima de origem natural apenas modificamos a natureza, mas isso não torna os aelementos agressivos como externos a ela.
    Da mesma maneira, outros animais afetam a natureza e com isso provocam evoluções naturais em outras espécies, como ocorre com os castores que constroem barragens nos rios, afetando um ecossistema gigantesco.
    Por pior que seja, por mais danosa que nossa interferência se manifeste na natureza, isso tudo é parte dela. O próprio ar que respiramos é conseqüência direta da natureza, que em certos períodos beneficia uma espécie em detrimento de outras.
    Sobre o lance da evolução, é difícil para a ciência dizer se o ser humano está em curso evolutivo ainda ou estagnou porque a ciência é extremamente recente, e não há janela nem escala de tempo para mensurar algo assim. Mas eu suponho que a teoria evolutiva é uma espécie de posutualdo imutável. Acredito que tudo está em permanente evolução, se adaptando ao ambiente, mesmo que não pareça.
    POr exemplo, aos olhos de uma mosca, que vive 24 horas, nós humanos somos imortais.
    E aos olhos de uma árvore e montanha, nossa vida humana é fugaz como o de uma mosca.
    Tudo é uma questão de ponto de vista. Mas pegando por uma linha mais óbvia, uma prova da evolução natural do homem está no fato de que existe gente branca e gente negra. Isso é uma adaptação aos fatores externos. Uma evolução humana natural, certo?

  7. na realidade, em relação à evolução, acreditamos nas mesmas coisas – o que difere são os termos. não gosto de usar termo ‘natural’, em um caso como esse, mas concordo que ‘artificial’ tbm não é a palavra – já que a artificialidade implicaria em intencionalidade no processo.
    concordo que o homem em si, e suas influências (positivas ou negativas) sejam parte do meio natural tanto qto qqr animal, fungo ou vegetal (e suas respectivas influências), o que me desagrada é o enorme desequilibrio causado pela espécie humana, que ao contrário de tds os outros organismos, tente ao caos e à destruição. não se estabiliza nem busca a manutenção das próprias condições necessárias para a própria existência. talvez o agente smith esteja certo 😉

    sobre a evolução, há um dado muito simples que me leva a crer que possivelmente não estejamos evoluindo mais da maneira darwiniana: a inteligência possibilitou que indivíduos mais fracos passassem à frente seus genes, debilitando assim cada vez mais as sucessivas gerações. hoje, não são apenas os mais forte e mais saudáveis que geram descendentes – a absurda quantidade de doenças genéticas distribuídas por todos as camadas da população é simtomática.. claro, é apenas uma idéia. em ciência, só teorizamos, e esperams pra ver o que acontece.

  8. Devia ter uma seleção natural para os seres humanos onde só os “superiores” sobreviveriam seu gene, “ai” não teria mais as catástrofe como: poluição, extermínio de alguns animais, o sadismo dos seres humanos com os animais, dentre milhares de outras misérias que só o humano conseguem fazer.

  9. :argh: 😐 :$ :B 😎 :*( :curious: x_x x_x :gasp: =D :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: 😛 🙁 0_0 :shocked: :sly: 🙂 :] ;] :worry: :wow: amei amando isso foi marah eca zuerah²²²²

  10. de certeza que isso nao é um rio é uma unica e grande lixeira
    que procaria
    totos que escreveram essas mns pra que que nao o lipam
    nao querem ha ha ha :lol2:

  11. eu estou fazendo um trabalho sobre rios poluidos e achei varios mais um rio mais poluido do que esse rio nunca vi e esse trsabalho é para uma feira cultural aonde nos nos reunimo e falamos sobre(no causo rios poluidos) varias coisase com sertesa não vai ter um rio tão poluido do que esse :*(

  12. eu adorei e4sse negocio porque ele ensina um apar de coisas mano eu amei esse negocio sobre rios :love: :love: :love: :love: :love: :omg: :omg: :omg: :shocked: :shocked: :shocked: x_x x_x x_x x_x :injured: :injured: :injured: :injured: :injured: :injured:

  13. Na minha opinião, esse tipo de situação é descabível.Como há tanta poluição e o infeliz são as condições cuja muitas pessoas inocentes tem que viver.
    Isso depende da consciência das pessoas para ajudar da menor maneira que for-lhe disposta.
    🙂

  14. x_x :gasp: =D :happy: :happy: :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: 😛 🙁 0_0 :shocked: :sly: 🙂 ;] :worry: :wow: :argh: 😐 :$ :B 😎 :curious:

  15. Isso é a mais pura verdade, fiz um ceminário sobre esse riu, fiquei imprecionada com a poluição existente dentro dele, e o pior de tudo é que pessoas plantam, e vivem da água desse riu.
    isso é um perfeito descaso com a natureza e até com a propria natureza.
    Obrigada por mostrar ao mundo como a natureza é importante.

  16. :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: 😛 🙁 0_0 :shocked: :sly: 🙂 🙂 :] ;] :worry: :wow: :/ :/ :/ 😀 :injured: 😆 :lol2: :love: :love: :argh: 😐 :$ :B 😎 :*( :curious: x_x :gasp: =D :happy:

  17. pow velho essas pessoa não sabem que é isso que esta acabando com o mundo .quem não sabem que isto é que esta prejudicando a saúde e floresta .vamos cuidar da súde e da natureza.

  18. RIO GANGES,RIO YAMUNA,RIO CINTARUM,RIO TIETÊ.RIOS PODRES.A UNICA COISA QUE O RIO CINTARUM NÃO TEM EA RADIAÇÃO.A AGUÁ ACABA COM VOCÊ QUANDO VOCÊ ACABA COM ELA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.