13 Comentários


  1. Philipe, excelente post!

    Dois comentários:

    1 – Consta que a projeção de Mercator, além de seu valor geopolítico (dar primazia à Europa), também é a mais usada pelo fato de manter as distâncias marítimas mais perfeitas. Todas as projeções que são melhores para ver os ocntinentes, estragam a orientação para navegação;

    2 – Os mapas de Piri Reis são um mistério fascinante, e, entre os que os consideram legítimos, reina a hipótese de serem oriundos de alguma civilização técnológica antediluviana, existente a cerca de 13.000 anos atrás, antes da glaciação e do subsequente degelo que arrasou as costas do mundo. Há evidências de grandes cidades submersas nas costas asiáticas (Japão e India), além da própria Alexandria, no Egito, que teve metade de sua área afundada em um terremoto faz uns 1.000 anos.

    Responder
  2. Dibs

    Essa questão do mapa e bastante interressante, inclusive já caiu em um vestibular, o mapa do mundo invertido e teve autíssimo índice de erro.

    Responder
  3. João

    uma posição legalpara o mapa seria ele “vertical”, com o eixo da terra na horizontal… HA!

    Responder
  4. umponto

    ow Philipe,
    ja leu sobre as viagens dos chineses em meados de 1400?
    o livro é muito bom, se puder leia…
    explica muitas coisas, inclusive Piris Reis

    Gavin Menzies “1421 o ano que a china descobriu o mundo.´´

    http://www.1421.tv

    UmPonto

    Responder
    1. umponto

      Bom…….
      respondi na pressa e pensei que vce tivesse tempo pra dar uma olhada no livro que falei…
      vamos la…

      o mapa de Piri Reis é basicamente uma copia dos mapas chineses do seculo 15.

      por meados de 1420 os chineses navegaram pelo mundo todo, todo mesmo… africa, america, oceania e polos.
      pouca gente sabe disso e esse livro que falei, 1421, traz toda essa historia.

      els mapearam a antartida e o artico, alias, nessa epoca teve um substancial degelo, por isso puderam circunavegar a antártida e ver baias hoje ocultas.

      o que nos leva a questao da falsidade do derretimento das calatas polares em epocas recentes quando comparativamente temos passado sim por um resfriamento do planeta, antes que alguem diga, sou contra a ideia do aquecimento global.
      é coisa pra marketeiro ganhar grana.

      quanto aos animais os chineses conheceram as lhamas, e outros animais americanos porque os levaram nos navios de volta a china.

      esses navios nao eram nada parecidas com as frageis canoas de colombo, eram gigantes colossais com mais de 100 metros de comprimento. seria uma coisa como um porta avioes ou um petroleiro.

      o problema da china foi que apos estes periodos de descobrimento o governo mudou radicalmente, uma briga estranha e uma historia longa demais pra contar aqui so posso adiantar que era algo envolvendo testiculos(nao é piada).

      enfim, o governo mudou e a nova politica era de fechar o pais.
      se nao tivesse sido assim teriamos colonias chinesas por todo o mundo.

      uma das guinadas mais estranhas da historia, mas se tivesse sido, provavelmente seriamos todos de olhinhos puxados e o cristianismo seria tao estranho quanto a adoraçao a tartaruga magica é a nós.

      UmPonto

      Responder

      1. Eu não tive tempo de responder ao seu outro comentario. Eu conheço esta história sim. Mas não pelo livro. Eu tinha uma Super Interessante que falava dessas navegações da China. Parece que o comandante chinês era altão, tipo o Pedro Alvares Cabral.

        Responder

  5. As questões dos países nunca aperecerem de cabeça para baixo é um mero detalhe técnico como ficou convencionado. Na realidade os pontos cardeais são também convencionados.Não tem em cima ou em baixo… A coordenadas do Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM)é usada até hoje nos GPS porque, apesar das imperfeições comuns em todo o mapa, como por exemplo no caso da discrepância da Groelândia, é o método mais presisamente trabalhado. Agora é uma tremendo mistério o mapa de Pires Reis. Realmente é desafiador… Será que temos que rever a História da Humanidade? Bem, a veracidade do mapa é inquestionável e serve como fonte histórica? E agora…

    Responder

  6. Olá Philipe, estive a procurar mapas invertidos e caí no seu post. Muito legal, parabéns.

    Será que consegue colocar as imagens originais? Parece-me que somente uma está ok.

    Obrigado.
    Eder

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.