O mais espetacular jogo de poker da história

Compartilhe

É 1889.

Lá fora o vento serpenteia rente ao chão, levantando a poeira no ar. Cactus são açoitados pelo vento forte e pelo sol inclemente que se derrama nas colinas e na beira dos penhascos, enquanto nuvens passam apressadas pelo céu.

Não muito distante da paisagem árida dos campos, em Santa Fé, um dos momentos mais importantes da história do Poker está para acontecer. É um jogo de poker sem limite de cinco cartas no salão de Bowen.

history poker v3 O mais espetacular jogo de poker da história
imagem ilustrativa de um jogo da época

No interior do salão estão figuras conhecidas da região. Um deles é Ike Jackson, um poderoso e rico agricultor dos EUA. Do outro lado da mesa escura está Johhny Dougherty, um avido jogador experiente e rico. Além dos jogadores, e devido às suas lendárias reputações foram se agrupando em torno da mesa de jogo uma audiência de pelo menos 100 pessoas, aumentando assim, a pressão do jogo.

O cacife começa a subir rapidamente. Em uma das rodadas o pote atingiu um número sem precedentes para aqueles dias. Era a vultuosa soma de US $100.000, que inclua uma improvisada anotação em papel, onde foi incluso 10.000 cabeças de gado e o rancho de Jackson. Somente os cem mil dólares, calculada a inflação, corresponderiam hoje a mais de dois milhões de dólares. Mais precisamente $2.564.102,56

Ike Jackson havia apostado simplesmente toda sua fortuna. Se ele perdesse aquela mão, estaria liquidado.

Confrontando-se com esse evento, e não conseguindo igualar a aposta, Dougherty, respeitosamente tomou o papel e a caneta, escreveu algumas linhas misteriosas, levantou-se calmamente de sua cadeira, de sua cadeira e para espanto de todos os presentes, correu na direção de um dos atônitos espectadores do jogo.

Ele era nada menos que o governador do Novo México, L. Bradford Prince.

170px Bradford Prince O mais espetacular jogo de poker da história
L. Bradford Prince

O jogador sacou sua arma e colocou o canto na têmpora do político.
-“Cante pedra ou eu puxo o gatilho.” – Ele disse.

O povo estava de olhos arregalados. Ninguém ousou dar um passo, pois poderia ser fatal. Na mesa, em silêncio, com as cartas na mão, Ike esperava o desfecho daquele arriscado jogo. O Governador, sentindo o cano frio da Colt roçar sua cabeça, aceitou. Sem pensar, colocou sua assinatura no papel que estava na mão do homem armado.
Assim que o governador assinou Dougherty baixou a arma e todos voltaram a respirar. Mas o alívio durou um breve segundo. Quando foi lido o documento assinado, ele dizia disse: “Levantarei sua aposta, e apostarei todo o Estado do Novo México. Assinado L. Bradford Prince”.

Ao que se sabe aquela foi a primeira e única vez que um estado inteiro foi parar numa mesa de poker.

Isso sim é uma verdadeira aposta!

Ao perceber que não havia como subir mais o cacife, o rico fazendeiro texano soltou um grito que dizem ter sido ouvido por toda Baixa Califórnia. Dougherty ganhara o jogo apostando o estado. Ike Jackson manifestou seu tique nervoso de mexer no vistoso bigode e disse:
– Tudo bem, Dougherty; pegue tudo, o pote é seu, mas é uma coisa muito boa para você que Jim Hogg, o governador do Texas, não esteja é aqui hoje!”

Certamente, que se estivesse, os dois homens iriam seguir apostando de forma megalomaníaca.
Pouco se sabe sobre o fazendeiro Ike Jackson, mas o corajoso Dougherty seguiu cada vez mais ousado, e viajou para o oriente, onde disputou prêmios milionários em mesas com príncipes da pérsia. Ganhou muitas das partidas contra os monarcas do oriente, ao ponto de ficar tão rico quanto um rei. Mas ele acabou perdendo tudo quando resolveu investir sua fortuna na política.

O “Pôquer” vem do inglês “Poker”, que originou-se do francês “Poque”, que por sua vez, derivou-se do alemão “Pochen”, que significa bater. A versão mais antiga do jogo chamava-se As-nas e surgiu na Pérsia, no século XV.

Já faz tempo que o Poker deixou de ser um jogo entre grandes proprietários de terra, profissionais e milionários diversos. Essas pessoas ainda jogam, claro. Sabe-se que há salas nos maiores cassinos de Las Vegas onde se você não tem um milhão de dólares no banco, você nem pisa. Mas o advento da tecnologia popularizou o poker de um modo inédito na história do jogo. Hoje, existem muitos websites de poker online onde as pessoas de todo o mundo estão jogando, se aperfeiçoando e ganhando muito dinheiro. Eu mesmo conheci um cara que é primo de um amigo meu que largou – acredite se puder – o emprego de executivo de multinacional para virar jogador de poker profissional. Os brasileiros parecem ter um gosto crescente por este jogo, e em 2007, mais de 50 brasileiros participaram do maior evento da história do poker mundial, o evento principal da WSOP. Estatísticas da área dizem que há mais de 100.000 brasileiros cadastrados em sites de poker online como o 888poker.com.br, o famoso Pokerstars e tantas outras salas, como o Party Poker Network, Cereus Network, iPoker Network, Bodog, Pacific Poker, Cake Network, Ongame Network, Merge Network e a Microgaming Network, para me limitar só aos mais famosos.

O volume enorme de salas de poker online hoje pode dar uma dimensão do volume monumental de pessoas que vem dedicando tempo e esforço para se tornarem feras do poker online. Não por acaso, existem mais de 100 livros publicados somente sobre estratégias de jogo de poker disponíveis no mercado.
Enquanto no mundo físico o Poker é por natureza um jogo de pura estratégia; entretanto, muito mais além das técnicas e truques durante uma partida, o Poker é também um jogo no qual o reconhecimento de padrões pode ser fator determinante para vitória. Artifícios como óculos escuros, os lábios serrando em um momento ruim do jogo, coceiras, tiques nervosos, as pupilas dilatadas quando se está com uma mão boa, os movimentos do corpo em relação ao “River” quando se está blefando são apenas algumas das características apresentadas pelos jogadores, e os jogadores profissionais se tornam exímios “leitores” de comportamentos involuntários de seus oponentes. Contudo, quando se trata de partidas online – sobretudo quando não há a interface humana na qual pode-se encontrar padrões físicos/comportamentais durante a partida, as coisas tendem a se igualar, permitindo que jogadores dependam muito mais das estratégias de jogo do que da leitura fria do oponente.

Há por aí muita gente interessada em aprender e dominar a arte do poker,embora ainda exista em igual proporção muita gente desinformada que ainda tem preconceitos com todo e qualquer jogo de cartas. Suspeito que em parte isso se deva a má fama do jogo, construída pela associação midiática do mesmo com gangsters, filmes de cowboys sanguinários e bandidos.  Muitas pessoas tem dificuldade de separar a fantasia da realidade, e embora todos nós saibamos que diferente do que nos dizem os roteiristas de Hollywood, no mundo real os carros nunca estão estacionados com a chave na ignição e que não dá pra fugir de uma penitenciária de segurança máxima pela tubulação de ar (sempre enorme). Apesar disso, algumas as pessoas acreditam que o poker é jogo de azar e que todo psicoterapeuta é maluco ou está com sono.

Como eu já disse, o poker é o jogo de cartas mais popular no mundo. Ele já virou uma febre no Brasil, onde é considerado um esporte, reconhecido pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) e também pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Antes da legalização do poker, havia muita discussão, se o poker seria um jogo de azar ou um Esporte de habilidades. Em Nova York o Juiz Jack Weinstein afirmou e julgou que o poker é um esporte de habilidades.

Não por acaso, há casos reais de pessoas ganhando um bom dinheiro somente com o poker online. Mais espetacular ainda são as fotos dos grandes astros do poker do mundo real. Quer ficar desanimado com sua vida? Confere só a vida do Dan Bilzerian – um jogador de poker profissional que mora em Los Angeles.

 

felizerico O mais espetacular jogo de poker da história

 

O cara se tornou o Rei do Instagram ao publicar diariamente situações nada comuns para nós, meros mortais. Dinheiro, mulheres, armas, carros de luxo, e uma ostentação fora do normal. A vida do cara é tão agitada que antes dos 30 anos ele já teve 2 ataques cardíacos. Atualmente sua fortuna, não somente fruto dos torneios de poker (ele já era rico quando virou profissional do poker) , é avaliada em 100 milhões de dólares.

Mas por mais popular, fonte de riquezas e profissional que o Poker tenha se tornado, creio que jamais veremos um jogador tão corajoso ou inconsequente ao ponto de apostar um estado de seu país numa mesa.
fonte

Artigos relacionados

3 comentários em “O mais espetacular jogo de poker da história”

  1. Houve um equivoco, o jogador citado Fan Bilzerian nao possui sua fortuna ligada a ganhos exclussivamente do poker. Ele ja era um milionario que resolveu se aventurar neste mundo do poker. Caras que construiram fortunas no poker sao phil helmunt, Daniel Negreanu e muitos outros.

  2. “Contudo, quando se trata de partidas online – sobretudo quando não há a interface humana na qual pode-se encontrar padrões físicos/comportamentais durante a partida, as coisas tendem a se igualar, permitindo que jogadores dependam muito mais das estratégias de jogo do que da leitura fria do oponente.”
    Hoje existem softwares como o holdem manager que geram a estatística de cada mão que o oponente joga,por isso é até mais fácil ler o oponente em jogos online.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.