O Dedo Gelado da Morte

O título dava para ser usado até num filme de terror/pornô, mas a verdade é que o “dedo gelado da morte” é outra coisa, não menos curiosa.

Divulgado pela primeira vez pela rede televisiva BBC, o fenômeno revela imagens impressionantes e raras de uma coisa que acontece no mar gelado da Antártica.

Oficialmente, é chamado de “Brinicle”. O fenômeno do Brinicle acontece em situações muito específicas em que um fluxo de água com uma concentração salina maior que o normal desce da superfície em direção ao leito do mar. Como a alta concentração de sal no fluxo faz com que o jato tenha temperaturas bem abaixo de zero, isso é suficiente para congelar rapidamente a água em seu caminho. O resultado é uma espécie de estalactite que cresce lentamente da superfície gelada em direção ao fundo mais quente, congelando tudo que ficar no seu caminho. O mais estranho é que o fluxo caótico de água altamente salina dá a impressão de ser uma criatura viva, com a intenção maligna de congelar as indefesas estrelinhas do mar que ficarem na reta.

Uma dica sensacional do Lucas Gimenes

Related Post

13 comentários em “O Dedo Gelado da Morte”

  1. A natureza realmente mostra coisas impressionantes. A propósito Philipe, quando sai o próximo conto gump??? Terminei de ler “A busca deKuran”, sensacional.

    Abração

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares