O Astronauta de Mármore

Este post chama-se astronauta de mármore, mas não é um tributo ou referência à musica ( até legal) do grupo “Nenhum de Nós”.
O título è o sentido literal da coisa.
Vamos por partes pra você entender. Eu fui tomar café na minha mãe e quando cheguei lá meu pai me contou que viu uma coisa “estranha” numa das fotos que meu irmão mandou lá da Espanha.
Engraçado isso de ser lembrado para ouvir alguma coisa “estranha”, mas já estou acostumado, afinal vivo no meio de muita coisa estranha e o Mundo Gump é justamente sobre isso, né?
Então o fato é que meu irmão André que está morando na Espanha, em Salamanca tem mandado algumas fotos de lá pra nós. Mas uma delas é curiosa o suficiente para figurar no Mundo Gump.
O André tirou esta foto de uma catedral construída por volta de 1300 lá. Até aí tudo bem, uma bela igreja. Uma linda obra de arte.
Veja a imagem:

O Astronauta de Mármore

Mas então focalizando os detalhes dos florões em volta de uma das entradas, o André achou alguma coisa digamos, “peculiar” para uma construção de 1300.
UM ASTRONAUTA!
O Astronauta de Mármore

Agora eu te pergunto, como é que pode um astronauta numa igreja de 1300? Seria uma visão de algum artesão registrada para a eternidade em pedra? Nunca saberemos de fato, mas é algo incrivelmente estranho.
Veja o astronauta no detalhe:
O Astronauta de Mármore

NOte as solas trabalhadas. É interessante lembrar que em 1300, no período em que foi construída a catedral e o bloco de pedra esculpido, (idade média) as botas tinham sola de couro batido ou quando muito de madeira. O que é BEM diferente desta sola que é caracetrística dos sapatos dos astronautas, veja:

O Astronauta de Mármore
Então aí está um mistério. Note que ele tem um capacete, luvas, cotoveleiras e um cabo, como um cordão umbilical onde ele se segura. Também há um bolso na lateral da perna, que é típico dos trajes espaciais e uma placa de controle peitoral.
A imagem era suficientemente intrigante como vocÊs podem ver, mas intrigado mesmo eu fiquei quando procurando alguma coisa de astronauta pra ilustrar o post vi estupefato que o boneco não era um astronauta.
Era um cosmonauta, especificamente Alexei Lenov, o primeiro humano a fazer um passeio no espaço usando apenas o traje espacial. Pra completar ainda havia uma foto de Lenov em que estava quase na posição do detalhe da catedral.

O Astronauta de Mármore

Isso é ou não é algo realmente intrigante?

Related Post

14 comentários em “O Astronauta de Mármore”

  1. Meu eu tenho até medo dessas coisas. Fico em dúvida se o fato é real ou apenas um causo Gump. O que me faz ficar na dúvida é aquela estátua de um templo inca com um deus de barba usando óculos o que é bem improvavél pra época dos Incas.

    E só lembrando que a música do Nenhum de Nós é um cover de Starman do David Bowie.

  2. Eubage, né caso gump não. Se fosse não teria galho, pq os casos gump são 100% verídicos, comprováveis.
    – Não confundir com os contos gump.Como aquele do ET que quase abduziu o coroa. Esses são ficcionais.
    Mas voltando ao astronauta de marmore, o bloco de pedra é contínuo, o que afasta a possibilidade de ser uma escultura aplicada ali. Quem fez o astronauta fez também toda a decoração daquela lateral.
    Mais uma vez eu confirmo que não há nenhum photoshop nisso. È uma foro original tirada pelo meu irmão. Não é coisa que a gente acha na net.
    O que é interessante também é um astronauta estar esculpido numa igreja…
    Erich Von Daniken perguntaria:
    ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?

    Fernando, em breve os posts voltarão. Terminei hoje de escrever o texto do livro. 165 paginas em fonte 12 sem nenhuma imagem. Quando entrarem as imagens deve ir pra umas 250 paginas com certeza.

  3. Eram deuses astronautas realmente deixa a gente intrigado, o documentario (mesmo nome) mostram tambem algumas pinturas e esculturas egipcias (acho, ou talves inca não sei)que lembram muito um astronauta.
    Realmente intrigante.

    By Loco

  4. Olá Philipe!
    Estou me inciando na vida blogueira e cheguei até vc pelo Blog da Nikita, uma grande amiga….
    Já tinha lido alguns textos, mas este , em especial, me impressionou demais, pq sou fotógrafa e realmente é impressionante o que seu irmão conseguiu PERCEBER e registrar…
    Não há como discordar de que realmente é a figura de um astronauta que ali se vê!

    Aliás, eu tb registrei uma foto estranha, que nunca ninguém conseguiu explicar..em outro assunto é claro!:D
    De qq forma se vc tiver curiosidade, dá um pulinho na minha página que vc vai ver do que se trata!
    http://www.flickr.com/photos/monicasantos/140608618/

    Já sou sua fã!
    Adorei o blog!
    Abs e Parabéns!
    Monica.

    end. do meu blog:
    http://amateria-prima.blogspot.com/

  5. Mônica e Philipe moram em Niterói, talvez já tenham se visto nas ruas, mas a blogosfera os fez nascer amizade.
    Fred e Philipe moram bem longe um do outro, Philipe comentou no blog da Monica, e Fred veio aqui ver, afinal amigo da Monica é cabra bom.

    O começo da música do David Bowie traduzida pelo Nenhum de Nós…”sempre estar lá e ver voltar”, acho que é isso mesmo, né?

    Será que estavam falando do astronauta da foto do seu irmão, que sempre esteve lá?

    Domingueiramente, indo pra segunda-na-mente,

    Fred

  6. Isso na verdade tem explicação. Em 1993, durante a restauração da dita igreja, os pedreiros atuais acrescentaram a figura do astronauta na fachada. Parece que perto desta figura ainda tem um leão segurando um sorvete de casquinha com duas bolas!

    Parece ridiculo, mas acho que é uma tradição local.

    Edu

  7. Oi, eu ia comentar algo do gênero.
    Sim, aparentemente estou bem deslocado dos posts, hahaha 😛
    E sim, eu estava procurando algo sobre a música, mas acabei achando interessante o astronauta e tal.

    Olha, não sei de onde é a igreja, mas julgando 1300… provavelmente europa. Na europa houveram 2 grandes guerras, onde na segunda, os países mais próximos da Alemãnha foram bem destruídos, ainda mais a Polônia. Eu estive na Polônia, e acho que esta igreja lembra ou pouco elas, dependendo da cidade.

    Logo após a segunda grande guerra mundial houveram recostruções de tudo quanto é coisa na europa. Cidades inteiras, Varsóvia foi toda recostruída, castelos, igrejas e tal.

    Bom, como após a segunda grande guerra houve a URSS, creio que se esta igreja está dentro de algum país atual que foi integrado nesta época a URSS, provavelmente fizeram uma reconstrução da igreja com um “monunento”, uma “memória” à Alexei Leonov.

    Se não foi perto da URSS, pode ter sido um qualquer austronauta, que como na época eles tinham como base o Alexei Leonov e tal, fizeram parecido com ele. Afinal de contas, pisar na lua é uma coisa bem “mucho loca”, ainda mais para esta época.

    Wikipédia: Alexey Arkhipovich Leonov (Russian: ???????? ?????????? ???????), (born May 30, 1934 in Listvyanka, Kemerovo Oblast, USSR), is a retired Soviet/Russian cosmonaut and Air Force General who, on March 18, 1965, became the first human to walk in space.

  8. Também, se não foi na reconstrução, pode ter sido que a igreja não passou por uma destruição nem nada na segunda guerra mundial… daí creio que foi numa reforma atual, pois eu vi várias igrejas na Polônia sendo reformadas, as que não foram destruídas, pois estavam muito velhas e tal 😛

  9. Durante o restauro da Porta de Ramos da Catedral Nova de Salamanca realizado em 1992, foram integrados motivos contemporâneos e modernos, entre os quais uma figura esculpida de um astronauta.

    A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras.

    O responsável pelo restauro, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.

  10. Estive lá há uma semana.
    Vi pessoalmente. 
    A “escultura” do astronauta está em uma altura aproximada de 3 metros do solo.
    É perfeitamente visível.
    Tirei inúmeras fotos.
    Como alguém já postou, a explicação é a mais simples possível:
    Segundo a guia que nos acompanhava, o artista encarregado da restauração fez uma brincadeira; além do astronauta, esculpiu um felino chupando sorvete. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares