Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

Se tem uma coisa que eu curto é colecionar espadas. Eu até mesmo já fiz algumas no passado. Espadas são armas que me atraem desde sempre, e se você nunca viu meu canal no youtube, recomendo dar uma olhada justamente neste video aqui.
Mas voltando ao assunto tema desse post, vou falar sobre a misteriosa Norimitsu Odachi. Essa é uma enorme espada que está em exposição no Japão. Seus mistérios envolvem, principalmente seu tamanho, que é  tão grande, que durante décadas acreditou-se que ela só poderia ser empunhada por um gigante.

Além do conhecimento básico que Odachi foi forjada no século XV, medindo 3,77 metros de comprimento e pesando até 14,5 kg, Esta espada impressionante é envolta em outros mistérios.

 

A história de Odachi

Os japoneses são conhecidos pela sua tecnologia de fabricação de espadas há milênios. Muitas variedades de lâminas já foram produzidas pelos espadachins do Japão, mas, sem dúvida, a maioria das pessoas hoje conhece a espada japonesa katana devido à sua associação com os famosos samurais.

No entanto, existem também outros tipos de espadas menos conhecidas que foram produzidas ao longo dos séculos no Japão, uma das quais é o odachi.

O odachi (cujo ideograma em kanji é traduzido como ‘grande / grande espada’), às vezes referido como nodachi (cujo ideograma em kanji é traduzido como ‘espada de campo’) é um tipo de espada japonesa de lâmina longa . A lâmina do odachi é normalmente curvada e tem um comprimento de cerca de 90 a 100 cm. Mas apesar disso, alguns odachi apresentam lâminas de 2 metros de comprimento!

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

O odachi tem fama de ter sido uma das armas de escolha no campo de batalha durante o período de Nanboku-cho, que durou uma grande parte do século 14 dC. Durante este período, as espadas desse tipo que foram produzidos tinham mais de um metro de comprimento. Esta arma, no entanto, saiu de moda após um curto período de tempo, e acredita-se que o principal motivo é que não era uma arma muito prática para usar em batalhas. Ainda assim, o odachi continuou a ser usado por guerreiros e seu uso só desapareceu em 1615, após o Osaka Natsu no Jin (conhecido também como o Cerco de Osaka), durante o qual o Shogunato Tokugawa destruiu o clã Toyotomi.

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?
Esta espada longa de Nodachi possui mais de 1,5 metros de comprimento ainda é pequena em comparação com a Norimitsu Odachi

 

Há várias maneiras pelas quais o odachi pode ter sido usado no campo de batalha. O mais provável é que eles eram simplesmente usados ??por soldados de infantaria. Isso pode ser encontrado em obras literárias como o Heike Monogatari (traduzido como ‘O conto do Heike’) e o Taiheiki (traduzido como ‘Crônica da Grande Paz’). Um soldado de pé com um odachi poderia ter tido a espada pendurada em suas costas, ao invés de levá-la ao seu lado, devido ao seu comprimento excepcional de lâmina. Isso, no entanto, tornou impossível para o guerreiro desembainhar a lâmina rapidamente.

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?
Uma impressão de bloco de madeira do período Edo japonês mostra um samurai carregando um nodachi (espada de campo) nas costas.

Alternativamente, o odachi poderia ter sido levado também em mãos. Durante o período de Muromachi (que durou entre os séculos XIV e XVI), era comum que um guerreiro carregasse o odachi para ter um retentor que ajudaria a desenhar a arma para ele. É possível que o odachi tenha sido exercido por guerreiros que também lutassem a cavalo, e suas dimensões se explicariam perfeitamente nesse aspecto, uma vez que num cavalo, armas de grande alcance e de ataques de cima para baixo, são mais efetivas.

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

Também foi sugerido que, como o odachi era uma arma pesada para usar, não era realmente utilizado como arma em combate. Em vez disso, poderia ter sido usado como um tipo de objeto cerimonial padrão para um exército, semelhante à forma como uma bandeira teria sido empregada durante uma batalha. Além disso, foi apontado que o odachi assumia um papel mais ritual.

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

Durante o período Edo, por exemplo, era popular que se empunhasse um odachi durante as cerimônias. Além disso, os odachis às vezes eram colocados em santuários xintoístas como uma oferta aos deuses. O odachi pode também ter servido como uma vitrine das habilidades de um espadachim, uma vez que não era uma lâmina fácil de fabricar.

Gigantes no japão Feudal?

Uma vez que temos uma espada tão espetacularmente grande, muitas pessoas realmente acreditam que os Shoguns usavam gigantes em seus exércitos, como uma demonstração de força e poder. Gigantes nesse caso, seriam parte do arcabouço estratégico das guerras, onde mais que apenas a força, era importante aterrorizar os oponentes. Isso explica também as caras-feias nas mascaras dos Samurais.
Ninguém em sã consciência gostaria de dar de cara com um sujeito com mais de dois metros de altura todo paramentado no meio duma guerra. Referências disso apareceriam inclusive nas lendas japonesas, como os três demônios samurais gigantes:

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?
Só a visão dessa porra já faz contrair o brioco.

Assim, talvez você se lembre desse famoso video que rolou (ainda rola) em foruns e posts de bizarrices e conspirações, mostrando alguns dos gigantes a serviço do império japonês:

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

É evidente que se pensarmos na estatura média de um oriental no século XV, qualquer pessoa de um metro e noventa soaria como o Golias da Biblia. Imagine então alguém que eventualmente tenha um daqueles tumores cerebrais produzindo gigantismo? Gigantes realmente existem, e como “em terra de cego quem tem um olho é rei”, numa era em que todo mundo era nanico, esses malucos deviam causar uma comoção horrenda.
%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?
No entanto, apesar de gigantes existirem ainda hoje (ah, não deixe de ver meu post sobre os mais famosos gigantes de Hollywood) o tal Gigante do imperador de estimação do Japão é fake. A história que acompanha esse gif é que ele foi vazado da deep web e mostra claramente um Nephilin. Esse video é parte dum filme japonês que é a coisa mais bizarra, mais bizarra no sentido literal da palavra que talvez já tenha sido feita no cinema, chamado BIG MAN JAPAN (Tem completo legendado aqui).

O Norimitsu Odachi era uma arma prática ou ornamental?

Com relação ao Norimitsu Odachi, alguns especialistas favorecem a visão de que ela foi usada para fins práticos e, portanto, para isso, seu usuário deve ter sido MESMO um gigante. No entanto, se você não acredita em gigantes, vai concordar comigo que isso era um objeto para exibição de poder. Assim, uma explicação mais simples para essa espada excepcional é que ela foi usada para fins não combativos. Chega a ser ridículo imaginar alguém empunhando uma espada desse tamanho em combate.

%name Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?

O fabrico de uma lâmina tão extraordinariamente longa só teria sido possível nas mãos de um espadachim altamente qualificado. Por conseguinte, é plausível que o Norimitsu Odachi tenha sido apenas destinado a mostrar a habilidade do espadachim. Além disso, a pessoa que encomendou o Norimitsu Odachi provavelmente teria sido muito rica, pois custaria uma fábula inacreditável para produzir esse objeto.

fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte

 

Artigos relacionados

Comments

comments

2 comentários em “Norimitsu Odachi: Quem foi o dono dessa enorme espada japonesa do século 15?”

  1. primeira coisa que me veio a mente foi o Pier Gerlofs, um guerreiro que supostamente era tão alto e forte que empunhava uma zweihander de 2,15 com total maestria e com apenas uma mão. Difícil é acreditar num oriental dessa estatura, no caso mais alto que o Pier, empunhando esse poste no meio de uma batalha…

  2. Bem pra quem pesquisa muito sobre gigantes, ”Nefilins” o livro ”As Eras mais Primitivas da Terra”, desvenda casos interessantes. Mas cabe cada um acreditar ou não.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.