Mona Lisa remake

Provavelmente o quadro mais famoso do mundo é a Mona Lisa, do gênio Leonardo Davinci. O padrão de formas geométricas que compõe este quadro já está tão arraigado na cultura popular que talvez esta seja a forma mais facilmente reconhecida, ao lado da imagem clássica de Jesus, Mickey Mouse e o logo da Coca-Cola. Aqui estão algumas interessantes, bizarras e curiosas recriações da Mona Lisa que eu catei pelo nosso bom e velho google.

Ilusão de ótica
Criada por Pat Ashforth e Steve Plummer usando uma tapeçaria de parede como estrutura, de frente, é impossível ver a Mona Lisa, mas quando vista do ângulo certo, a tela revela o o retrato, que aparece como mágica.

Mona lisa numa fração de segundo
Os Mithbusters recriaram a famosa pintura numa fração de segundo usando tubos, ar comprimido e bolotas de paintball coloridas. O resultado ficou espetacular:

Genética

Roger Alsing é um programador que estava de bobeira e resolveu criar um programa usando um algoritmo genético que produzia polígonos semi-transparentes sobre uma superfície. O programa gerava os polígonos e fazia uma verificação de similaridade com o quadro famoso. Se o resultado fosse similar em algum grau ele gravava aquele “gen” e repetia o processo, numa sucessão de variações genéticas.

O trabalho mostrou que é possível recriar o quadro do Leonardo Davinci usando apenas 50 polígonos semitransparentes. O melhor resultado foi obtido através de 904.314 gerações. fonte

No jardim

Chris Naylor cortou a Mona lisa num gramado

No asfalto

Leoni Libdenko pintou a Mona Lisa no asfalto.

Pós moderna

Um conjunto enorme de carretéis de linha formam uma combinação sem forma aparente. Mas quando uma esfera de cristal é colocada em frente ao painel de carretéis, o espectador consegue ver uma reprodução pixelizada da Mona Lisa. Uma obra de arte e Devorah Sperber

Digital1 – Ascii

Arte em ASCII é criar desenhos usando letras, números e símbolos textuais. Muito legal.

digitalmonadet.gif

Tem também uma versão a cores dela, modificando apenas o parâmetro de cor da fonte.

Brinquedo

Eric Harshbarger usou nada menos que 30.000 peças de lego para criar sua versão do famoso quadro.

Cubista/pixel

A Mona Lisa foi usada num experimento científico de 1973 que visava obter empíricamente a partir de qual resolução o ser humano seria capaz de identificar um rosto.

Necropsia digital

Chris McKinstry usou um sistema digital termográfico onde misturou dados de raios x, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas e para determinar as dimensões cerebrais da Mona Lisa, depois ele conseguiu gerar uma composição da imagem original onde sobrepôs os dados biológicos da mulher e assim obteve uma versão em corte do cérebro da Mona Lisa. Engenhoso.

Trabalho em equipe

Uma réplica do quadro foi criada em Osaka no Japão por funcionários de uma loja de departamentos usando apenas bilhetes reciclados do metrô. Foram 300 funcionários e 3 meses de trabalho para fazer o quadro de 2,3 por 1,6 metro.

A Mona Lisa de arroz

A Mona Lisa foi recriada usando dois tipos diferentes de arroz no Japão. A pintura só pode ser vista de avião ou helicóptero.

Escultura

Um busto da Mona Lisa está a venda em um site de bonecos e garage kits

Comida

Vick Muniz, artista brasileiro, recriou a Mona Lisa em duas versões. Geléia de Morango e doce de leite sobre fundo branco. A peça ficou em exibição no Museu de arte contemporânea de San Diego

Computadores reciclados

A famosa pintura foi refeita usando pedaços velhos de computadores, como placas mãe, slots de memória, etc. A arte foi exposta no salão de tecnologia de Beijing

Dominó

A Mona Lisa foi criada de um jeito absolutamente difícil. Com a justaposição de milhares de peças de dominó. Existe até um PDF que mostra em detalhes a idéia e a criação dessa obra.

Tecnológica 3d

Usando um sofisticado algoritmo de geometria diferencial aplicado a uma pesquisa de reconhecimento de padrões faciais, foi possível obter a partir dos dados da pintura a idéia 3d do rosto da mulher retratada no quadro de Leonardo. Muito interessante.

Tecnológica 2d

Um outro sistema usa uma câmera virtual interpolada através de dados obtidos por uma imagem angulada para compor uma nova imagem, de uma vista totalmente diferente. Através do software foi possível inferir a aparência da Mona Lisa se ela estivesse de frente para Leonardo.

Brinquedo II

Uma reprodução da Mona Lisa feita com Rubik cubes. (aquele quebra-cabeça que cubinhos coloridos difícil pra caramba)

Chocolate

A Mona Lisa foi esculpida em chocolate. Show! A escultura foi feita para o Salão do Chocolate, em Tokio.

Halloween

A Mona Lisa foi recriada, acredite se quiser, em uma lanterna-abóbora de halloween por um cara que é um gênio. Vale MUITO a pena ver o site do maluco. É de embasbacar qualquer um.

Sujeira

Para todo mundo aquele era só um carro sujo. Mas para Scott Wade aquilo era uma tela. Ele pegou o dedo, um copo com água e limpou pedaços do vidro sujo, deixando apenas uma bela obra de arte. Leia mais

Giz

A Mona Lisa foi recriada usando giz no chão. Eu gostava de desenhar na calçada usando pedaços de carvão. Isso lembra minha infância, guardadas as (gigantes) devidas proporções. O trabalho genial é feito nas ruas de Paris por artistas anônimos em troca de umas moedinhas.

MS Paint

Um maluco resolveu tirar onda e pintou a Mona Lisa em 2:30h no MS Paint do Windows. Inacreditável. Só vedo. Ele gravou em video a parada. Olha aí:

Torradas

A Mona Lisa Torrada está em exposição no Museu do Ripley´s believe or Not, em Orlando. Ela foi feita por Tadhiko Okawa através de um árduo trabalho de modelar uma fina folha de alumínio sobre as superfícies brancas das torradas. Esta folha foi modelada na forma do negativo da Mona Lisa e então as torradas foram colocadas numa torradeira, de modo que o alumínio esquentou e queimou a imagem da Mona lisa nas Torradas.

Macarrão

A Mona Lisa foi recriada usando apenas massa de macarrão, talharim, lasanha e etc. O trabalho foi fotografado e vendido para Hellmark para ser usado como ilustração de um cartão.

Cortinas

A Mona Lisa foi pintada numa cortina de banheiro

E criada com pedacinhos de bambu nesta cortina feita no Vietnã.

Placa de circuito

Eu achei esta imagem sem referência alguma. Ela mostra a Mona Lisa aparentemente soldada numa placa de circuito.

Prédio

Um prédio em Vancouver – Canadá durante a noite é regulado por um computador central que gerencia a iluminação das salas, gerando curiosas imagens.

Barranco

A imagem da Mona Lisa surgiu da noite para o dia num barranco. Leia a notícia

Parede

Ela está pintada numa parede de um condomínio nos EUA (eu acho)

Pintura

A Mona Lisa foi pintada a óleo em milhares de cópias ao longo do tempo. Mas a maior reprodução a óleo deve ser a pintura de 2005 feita por Rolf Harris em Edimburgo

Ilusão de ótica

Você consegue ver a Mona Lisa? Comece olhando de baixo pra cima que dá.

tem também esta versão, com vários bichinhos e figuras escondidas. Se alguém achar uma em melhor resolução me avisa pra que eu possa substituir aqui

Gordura do sanduba

A Mona Lisa foi repintada por Phil Hansen usando apenas a gordura de sanduíche de lanchonete fast food. Aqui tem o video.

Ufa. Espero que tenham gostado. Deu um trabalho corno catar isso tudo por aí.

19 Comentários

  1. Felipe Gall 7 de outubro de 2007
  2. Rochester 7 de outubro de 2007
  3. André 7 de outubro de 2007
  4. Antonio Mendes 7 de outubro de 2007
  5. silvaesilva2007 7 de outubro de 2007
  6. Leon 7 de outubro de 2007
  7. Diana 7 de outubro de 2007
  8. Philipe 7 de outubro de 2007
  9. Purga-Preta 7 de outubro de 2007
  10. Adri 11 de outubro de 2007
  11. Rodrigo 8 de maio de 2008
  12. Philipe 9 de maio de 2008
  13. Kindelly 9 de março de 2009
  14. Anônimo 2 de abril de 2009
  15. Karla 13 de agosto de 2009
  16. josilene 9 de setembro de 2009
  17. ursula 14 de setembro de 2009
  18. Chris 15 de março de 2010
  19. Marcos AF Brazil 22 de fevereiro de 2012


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *